A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Prova objetiva Didática e Planejamento

Pré-visualização | Página 1 de 3

Parte superior do formulário
 Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A aula tem que ser vista e pensada não apenas como um momento em que se segue um currículo, em horários pré-determinados e com planos de aula a serem seguidos, mas como um momento de encontro entre os conteúdos de ensino e os próprios sujeitos da ação: os alunos. Marque a alternativa que cita o objetivo principal da aula:
Escolha uma:
a. O objetivo principal da aula é promover a educação não formal do cidadão.
b. A sala de aula é um espaço complexo, deve ser neutro , não levando em consideração as relações estabelecidas.
c. O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
d. É na aula que a construção do conhecimento vai se dar, através de um processo rígido , que não leva em consideração as peculiaridades de cada indivíduo.
e. O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino, porém para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja construída com muita rigidez , não considerando a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido.
Feedback
A resposta correta é: O objetivo principal da aula é sempre o ensino e a aprendizagem de conteúdos de ensino. Para que esse processo possa acontecer efetivamente, é necessário que a prática pedagógica seja contextualizada e que se considere a situação econômica, social e política de cada sujeito ali envolvido..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Preencha as lacunas convenientemente.
Os instrumentos metodológicos são as ferramentas que devem guiar a prática pedagógica: todos eles se completam e não pode existir um sem o outro. Após uma ¬¬¬-__________ sensível e atenta a todos os detalhes, inicia-se o ¬¬¬¬__________, que, ao revisitar o olhar a partir da ¬¬¬¬__________ exercitada nos registros, guiará e mostrará caminhos para a contínua ¬¬¬¬__________ como um processo contínuo de aprendizagens, refletido nas nossas práticas vividas. E o ¬¬¬¬__________, momento em que nossas ações ganham uma nova perspectiva dá continuidade à nossa prática pedagógica com novos embasamentos. (LIMA, 2013, p.42-43).
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, respectivamente, o texto sobre instrumentos metodológicos.
Escolha uma:
a. observação – planejamento– avaliação - replanejamento– reflexão
b. replanejamento – planejamento – reflexão – avaliação - observação
c. planejamento – observação –reflexão – avaliação - replanejamento
d. avaliação - observação– reflexão – replanejamento – planejamento
e. observação – planejamento – reflexão – avaliação - replanejamento
Gabarito comentado: Após uma observação sensível e atenta a todos os detalhes, inicia-se o planejamento, que, ao revisitar o olhar a partir da reflexão exercitada nos registros, nos guiará e nos mostrará caminhos para a contínua avaliação como um processo contínuo de aprendizagens, refletido nas nossas práticas vividas. Instrumentos metodológicos que orientam a prática pedagógica Fechando esse ciclo, chegamos ao replanejamento, momento em que nossas ações ganham uma nova perspectiva, e damos continuidade à nossa prática pedagógica com novos embasamentos. (LIMA, 2013, p.42-43).
FAEL. Didática e Planejamento. In: LIMA, Patrícia de Moraes. Instrumentos metodológicos que orientam a prática pedagógica. Curitiba: Fael Editora, 2013. p. 41- 66.
Feedback
A resposta correta é: observação – planejamento – reflexão – avaliação - replanejamento.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os sujeitos são movidos pelo desejo de crescer e de aprender, e quando exercemos a função de educadores (as), nos imbuímos da tarefa de ensinar. “Educador/a ensina, e enquanto ensina aprende... Pensar é o eixo da aprendizagem”. (FREIRE apud LIMA, 2013, p.52). Aprender a pensar significa abandonar antigos referenciais, comportamentos cristalizados e perder a segurança do que antes parecia estabelecido, construindo opções, construindo o novo, o ainda não sabido. Quando pensamos, exercitamos operações mentais como: comparar, observar, interpretar, classificar, sintetizar.
Baseado no conteúdo relacione o segundo grupo de enunciados que correspondem com os enumerados no primeiro grupo.
1.Classificar:
2.Interpretar
3.Observar
4.Comparar
5.Sintetizar
(__) exercita a observação de diferenças e semelhanças.
(__) exercita a análise e a observação para, segundo os critérios, agrupar objetos, ideias, acontecimentos.
(__) implica abstrair, analisar, ordenar, pôr em uma sequência.
(__) exercita a leitura de significados.
(__) olhar o outro e a si, buscando sintonia no ensinar.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
Escolha uma:
a. 3, 2, 4, 1, 5
b. 4, 1, 5, 2, 3
Gabarito comentado: Quando pensamos, exercitamos operações mentais como: comparar, observar, interpretar, classificar, sintetizar.
Comparar: exercita a observação de diferenças e semelhanças. Busca os elementos que coincidem e os que não. Observa o que há em um e o que falta em outro. Possibilita a construção de critérios para a operação de “classificação”. (LIMA, 2013, p.52).
Classificar: exercita a análise e a observação para, segundo os critérios, agrupar objetos, ideias, acontecimentos. Quando classificamos, colocamos em ordem nossa experiência, segundo critérios que têm significado para nós. (LIMA, 2013, p.52).
Sintetizar: implica abstrair, analisar, ordenar, pôr em uma sequência e sintetizar. Sintetizar é estabelecer de modo breve e condensado a essência das ideias centrais, é concisão sem omissão de pontos importantes. (LIMA, 2013, p.52).
Interpretar: exercita a leitura de significados. Quando interpretamos um fato, um acontecimento, um comportamento, o explicamos a partir do significado que lemos. Interpretar é a ação de dar e extrair significados. Interpretamos lendo significados, de nossa experiência e dos demais, construindo nossas hipóteses de leitura. (LIMA, 2013, p.52).O educador precisa estar atento para observar, ou seja, olhar o outro e a si, buscando sintonia no ensinar. Para observar, devemos aprender a olhar, atitude que envolve acolhimento e reflexão. A observação implica no exercício de ler os desejos, as faltas, buscando compreender as tramas que engendram os diferentes comportamentos e as circunstâncias em que estes se tornam possíveis. (LIMA, 2013, p.53).
c. 1, 2, 4, 3, 5
d. 5, 4, 1, 3, 2
e. 4, 2, 5, 1, 3
Feedback
A resposta correta é: 4, 1, 5, 2, 3.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Planejamento como instrumento metodológico representa a principal ligação entre o educador e o indivíduo. Mas, para que o planejamento aconteça de fato, é preciso que, primeiramente, o educador tenha suas ações pedagógicas organizadas. Dentre as várias ações pedagógicas, assinale as alternativas que impulsionam os estudantes a uma aprendizagem significativa.
I-Para que aconteça de maneira produtiva, a improvisação precisa estar assegurada no planejamento, de maneira que o educador não perca a consciência de suas ações e de seus objetivos.
II-O planejamento deve garantir e alicerçar a ação criadora dos alunos, permitindo que estes ultrapassem a simples reprodução do que está colocado como uma verdade absoluta.
III-Uma das formas de pensar o planejamento são aos projetos, conhecidos no contexto da Educação como “pedagogia de projetos”, que designa o que será feito para atingir o objetivo, portanto, uma intenção que precisa ser, continuamente, avaliada