Buscar

PROCESSO CIVIL AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REQUISITOS DA PETIÇÃO INICIAL: 
Endereçamento para autoridade competente
Nome das partes com as respectivas qualificações
Fatos e fundamentos jurídicos
Pedidos
Meios de prova que serão produzidos
Valor a causa
Manifestação da concordância ou não de uma audiência inicial, para tentativa de conciliação.
Hipóteses em que a PETIÇÃO INICIAL pode ser INDEFERIDA – art.330
For inepta: quando lhe faltar o pedido ou causa de pedir (fatos e fundamentos); quando o pedido for indeterminado, ressalvadas as hipóteses legais em que se permite o pedido genérico (em regra o pedido deve ser certo, mas há circunstancias em que o próprio CPC permite pedidos genéricos. ex: pedido de indenização. Mas esse pedido só poderá ser genérico/indeterminado de acordo com as hipóteses previstas no cpc.
A parte for manifestamente ilegítima
O autor carecer de interesse processual
*o interesse processual e a legitimidade continuam como requisitos que precisam ser analisados, tanto no momento da propositura, como também precisam estar presentes durante o trâmite do procedimento. Pois sem isso o processo pode ser extinto sem resolução de mérito.
OBS: na Petição Inicial, nem todo vicio gera nulidade, pelo fato do vicio poder ser sanável e por haver possíveis correções.
VICIOS DO PROCESSO
Em regra o CPC estabelece uma forma para se praticar os atos processuais, mas se esses atos não são praticados segundo a forma estabelecida, o ato se torna VICIADO, o qual poderá ou não gerar uma nulidade. Que em função dessa nulidade, será aplicado O PRINCIPIO DO APROVEITAMENTO DAS ATOS PROCESSUAIS E DA ECONOMIA PROCESSUAL.
Um ATO VICIADO pode viciar o ATO que dele depende, ou seja, que a ele está vinculado. Mas se tenho outros atos processuais que aconteceram e que não estão ligados aquele ato declarado nulo, pode-se aproveitar os demais atos. PELA QUESTÃO DE ECONOMIA E INSTRUMENTALIDADE DAS FORMAS E SELERIDADE DE TRAMITAÇÃO DO PROCEDIMENTO.
Ex: NAS AÇÕES EM QUE SE DEVE TER A PARTICIPAÇÃO DO MINISTERIO PUBLICO E ELE NÃO É INTIMADO, É UMA HIPOTES EXPLICITA DE NULIDADE. Pelo fato de NÃO poder optar se deve intimar ou não o Ministério Público.
NEGOCIOS PROCESSUAIS
Art 190 e 191 : possibilidade das partes firmarem negócios processuais, que refere-se a atos em que se pode ter a intervenção da parte.
Ex: prazos peremptórios: somente o juiz em situações excepcionais pode modificar prazos peremptórios. As PARTES podem interferir somente nos prazos DILATORIOS. Então dentro desses negócios processuais, temos alguns prazos que as partes não podem negociar.
Da mesma forma acontece com a competência, pois matéria de COMPETENCIA RELATIVA, pode ser arguida e questionada pela manifestação das partes. Já na matéria de COMPETENCIA ABSOLUTA, as partes não podem interferir.
Ex: não se pode modificar a competência da justiça do trabalho, para a justiça comum, pois feriria a ordem constitucional.
OBS: no negócio processual NÃO se pode modificar a competência. (para não ferir o principio da constituição). Então em matéria que se refere a prazos peremptórios ou competência absoluta , as partes NÃO podem interferir, ou seja, não há NEGOCIO PROCESSUAL.
CITAÇÃO: formação da Relação Processual.
Pode ser por:
CORREIO (regra)
OFICIAL DE JUSTIÇA ( citação por hora certa)
PESSOALMENTE 
EDITAL
MEIO ELETRONICO
Não se fara a CITAÇÃO, em caso de: 
CULTO RELIGIOSO
PARENTE DO FALECIDO – ate segundo grau (7 dias)
NOIVOS (3 dias / lua de mel)
DOENTES / ENFERMOS: desde que não esteja doente somente naquele momento para não ser citado. Se caso o Oficial de Justiça (Pelo fato dele ter FÉ PUBLICA), ele pode atestar se a pessoa esta realmente doente ou não. E se houver ou suspeitar que não há doença, ele pode solicitar o comparecimento de um médico, para atestar a incapacidade de receber a citação ou intimação. 
EFEITOS DA CITAÇÃO:
Induz litispendência
Torna litigiosa a coisa
Constitui em mora o devedor
OBS: NÃO TORNA PREVENTO O JUIZO, o juízo é considerado prevento, quando na distribuição da petição inicial, pois e com a distribuição que é considerada a proposta da Ação.
FINALIDADE DA CITAÇÃO: 
Formar relação processual.
INTIMAÇÃO: 
Dar ciência as partes de todos os atos e termos do processo.
COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS
Entre comarcas: CARTA PRECATORIA
Entre países: CARTA ROGATÓRIA
Entre tribunais: CARTA DE ORDEM
OBS: o país que se nega à cumprir uma carta rogatória, considera-se como país inacessível. Neste caso o réu terá que ser citado por EDITAL. Desde que comprove os requisitos do edital, que o pais X se recusa a cumprir a Carta Rogatória. E esse não cumprimento da carta, interfere no princípio da cooperação jurídica internacional.
Carta precatória= cooperação nacional.
*se não há cooperação nacional ou internacional, trabalha-se por meio de Edital.
PRAZOS
SEMPRE há exclusão do dia do começo e a inclusão do dia do fim /vencimento.
No EDITAL, há um período de validade DO EDITAL (período assinalado (fixado) pelo juiz para validade do edital) vencendo o prazo, que pode ser de 20 a 60 dias, o prazo começa a fluir no primeiro dia útil subsequente.
Ex: o edital venceu hoje, o prazo começa a fluir amanhã, salvo se amanhã for feriado. Caso seja, começara a contar no próximo primeiro dia útil subsequente.
Os prazos SEMPRE serão contados em dias uteis. 
Quando o ato (publicação), acontecer no SABADO, o ato é considerado praticado na segunda, e o prazo começa a contar na terça.
Se o EDITAL é publicado na sexta, o prazo começa a contar na segunda.
Quando houver citação no balcão, exclui-se aquele dia, e começa a contar no dia útil seguinte.
Litisconsórcio com diferentes procuradores, o prazo é em dobro.
Se a parte comparecer espontaneamente no balcão e ali ela se der por citada, já começa a fluir o prazo, pela citação pessoal. Lembrando usando a regra do dia subsequente.

Outros materiais