Buscar

Alimentos ricos em beta glucana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alimentos ricos em beta-glucanos
Alimentos como aveia, cevada e cogumelos contêm beta-glucanos
Medioimages/Photodisc/Digital Vision/Getty Images
O beta-glucano natural é um suplemento encontrado em diversos alimentos comuns, como aveia, cevada, cogumelos e leveduras. O beta-glucano apresenta ligações moleculares diferentes (1-3, 1-4, e 1-6) dependendo da fonte, sendo as 1-3 e 1-4 solúveis em água e as 1-3 e 1-6 insolúveis. O beta-glucano apresenta muitas qualidade benéficas, incluindo a habilidade de combater radicais livres de uma forma semelhante a dos antioxidantes. Estudos sugerem que o beta-glucano da aveia e da cevada contribuem para abaixar o colesterol LDL (maligno) sem afetar o colesterol HDL (benigno). Como conclusão destes estudos, a agência FDA aprovou o uso de anúncios divulgando os benefícios das fibras solúveis para a saúde em alimentos feitos a partir de aveia. A redução do colesterol pelo beta-glucano da cevada é benéfico especialmente para diabéticos, e ajuda o sistema imune em geral. O beta-glucano encontrado no cogumelo shitake e em leveduras ajuda a evitar doenças por diversos mecanismos, incluindo macrófagos que destroem patógenos que invadem o corpo e causam infecções.
Outras pessoas estão lendo
Aveia
A aveia possui grandes quantidades de beta-glucanos na forma de fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol. Há dois tipos de fibras na dieta: solúveis e insolúveis. As solúveis reduzem a aborção de glicose na corrente sanguínea e prolongam a sensação de saciedade após a alimentação, enquanto que as fibras insolúveis promovem a regulação do trato gastrointestinal. O beta-glucano proveniente da aveia está relacionado à redução dos níveis sanguíneos de glicose e insulina em indivíduos diabéticos. Estudos mostram que cozinhar as aveias por um tempo longo reduz as qualidades positivas associadas ao beta-glucano.
Cevada
A cevada também possui grande quantidade de beta-glucano, que atua de forma similar a da aveia (ainda que a cevada possua quantidades inferiores às da aveia). O beta-glucano da cevada funciona se convertendo em um gel solúvel em água, que facilita a absorção dos nutrientes pelos intestinos, desacelerando a digestão de gorduras e carboidratos. A sensação de saciedade que resulta da digestão lenta auxilia no controle da dieta e na perda de peso, reduzindo a fome.
Cogumelos e leveduras
O beta-glucano de cogumelos e leveduras apresenta o efeito de melhorar as defesas imunológicas naturais do corpo, atuando como imunomodulador. Duas das fontes mais comuns deste tipo de beta-glucano são o shitake e o fermento de pão, que podem ser encontrados em mercados comuns. Em estudos, células de camundongos alimentadas com beta-glucano derivado do shitake bloquearam a ação agressiva de células cancerígenas, e, em outros estudos, o beta-glucano ativou citocinas, que combatem infecções no corpo. O beta-glucano derivado de leveduras atua similarmente auxiliando o sistema imune, e tanto o beta-glucano do cogumelo quanto o das leveduras se comportam de forma diferente daqueles provenientes de aveia ou cevada, que atuam na digestão primária.
http://www.ehow.com.br/alimentos-ricos-betaglucanos-lista_30610/
ß-glucanas são um tipo de fibra solúvel. Trata-se de um polissacarídeo linear, não ramificado, composto por unidades de glicose unidas por ligações do tipo beta 1,4 e beta 1,3 glicose. Alimentos que contém ß-glucanas, como a aveia e algumas espécies de cogumelos, diminuem a absorção de colesterol e retardam a absorção dos açúcares. Além disso, as beta-glucanas estimulam as células imunológicas do corpo, reduzindo a incidência de infecções. Também aumentam a formação de células responsáveis pela manutenção da firmeza da pele, retardando o envelhecimento.
Para a redução dos níveis de colesterol sanguíneo são recomendados 3g de beta-glucanas ao dia, o que pode ser encontrado em 1 xícara de chá de aveia. Outra opção é o uso de produtos como a farinha do imperador, uma mistura de farinha de sorgo com o cogumelo Ganoderma lucidum, riquíssimo em beta-glucanas. A farinha do imperador tem quantidades muito superiores à aveia: 1/2 colher de sopa já fornece as 3 gramas da fibra redutora do colesterol sanguíneo. Outra vantagem é que a mesma não possui glúten.
http://dicasdanutricionista.com.br/2011/04/26/voce-conhece-as-beta-glucanas/
Entre os chamados alimentos funcionais, porque eles contêm ingredientes activos que fornecem funcionalidade ao corpo, são aqueles que contêm beta-glucano, substância recentemente conhecido, que tem um efeito de redução do colesterol. Esta lista de alimentos ricos em beta-glucano ayudarána tenta e reduzir o colesterol e, portanto, para melhorar a qualidade de vida.
Não são chamados de alimentos funcionais, cujo nome é porque eles contêm ingredientes ativos que oferecem funcionalidade para o corpo, para mantê-lo saudável. Tal é o caso de alimentos ricos em beta-glucano, uma substância que é, para reduzir o colesterol no sangue, o que ajuda a reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.
Os alimentos ricos em beta-glucana no tratamento da hipercolesterolemia
Os alimentos ricos em beta-glucano são cereais, mas estes devem ser abrangente, como um resultado de processamento de substâncias são eliminadas, em grande parte das fibras, dentro da qual se encontrar, além de vitaminas e minerais, glucano beta.
Grãos
 Farinha de aveia ou flocos, farelo, etc
Centeno e derivados.
Cevada e derivados.
Quinoa.
Amaranto.
Trigo e derivados.
Milho e seus derivados.
O arroz integral.
Leveduras, tais como a levedura de cerveja.
Estes grãos integrais são ricos em beta-glucano, uma substância que tem um efeito de redução do colesterol.
Tenha em mente a sua incorporação em sua dieta habitual e por isso não só vai tratar o colesterol, mas também irá manter o seu coração saudável.
Não hesite em consultar o seu médico com qualquer dúvida que possa ter.
http://vipmulher.com/colesterol/artigo-1520.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais