Buscar

Geologia 7 e 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Capítulo 07 ̸ 12
 Intemperismo, Erosão e Dispersão em Massa
Intemperismo: processo pelo qual rochas são destruídas na superfície da Terra. Modela a topografia da superfíce terrestre e altera materiais rochosos
- QUÍMICO: minerais de uma rocha são quimicsmente alterados ou dissolvidos.(reforçam-se mutuamente)
- FÍSICO: a rocha sólida é fragmentada por processos mecânicos que não mudam sua composição química
Erosão: processo pelo qual partículas produzidas por intemperismo são deslocadas e removidas de sua origem, geralmente por correntes de ar ou água.
Dispersão de massa: todos os processo pelos quais materiais terrestres movem-se encosta abaixo em grandes volumes e em grandes eventos isolados. Transportados para pontos de canais de corrente.
Controles do Intemperismo
(a). Propriedades da rocha-matriz: mineralogia e estrutura cristalinas afetam o intemperismo, alteram-se com taxas diferentes e influencia a suscetibilidade de fraturar-se e fragmentar-se. (Ardósia = granito > poucas mudanças ̸ calcário > muitas mudanças).
(b). Clima: altas temperaturas e volume de chuvas intensos provocam o intemperismo químico mais intenso, mais rápido.
(c). Presença ou ausência de solo: produção de solo é um processo de retroalimentação positiva, o produto do processo impulsiona o próprio processo. Iniciada a formação do solo, ele funciona com um agente geológico que acelera a alteração da rocha. >> organismos (metabolismo), umidade, raízes de plantas, cavidades.
(d). Tempo de exposição: maior o tempo de alteração de uma rocha, maior sua decomposição química, mais forte sua dissolução e mais intensa sua desagregação física. Manto: capa externa de material alterado com espessura variando de cm a mm.
(e). Papel da Água no intemperismo do feldspato: feldspato é um silicato que se altera por reações químicas para formar argilominerais. É um mineral-chave para a formação de muitas rochas; mineral mais abundante da crosta terrestre. Feldspato é um componente do granito, que por sua vez é composto de minerais distintos que se decompõem com taxas diferentes. 
- CAULINITA: argila de cor branca e dreme produzida pela alteração do felspato, que é um silicato de alumínio hidratado.
- A razão entre área de superfície e volume aumenta bastante à medida que o tamanho médio da partícul diminui.
(f). Dióxido de carbono: níveis mais alto de concentração de CO2 (aumenta a temperatura do planeta), aumenta o nível no solo também, aumentando a taxa de intemperismo. Intemperismo de rochas ricas em cálcio, remove CO2 da atmosfera. Ácido natural mais comum: ácido carbônico. A chuva ácida acelera o intemperismo, mas a maior parte da acidez da chuva vem dos gases dióxido de enxofre e de nitrogênio >> vulcões e pântanos >> há mais ácido nos solos do que na chuva.
- Efeitos químicos da decomposição dos silicatos: lixivia, hidrata, soluções menos ácidas
- As rochas alteram-se mais rapidamente em climas tropicais úmidos.
(g). Papel do Oxigênio: o ferro é um dos oito elementos mais abundantes na crosta. Óxidos de ferro originalmente produzidos durante o intemperismo de silicatos ricos em ferro, como o piroxênio e a olivina. O ferro liberado pela dissolução desses minerais combinam-se com o oxigênio da atmosfera e da hidrosfera para formar óxidos de ferro. FERRO FERROSO (+2): piroxênio; FERRO FÉRRICO (+3): óxidos férricos. Os átomos de oxigênio da atmosfera e da água oxidam o íon ferroso que então se converte em íon férrico. Óxido mais abundane: hematita Fe2O3 – A força da ligação química entre o íon férrico e o oxigênio resulta na insolubilidade do ferro férrico na maioria das águas superficiais.
(h). Estabilidade Química: minerais se alteram em taxas distintas pois têm distintas estabilidades químicas: é uma medida da tendência que uma substância tem de resistir em uma dada forma química. São estáveis ou instáveis em relação a um determindado meio ou a um conjunto de condições.
	- SOLUBILIDADE: quantidade deste dissolvida na água quando a solução está saturada. Maior a solubilidade = menor a estabilidade no intemperismo
	- TAXA DE DISSOLUÇÃO: quantidade deste que se dissolve em uma solução não saturada em um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido se dissolve = menor a estabilidade 
* Mais estáveis: óxidos de ferro, hidróxidos de alumínio (gibbsita), quartzo, argilominerais, muscovita.
* Menos estáveis: halita, calcita, olivina, feldspato
Intemperismo Físico
a. Zonas Naturais de Fraqueza: zonas aonde tendem a se faturar. São planos de acamamento formados por sucessivos estratos de sedimentos litificados. 
