Buscar

Av Fundamentos de Economia EAD

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0639_AV2 » FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:  PAULO 
	Professor:
	CRISTIANE VIEIRA VALENTE
	Turma: 9003
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 13/03/2013 
	
	 1a Questão (Cód.: 16185)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	ALÉM DO CHORO (REVISTA VEJA, 30/07/2008) O sistema de metas de inflação, utilizado pelo Brasil desde 1999, tem como alicerce a credibilidade do Banco Central (BC). Se o BC não cumpre sua missão de manter o índice de reajuste de preços ao redor do alvo definido pelo governo, sua autoridade cai em descrédito arriscando desencadear a onda de remarcações na economia. Para que isso não ocorra, sempre que os preços sobem acima do estabelecido, o BC utiliza o seu principal instrumento, a taxa de juro, para diminuir o dinheiro em circulação, conter a expansão do crédito e, assim, evitar que a espiral inflacionária desperte. É essa a lógica que baliza as decisões do BC que, na semana passada, elevou a sua taxa básica, a Selic, para 13% ao ano. Como de costume, a medida motivou críticas e choro de todos os lados. Os que condenam o aumento dos juros, no entanto, nem sempre se lembram de que o estado brasileiro insiste em não caber dentro do PIB. Enquanto a torneira dos gastos públicos não for estancada, inundando a economia com mais reais do que ela é capaz de metabolizar, o BC se verá na obrigação de acionar sua única e, às vezes, perversa arma de aumentar o custo do dinheiro para esfriar a atividade econômica. [...] a) Com base no texto, mostre a relação entre taxa de juros e combate à inflação. b) Qual o tipo de inflação advém de um aumento excessivo de gastos do governo? Fundamente a resposta.
		
	
Resposta: Dentro do que foi apresentado no texto acima, toda vez que o BC aumenta a taxa de juros ele diminue o crédito no mercado, isso acarreta em controlar a inflação. Essa política econômica tem sido utilizado com frequência pois sem crédito na praça os consumidores e empresas compram e investem menos. Esse tipo de inflação pode ser citada como de demanda, o governo tem muitos gastos, uma folha salarial enorme, pouco investimento em infraestrutura e cabe dizer também que existe uma falta de planejamento financeiro(minha opinião). Combater a inflação é uma das medidas do governo, o planejamento e o investimento em metas de infraestrutura, política social e tecnologia é uma das alternativas para reduzir futuros gastos por onde se escoa a maioria dos nossos recursos. Aumentar taxas de juros nem sempre é a melhor escolha, um País que não se prepara economicamente tende a perder espaço no cenário econômico mundial, isto é, perder mercados, produzir pouco, ter uma inflação alta e um nível alto de desemprego.
	
Gabarito: a) Sempre que os preços sobem acima do estabelecido, o BC utiliza o seu principal instrumento, a taxa de juro, para diminuir o dinheiro em circulação, conter a expansão do crédito e, assim, evitar que a espiral inflacionária desperte. É essa a lógica que baliza as decisões do BC ¿ que, conforme o texto, elevou a sua taxa básica, a Selic, para 13% ao ano. b) Inflação de demanda, que refere-se ao excesso de demanda agregada de mercadorias e serviços, tanto de consumo como de produção, em relação à oferta dessas mercadorias e serviços.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 78220)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Se a economia está com inflação ou o excesso de moeda, quais as principais medidas no curto prazo a serem adotadas pelo governo? Se ao contrário a economia está em deflação (inflação negativa) ou em recessão qual as medidas tomadas que podem ser tomadas pelo governo?
		
	
Resposta: Toda vez que a economia está com excesso de moeda existe uma maior garantia de compra e pagamentos, isso significa que a inflação pode ser citada como de oferta. Existe muita oferta na praça e essa oferta precisa escoar para não haver perdas de capital, o consumidor fica com maior poder de compra e seus gastos excessivos pode gerar inflação, o governo precisa controlar seus gastos e frear a inflação com medidas que tirem esse excesso de crédito no mercado, como impostos e taxas de juros mais altas,. Quando existe a deflação ou recessão o Governo tende a tomar medidas na Política econômica reduzindo impostos, incentivando o mercado a diminuir seus preços e estimulando as compras e planejando investimentos que gerem empregos e recursos.
	
Gabarito: Quando há excesso de moeda gera inflação, o governo tem de retirar moeda no mercado, as principais providências no curto prazo são aumentar os juros e restringir o crédito. Já na recessão, deve, diminuir as taxas de juros e estimular o crédito.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 82168)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Devido a escassez dos fatores de produção, o que se exige é que eles sejam utilizados com:
		
	
	controle privado
	
	moderação
	
	controle governamental
	 
	eficiência
	
	aprovação do governo
	
	
	 4a Questão (Cód.: 78214)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Observe as afirmativas e assinale a alternativa correta:
		
	 
	Os bens livres são aqueles que são úteis mais não são escassos.
	
	Os bens econômicos são aqueles que são escassos, tem utilidade e não tem preço no mercado.
	 
	A coletividade (família) fornecem recursos produtivos às unidades de produção (empresas). As unidades de produção entregam bens e serviços a coletividade, o fluxo descrito é um fluxo menetário.
	
	As unidades de produção (empresas) remuneram os proprietários dos fatores de produção. Estes proprietários pagam pela aquisição de bens e serviços, o fluxo descrito é um fluxo físico ou real.
	
	Máquinas e equipamentos são considerados bens intermediários.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 88380)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A elasticidade-preço da procura do produto A é igual a -0,1. Se o preço desse produto aumentar em 2%, a quantidade procurada deverá:
		
	 
	Diminuir em 0,2%
	
	Aumentar em 0,2%
	
	Aumentar em 2%
	 
	Diminuir em 2%
	
	Diminuir em 20%
	
	
	 6a Questão (Cód.: 82778)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que determina o custo de oportunidade é:
		
	
	uma necessidade premente
	
	a produção da empresa
	
	um processo de inflação
	 
	a escassez de recursos
	
	uma diminuição de preços
	
	
	 7a Questão (Cód.: 131543)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É o ramo da ciência econômica que trata dos grandes agregados econômicos do país como a renda nacional, o produto interno bruto, a poupança do país etc. Estamos nos referindo à (ao):
		
	
	Microeconomia
	 
	Macroeconomia
	
	Crescimento econômico
	
	Economia internacional
	
	Desenvolvimento econômico
	
	
	 8a Questão (Cód.: 66097)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei da Oferta determina que:
		
	
	A curva de oferta é positivamente inclinada, indicando que a oferta varia inversamente ao preço.
	 
	A curva de oferta é positivamente inclinada, indicando que a oferta varia diretamente ao preço.
	
	A curva de oferta é negativamente inclinada, indicando que a oferta varia diretamente ao preço.
	
	A curva de oferta independe do preço.
	
	A curva de oferta é negativamente inclinada, indicando que a oferta varia inversamente ao preço.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 78215)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quais as medidas de política fiscal restritiva que podem ser tomadas pelo governo para controlar a inflação?
		
	
	Aumento dos gastos públicos e redução dos impostos.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	Liberação do crédito pessoal.
	 
	Redução dos gastos públicos e aumentos dos impostos.
	
	Redução dos impostos e dos gastos públicos.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 131560)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da segunda metade do século XX, pode-se definir como o grande diferencial entre asdiversas economias no mundo atual:
		
	 
	o fator de produção capacidade tecnológica
	
	o sistema econômico implantado
	
	o sistema político em vigor
	
	o hemisfério onde possam estar situadas
	
	o tamanho de cada um de seus territórios

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes