Buscar

FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO avaliação parcial 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
	Avaliação Parcial: GST1700_SM_201703208277 V.1 
	
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 24/04/2018 09:41:53 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201704438562)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O empresário é aquele que desenvolve uma atividade de produção de bens, circulação de bens e prestação de serviços, com finalidade lucrativa e de forma organizada. Sobre o que integra a forma organizada do empresário, marque a alternativa incorreta.
		
	
	Matéria prima
	
	Capital
	
	Mão de obra
	 
	Eventualidade
	
	Tecnologia
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704438435)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Código Comercial, sancionado em 1850,
		
	
	foi totalmente revogado.
	
	não foi revogado.
	
	nenhuma das respostas.
	 
	foi parcialmente revogado, mantendo-se vigentes apenas os dispositivos que regem o comércio marítimo.
	 
	foi parcialmente revogado, mantendo-se vigentes apenas os dispositivos que regem os contratos e obrigações mercantis e o comércio marítimo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704438553)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Novo Código Civil , desde 2002, partilhou em dois grandes grupos as sociedades , como: sociedades não personificadas e sociedades personificadas. Sendo, assim, identifique as sociedades personificadas:
		
	
	As Socidades Simples : Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial. E as Sociedades empresárias : Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede
	
	As Sociedades Comuns : Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular. A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais. E as Sociedades em conta participação : Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante.
	
	- As Sociedades Comuns: Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante. E as As Socidades Simples : Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial
	
	As Sociedades Comuns: Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante. Sociedades em conta participação: Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular. A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais
	 
	As Sociedades Simples: Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede. E as Sociedades Empresárias: Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704438115)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A edição do Código Civil (CC), Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2004, trouxe-nos algumas inovações. De acordo com o novo Código Civil, a esposa e o marido podem constituir sociedade empresária desde que:
		
	
	não estejam casados no regime de comunhão parcial de bens.
	 
	não estejam casados sob o regime de comunhão universal de bens ou de separação obrigatória.
	
	tenham proposto ação de divórcio.
	
	estejam casados sob o regime de comunhão universal de bens ou de separação obrigatória.
	
	celebrem um acordo por escrito, registrado no Cartório de Registro Civil, independente do regime de bens adotado no casamento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704438035)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São requisitos para a caracterização da sociedade empresária:
		
	 
	Circulação de bens e serviços
	
	Todas as atividades exercidas por profissionais intelectuais
	
	Somente aquelas atividades exercidas por cooperados
	
	Aquisição de bens para uso próprio
	
	Todas as atividades que possuam fins econômicos
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201704437783)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A proteção do nome empresarial é assegurada:
		
	 
	com o arquivamento dos atos constitutivos da sociedade na Junta Comercial, ficando essa proteção circunscrita à jurisdição administrativa dessa mesma Junta Comercial.
	
	com o depósito do nome empresarial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que confere exclusividade em todo o território nacional.
	
	Com o registro do nome empresarial no Cartório de pessoas físicas e naturais.
	
	desde que não seja idêntico ou semelhante a outro que venha a ser posteriormente depositado na mesma Junta Comercial.
	
	mediante a simples utilização desse nome, de maneira continuada e uniforme, em todos os negócios da empresa, independentemente de qualquer arquivamento ou registro.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704438253)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta, em relação aos direitos e deveres dos sócios:
		
	
	a participação nos lucros não é um direito de todos os sócios, tendo em vista que é possível no contrato social, uma cláusula que exclua o sócio de participar dos lucros.
	
	apenas pessoas estranhas a sociedade poderão atuar como administrador de uma sociedade empresária. Sendo assim, sócios não podem ser administradores.
	 
	o contrato social não pode conter cláusula que exclua o sócio de participar das perdas referentes à sociedade empresária.
	
	o direito de recesso significa a possibilidade de um sócio ter férias após o período de 12 meses de trabalho.
	
	os sócios devem integralizar o capital social apenas em contribuições em dinheiro, não sendo possível integralizar com bens móveis ou imóveis.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201704437950)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com base no que dispõe e prevê o Código Civil (Lei 10.406/02), quando começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado ?
		
	
	Com o contrato particular entre os sócios sobre as condições gerais da empresa;
	
	Com a celebração do contrato social;
	
	Com a expedição e liberação do CNPJ;
	 
	Com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro;
	
	Com o início das atividades empresariais ou sociais;
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201704438328)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando estudamos as sociedades, observamos que em alguns tipos o patrimônio dos sócios não pode ser alcançado por dívidas contraídas pela sociedade. Estamos nos referindo à responsabilidade:
		
	
	Mista
	 
	Limitada
	
	Subsidiária
	
	Superveniente
	
	Ilimitada
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704438419)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Relacione o tipo de sociedade com a Sociedade comum ou a de conta de participação:
		
	
	São as sociedades em que os sócios não podem ser responsabilizados pelos prejuízos advindos da atividade da sociedade para além das suas participações iniciais (quotas ou cotas). Tal arranjo tem o objetivo de proteger o património pessoal dos sócios no caso de falência ou outro mecanismo jurídico que determine o fim da sociedade empresária
	
	São as sociedade que remete a parcerias entre profissionais prestadores de serviços, constituindo casos nos quais eles mesmos exercem a atividade para a qual a sociedade existe.Exemplos são sociedades entre médicos, advogados e outros profissionais cujas atividades, ou seja, profissões correspondem à própria finalidade da união.
	
	São sociedades formadas unicamente por pessoas físicas, sendo que os sócios respondem solidariamente e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade. Sem prejuízo da responsabilidade perante terceiros os sócios podem limitar entre si as suas responsabilidades no contrato social.
	
	São sociedade pessoa jurídica de direito privado composta por dois ou mais acionistas, de natureza eminentemente empresarial, independentemente da atividade econômica desenvolvida por ela (art. 13 da Lei n. 6.404/76), em que o capital social é dividido em ações de igual valor nominal, que são de livre negociabilidade, limitando-se a responsabilidade do acionista ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
	 
	As sociedades não personificadas (arts. 986 a 996 do CC/2002), por sua vez, não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro.

Outros materiais