Buscar

PROVA CIENCIAS SOCIAIS AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1	Diferente do pensamento religioso e do mitológico, o pensamento filosófico procura explicar a vida a partir de características próprias. A filosofia explica a experiência humana a partir de duas características. Marque a alternativa que representa essas características.
Opção Marcada	o uso da razão e de fenômenos naturais.
Quest.: 2
As ciências sociais são assim denominadas por discutirem a realidades social a partir das mais variadas abordagens. Podemos denominar como ciências sociais as seguintes disciplinas:
Opção Marcada	Sociologia, Antropologia e Ciência Politica
Quest.: 3
Dentre as áreas das Ciências Sociais, qual se ocupa em específico com o homem a partir do que constitui a sua humanidade: religião, costumes, tradições dos indivíduos ou dos pequenos grupos na tentativa de entender os significados culturais que possuem, estuda o macrocosmo.
Opçã Respondida	Sociologia
Quest.: 44.
"Nas ciências naturais há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. A prova a ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. Já os fenômenos sociais, somos levados a enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que (...)" I. Nas Ciências Naturais a prova a ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. II.	A análise de fenômenos sociais não apresenta a mesma objetividade que o estudo das ciências naturais. III.	Objeto de investigação das Ciências Sociais é o homem nas suas relações intersubjetivas, ou seja, eventos com determinações variadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados. IV.	Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. Está correto as afirmativas:
pção Marcada	II, III e IV.
Quest.: 5
O ambiente exerce a sua influência mais direta sobre a cultura material ou tecnológica, mas não nos aspectos imateriais da cultura. Assim, podemos dizer que o ambiente não determina quais aspectos culturais?
Opção Marcada	valores, costumes, crenças
Quest.: 66.
Considere as afirmativas a seguir:
I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir;
II- Tudo o que for expressivo (simbólico) no corpo cumpre funções exclusivamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica;
III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade instrumental (fisiológica), significando dizer que o universo simbólico/ cultural não exerce qualquer poder sobre o mesmo;IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial.Marque uma letra a seguir que indica quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas:
Opção Marcada	I e IV.
Quest.: 7
É importante ressaltar que "crenças" transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados, corresponde a um tipo de dominação. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Segundo Weber estamos nos referindo a:
Opção Marcada	Dominação Carismática
Quest.: 8
(UFU, 2012) Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). [A viatura foi chegando devagar / E de repente, de repente resolveu me parar / Um dos caras saiu de lá de dentro / Já dizendo, aí compadre, você perdeu / Se eu tiver que procurar você tá fodido / Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...] (O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999). A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado
Opção Marcada	é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal.
Quest.: 99.
Na segunda metade do século XIX, os países europeus que haviam realizado a Segunda Revolução Industrial, notadamente a Inglaterra, expandiram suas fronteiras para outros continentes em busca de novos fornecedores de matéria-prima e novos mercados consumidores. Essa expansão imperialista se deu principalmente em direção à:
Opção Marcada	África e Ásia
Quest.: 10
Para Augusto Comte, uma das funções da Sociologia ou Física Social era encontrar leis sociais que conduzissem o progresso da humanidade. Sobre os estágios do progresso social discutidos pelo autor, é correto afirmar:
Opção Marcada	O positivismo é o estágio superior do progresso social, porque se sustenta nos métodos científicos.

Outros materiais