Buscar

Desafio profissional ADM 1.8

Prévia do material em texto

�
�
�
�
�
�
 
DESAFIO PROFISSIONAL 
CURSOS: ADMINISTRAÇÃO; CIÊNCIAS CONTÁBEIS; CIÊNCIAS 
ECONÔMICAS 
SÉRIES: 1ª E 8ª 
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ATIVIDADES COMPLEMENTARES; 
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; EMPREENDEDORISMO; 
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO 
 
O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos: 
 favorecer a aprendizagem; 
 estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e 
eficaz; 
 promover o estudo dirigido a distância; 
 desenvolver 	os 	estudos 	independentes, 	sistemáticos 	e 	o autoaprendizado; 
 oferecer diferentes ambientes de aprendizagem; 
 auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas 
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; promover a aplicação da teoria e dos conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão; 
 direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a 
emancipação intelectual. 
 	 
Para atingir esses objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do semestre, sob a orientação do tutor a distância, considerando as disciplinas norteadoras. 
 A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. 
 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES 
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir: 
 estimular e incentivar o espírito empreendedor e inovador; possibilitar o desenvolvimento de trabalho em equipe, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe; 
 formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, além da atuação de forma interdisciplinar. 
 fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico compreender os meios social, político, cultural e econômico. 
 desenvolver a capacidade de compreensão interdisciplinar. 
 
INTRODUÇÃO 
 
De acordo com Nonaka (2008) as empresas precisam trazer desafios para o trabalhador, proporcionando experiências e aprendizagens, conquistando e motivando, pois são os colaboradores que possuem o conhecimento que pode contribuir para que a organização tenha sucesso. Dentro desse aspecto, são estabelecidos quatro critérios importantes: dar poder e autonomia (empowerment) aos trabalhadores; condições para disseminar as informações, ajudando na tomada de decisão; estabelecer recompensas aos trabalhadores de acordo com o cumprimento de metas; ajudar os trabalhadores a desenvolver as habilidades e competências necessárias, deixando claros quais são os objetivos organizacionais (CHIAVENATO, 2014). 
Dentro desse contexto de gestão do conhecimento, é possível perceber o conceito de intraempreendedorismo, também chamado de empreendedorismo interno ou empreendedorismo corporativo. De acordo com Juliano (2016), esse conceito diz respeito à atividade empreendedora praticada por funcionários dentro das empresas, criando um ambiente de inovação e criatividade que propiciará novas ideias e aumentarão de maneira significativa as chances de sucesso dessas organizações. Cintra e Dalbem (2016) explicam que os estudos da sociologia já mostravam que na Antiguidade as pessoas se reuniam em grupo por instinto, percebendo que assim seriam mais fortes para conseguirem meios de sobrevivência. Nos dias atuais, ainda que de outra maneira, percebe-se a força dos grupos. 
Dentro dessa perspectiva, o Desafio proposto envolve a implantação de uma cultura intraempreendedora para a organização como um todo, além do desenvolvimento de um programa de treinamento para equipe de vendas da empresa LMS. Para realizar essa atividade, você deverá seguir os passos propostos e utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Atividades Complementares; Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Desenvolvimento Pessoal e Profissional; Gestão do Conhecimento; Técnicas de Negociação. 
 
OBJETIVO DO DESAFIO 
�
 
Implantar a cultura intraempreendedora e desenvolve r um programa de treinamento para equipe de vendas da empresa LMS. 
 
PRODUÇÃO ACADÊMICA 
�
 
Apresentar um relatório contendo todas as etapas solicitadas. 
 
DESAFIO PROFISSIONAL 
�
 
A gestora Camila assumiu recentemente a função de gerenciar a equipe de vendas da empresa LMS. Trata-se de empresa que fabrica e vende suas camisetas para varejistas da região. A empresa teve início há pouco mais de dois anos e contava apenas com a proprietária, dona Genoveva, que tinha conhecimento de costura, e mais duas funcionárias costureiras, além de seus dois filhos que eram responsáveis pelas vendas. Em pouco tempo, a qualidade do produto, o cumprimento nos prazos de entrega e o preço competitivo fizeram aumentar as vendas, a empresa cresceu, contratou mais funcionários, ampliou seu market share e passou a atender varejistas de outras regiões. A LMS, que antes era uma pequena empresa familiar, agora contava com mais de 70 funcionários, entre costureiras e vendedores. 
Porém, há pouco mais de três meses, as vendas estão caindo significativamente, os clientes estão reclamando do prazo da entrega e alguns estão cancelando pedidos. 
João, o filho mais velho de dona Genoveva, conversou com sua mãe sobre a importância de um gestor para a empresa. Ela e seu irmão concordaram com a contratação de Camila. 
A gestora analisou os relatórios, conversou com a equipe de vendas e percebeu que esta estava desmotivada. Ela pôde perceber que os colaboradores não trabalhavam como uma equipe, eram apenas um grupo de pessoas, cada um buscando seus objetivos e sem nenhum tipo de busca por inovações ou melhorias. Também não existia um relacionamento de troca de informações entre as pessoas que fabricavam o produto e a equipe de vendas, o que poderia trazer muitos benefícios, já que os vendedores têm o contato direto com o cliente e poderiam trazer ideias para melhorar o produto. A partir dessa análise, Camila, que tinha conhecimento sobre o intraempreendedorismo, teve a ideia de implantar a cultura intraempreendedora na organização como um todo, além de desenvolver um treinamento com a equipe de vendas. 
Camila sabe que tem uma tarefa difícil, pois mudar a cultura organizacional é algo desafiador. Ela conta com a sua ajuda profissional. Você irá trabalhar nesse desafio e vai precisar usar os conhecimentos adquiridos, suas habilidades e competências, para isso vai precisar seguir alguns passos propostos. 
 