>> Rochas maciças tendem a se fragmentar em planos regulares de fraturas, juntas.
b. Atividade dos Organismo
c. Acunhamento do gelo: fragmentação resultante da expansão da água ao congelar.
d. Esfoliação: grandes lâminas planas ou curvas da rocha fraturam-se e são destacadas do afloramento.
- Intemperismo físico e erosão são mais intensos em encostas com alta declividade. Fluxo de água da chuva, vento e gelo > agentes da erosão.
Solos: resíduos do intemperismo
Solo: camadas de material, inicialmente criadas por fragmentação de rochas durante o intemperismo, que sofrem adição de novos materiais, perda de materiais originais e modificação por meio de mistura física e reações químicas. Formam-se na interface entre os sistemas do clima e da tectônica de placas.
Húmus: produto dos resíduos e dos restos de muitos organismos que neles vivem.
- Entrada: rocha alterada, organismos (matéria orgânica), poeira. 
- Processos: Transformação: adição de húmus, intemperismo químico do feldspato
Translocações: movimentos laterais e verticias de materiais no solo em desenvolvimento. Lixiviação: a água remove seletivamente alguns materiais à medida que se infiltra no solo após a chuva.
Material-matriz (solubilidade, tamanho dos grãos, padrões de fragmentação); Clima; Topografia; Organismos; Tempo
- Saída: perfil do solo: composição e aparência. Seis horizontes distintos com distintas cor e textura, paralelos à superfície terrestre.
O – superior, delgada, folhas soltas e detritos.
A – camada mais escura, maios concentração de húmus
E – argila e argilominerais insolúveis (como o quartzo)
B – material orgânica é esparsa, acumulação de minerais solúveis e óxidos de ferro
C – rochoso levemente alterado, fragmentado e decomposto mistura com argila
R – inferior 
Paleossolos: solos antigos que foram preservados como rochas no registro ecológico.
Dispersão de massa 
Tipos de movimentações morro abaixo, de solo, rocha, lama ou outros materiais sob a força da gravidade. Ocorrem quando a força da gravidade excede a força coesiva dos materiais na encosta
Materiais na encosta - Ângulo de repouso: ângulo máximo no qual um plano de material incosolidado repousa sem desabar. Um plano mais inclinado tenderá a desmoronar para formar outro com ângulo estável. Depende do tamanho e da forma das partículas e da umidade. Em areias úmidas, é maior que em areias secas, a umidade entre o grãos tende a ligá-los de modo a aumentar a resistência ao movimento. Tensão superficial: força de atração entre moléculas em uma superfície
Mistura de materiais inconsolidados: depende da forma laminar, conteúdo orgânico do solo e da rigidez dos fragmentos de rochas. Areia, silte, argila.
Materiais consolidados: rochas sedimentos cimentados e compactados. Coesão: força de atração entre as partículas de materiais sólidos que as mantém juntas.
Conteúdo de água Depende da porosidade dos materiais e da quantidade de chuva. Quando o subsolo está saturado de água, o atrito interno diminui e as partículas passam a mover-se mais facilmente. Material começa a movimentar-se como um fluido = liquefação.
Declividade Em ambientes áridos, calcários e arenitos duros e cimentados resistem à erosão e desintegram-se em grandes blocos, formando encostas íngremes de substrato exposto e encostas mais suaves coberyas com fragmentos de rochas = TÁLUS
* A declividade de camadas sedimentares individuais influencia a estabilidade da encosta.
Declividade BAIXA: o soloé estável pois o comportamento perpendicular da gravidade é grande e tende a manter com firmeza as rochas e o solos no lugar.
Declividade ALTA: o solo é instável pois o comportamento perpendicular paralelo da gravidade aumenta muito e aumenta a possibilidade de ruptura.
>> Desencadeamento de movimentos de massa: terremotos, aumento gradual da declividade devido à erosão, tempestades de chuvas. Caracterizados em : natureza do material, velocidade do movimento, natureza do movimento (deslizamento ou fluido).
# Sotoposta ao arenito, uma camada de folhelho mole impermeável mergulhou em direção ao rio Gros Ventre no mesmo ângulo de superfície da encosta. A camada de arenito (erodida pelo rio) ficou sem apoio no seu bordo inferior. Chuvas intensas de primavera e águas de degelo saturaram o arenito e deixaram o folhellho escorregadio. O atrito menor levou o arenito a deslizar declive abaixo até o rio. O deslizamento origicou uma barragem de detritos que criou um grande lago. A água do rio irromepeu através da barragem causando uma inundação repentina e desastrosa ajusante.

Outros materiais