Buscar

lista 1 soldagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) Uma determinada solda com processo eletrodo revestido foi feita por 2 soldadores diferentes, sem orientação técnica ou EPS. Um deles usou a técnica de deposição com passe reto e o outro, passe trançado. Qual junta deveria apresentar uma ZTA maior ? Justifique sua resposta.
R: A ZTA maior acontecerá no passe trançado, devido ao fato de deixar a peça exposta por mais tempo (baixa velocidade de operação) à ação da intensidade da fonte térmica, ou seja, maior efeito Joule. Há maior área agredida termicamente. 
2) A transferência de calor é um fundamento importante em soldagem, empregando um processo por fusão. Dependendo da espessura da chapa a soldar, tem-se uma maior ou menor velocidade de resfriamento da junta soldada. 
a) Qual a importância e influência da espessura da junta em soldagem?
R: A espessura da chapa vai determinar o grau de velocidade de resfriamento da junta soldada. Quanto maior a espessura da chapa, maior a velocidade de resfriamento que se dá por condução. Isto poderá acarretar alterações microestruturais e, consequentemente , mudanças nas propriedades mecânicas. 
b) Explique a influência da espessura na soldagem de um aço temperável. 
R: Considerando uma peça de espessura >, a vel de resf. será >. Supondo cenário de peça recozida ou normalizada, há a possibilidade de haver perlita mais ferrita. Logo, a têmpera alterará essa microestrutura. 
3) Supondo uma soldagem a arco de um aço carbono, junta em “V” com cobrejunta, espessura de 25 mm, pelo processo arco submerso, com energias de soldagem de 15 KJ/cm e 35KJ/cm. Compare as 2 situações de soldagem, em termos de granulação e tamanho de ZTA. 
R: Quanto maior energia, maior o tamanho da ZTA (baixa velocidade de soldagem) e maior o crescimento de grãos, consequentemente, menor resistência mecânica e maior tenacidade.
 
4) Justifique porque as distorções e empenamentos de uma junta soldada diminuem quando se usa metal depositado com limite de escoamento baixo e reforço baixo. 
R: LE baixo: o LE mais baixo vai acelerar a entrada em REG Plas com < tensão, que vão proporcionar Def. plas. e aliviar tensões. 
Reforço baixo: > reforço, > volume de junta, logo concentração de tensão que vai gerar > contração. 
 
5) Discuta o conceito de soldagem “a frio” e a “a quente” na união em fase sólida. 
R: Soldagem a frio acontece abaixo da temperatura de recristalização e sob efeito de pressão apenas. Soldagem a quente há junção de continuidade metálica ao efeito de.
 
6) Ao soldar um aço carbono tratado termicamente por normalização, por que não é desejável usar energia de soldagem alta ? Use gráfico T x t para complementar sua resposta. 
R: Porque a energia de soldagem alta aumenta a temperatura e, consequentemente, o tamanho de grão (acarreta menor resistência mecânica), tendo em vista que a normalização busca refinar o grão.
7) Como avaliar indiretamente a resistência mecânica da ZTA gerada por um processo de soldagem convencional ? 
R: Ensaio de micro dureza, relacionando o resultado com valores tabelados de resist. mec. 
 
8) Por que as tensões residuais não causam evidencias visíveis numa junta após soldagem ? 
R: Porque essas tensões residuais possuem valores < ou = LE. 
9) Quais conseqüências as tensões residuais podem causar quando o componente soldado é colocado em serviço ? Explique por que ? 
R: Quando as peças entram em serviço, podem sofrer tensões externas. Essas tensões, somadas as tensões residuais podem ultrapassar o LE do material. Logo, pode haver descontinuidade metálica. (fratura). 
10) Após soldagem por fusão de um aço tratado por normalização, a junta soldada apresentou um crescimento de grão excessivo, com diminuição da resistência mecânica e tenacidade. Por outro lado, o cliente especificou um tratamento térmico de alívio de tensões após soldagem. Qual solução mais econômica para recuperar a peça soldada, refinar o tamanho de grão e promover o alívio de tensões ? 
R: Como não se especificou o tamanho e nem o formato da peça, a aplicação de alívio de tensões torna-se mais barata, visto que pode-se usar vibração, martelamento ou encruamento, uma vez que não requerem gastos de energia com aquecimento da peça.
 
11) Dependendo da espessura da chapa a soldar, tem-se uma maior ou menor velocidade de resfriamento da junta soldada por processos por fusão. 
b) Explique a influência da espessura na soldagem de um aço ao carbono hipoeutetoide recozido, mas temperável (C equivalente alto). 
R: > espessura: haverá > vel resf, logo austenitização e formação de martensita. 
< espessura: haverá < vel resf, após austenitização logo formação de perlita mais ferrita. 
15) Discuta o conceito de soldagem “a frio” e a “a quente” na união por pressão em fase sólida de aços ao carbono. 
R: soldagem estado sólido pressão def plast a frio Tº solda < Tº recristalização encruamento. 
soldagem estado sólido pressão def plast a quente Tº solda > Tº recristalização sem encruamento.

Outros materiais