�
 
PASSO 1 
Neste passo, você deve explicar a importância de uma cultura intraempreendedora, explicando como acontece o processo intraempreendedor, mostrando as vantagens para a empresa LMS ao implantar esse tipo de cultura organizacional. Para isso, pode utilizar a bibliografia: Empreendedorismo (JULIANO, 2016), Unidade 3. 
 
PASSO 2 
Neste segundo passo, você irá diferenciar equipe de grupo, trazendo o conceito de equipe, falando sobre o tamanho ideal de uma equipe. Deverá mostrar a importância do trabalho em equipe e como isso poderá ajudar a LMS a melhorar seu desempenho como um todo. Para essa tarefa, utilize a bibliografia: 
Comportamento organizacional (CINTRA, 2016), p. 137-140. 
 
�
PASSO 3 
Neste passo, você irá trabalhar o processo de tomada de decisão, diferenciando a tomada de decisão individual e em grupo, mostrando os processos que podem ser utilizados para facilitar a tomada de decisão em grupo. Leia o artigo: Tomada de decisão individual e em grupo (MAGALHÃES, 2017). A partir dessa leitura, traga ideias de como a LMS poderia trabalhar seus processos de tomada de decisão. 
 
�
PASSO 4 
 
Neste quarto passo, leia o artigo a seguir: Afinal de contas: o que é um intraempreendedor? (DITKUN, 2017). 
Leia a matéria: Intraempreendedorismo: como implantar em sua empresa (OLIVEIRA, 2017). 
Após essa leitura, elabore um plano para a LMScom ideias de como ajudar na implantação de uma cultura intraempreendedora. 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
�
 
AHMAZDJIAN, C. L. Criação do conhecimento interorganizacional: conhecimento e redes. In: TAKEUSHI, H; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2008. 
 
CALIL, Alexandre Mine. Técnicas de negociação: uma reflexão sobre a abordagem sistêmica na negociação e o processo de negociação. In: Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. 
 
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. 
 
CINTRA, J; DALBEM, E. Comportamento organizacional. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional S/A, 2016. 
 
CINTRA, Josiane C.; CIZOTO, Sonelise. Desenvolvimento pessoal e profissional: o mundo como você vê. In: Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015. 
 
DITKUN, Sérgio. Afinal de contas: o que é um intraempreendedor?. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/afinal-de-contas-o-que-e-umintra-empreendedor/55872/. Acesso em: ago. 2017. 
 
JULIANO, M. de Cassio. Empreendedorismo. Londrina. Editora e Distribuidora Educacional S/A, 2016. 
 
LIZONETE, Suzete Antonieta; VERDINELLi, M; DANTAS, A. Competências 
Empreendedoras de Funcionários. In: X EVENTO SEGeT Rio de Janeiro, 2013. 
 
MAGALHÃES, Pedro. Tomada de decisão individual e em grupo. Disponível em: https://tomadadedecisao.wordpress.com/decisao-em-grupo/. Acesso em: 10 ago. 2017. 
 
OLIVEIRA, M. Intraempreendedorismo: como implantar em sua empresa. Disponível em: http://redemulherempreendedora.com.br/2016/09/16/intraempreendedorismocomo-implantar-em-sua-empresa/. Acesso em: 10 ago. 2017. 
 
YAEKO, O; AVONA, M. E. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S/A, 2016. 
 
 
COMO CITAR ESTE DESAFIO PROFISSIONAL 
�
 
�
SARÁBIA-CAVENAGHI, Luisa M. Desafio Profissional de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2018. p. 8. Disponível em: www.anhanguera.edu.br/cead. Acesso em: 3 set. 2017. 
 
�
� PAGE \* MERGEFORMAT �2� 
 
� PAGE \* MERGEFORMAT �5�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes