Buscar

Geologia 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Capítulo 9
Metamorfismo
Mudanças significativas de pressão e temperatura geram mudanças na mineralogia, na textura, na composição química. Fatores: calor e pressão internos da Terra. Grau de metamorfismo: reflete as temperaturas e pressões a qual uma rocha foi sujeita.
Gradiente Geotérmico: aumento da temperatura com o aumento da profundidade. 
Pode ocorrer metamorfismo limitado onde as rochas próximas a intrusões ígneas são submetidas a temperaturas elevadas. Calor local intenso. Intrusões podem alterar metamorficamente as rochas encaixantes próximas.
- Pressão confinante: força geral aplicada igualmente em todas as direções
- Pressão dirigida = tensão diferencial: força exercida em uma direção particular. Ex: força compressiva quando duas placas convergem que resulta na deformação das rochas próximas aos limites de placas. O calor reduz a resistência da rocha e a pressão dirigida causa o dobramento intenso e deformação das rochas. 	
* Rocha se torna bandada à medida que minerais de diferentes composição são segregados em planos separados,
Metassomatismo: modificação na composição da rocha por transporte de fluidos e de substâncias químicas dentro ou fora dela. O dióxido e carbono dissolvido em fluidos hidrotermais é derivado de carbonatos sedimentares (calcário dolomito).
TIPOS DE METAMORFISMO
REGIONAL: colisão de placas continentais, ocorre em níveis moderados a profundos sob pressões moderadas a ultra-altas e temperaturas elevadas.
ALTA-PRESSÃO: ao longo de cinturões lineares de arcos vulcânicos, produzido por colisões continentais e corre sob alta pressão.
CONTATO: afeta uma estreita faixa das rochas encaixantes ao redor de uma intrusão ígnea. 
ASSOALHO VULCÂNICO: em dorsais mesoceânicas, onde a intrusão de magma afeta a circulação de água pelos basaltos extravasados. Aquecimento da água do mar que começa a circular pela crosta oceânica. 
SOTERRAMENTO: modifica rochas sedimentares em temperaturas e pressões cada vez mais altas. 
IMPACTO: resulta do calor e das ondas de choque da colisão de meteoritos.
TEXTURAS METAMÓRFICAS
FOLIAÇÃO: conjunto de superfícies paralelas, planas ou onduladas, produzidas pela deformação de rochas sedimentares e ígneas sob pressão direta. Presença de minerais placoides (micas e clorita). Planos paralelos à foliação = orientação preferencial. Ex. ardósia 
Classificadas em grau metamórfico, tamanho de seus grãos, natureza de sua foliação e bandamento.
Ardósia: rochas foliadas de mais baixo grau, produzidas pelo metamorfismo de folhelhos ou com o depósito de cinzas vulcânicas. 
Filito: de grau levemente mais alto que as ardósias. Brilho mais ou menos lustroso resultante de cristais de mica e clorita.
Xisto: baixo grau de metamorfismo. Arranjo paralelo dos minerais em folhas produz foliação penetrativa, espessa e ondulada.
Gnaisse: alto grau, rochas de coloração clara com bandas espessas de minerais claro e escuros segregados na rocha. Segregação de quartzo e feldspato (clara), e anfibólios e outros minerais máficos (escura).
Migmatito: fusão pode migrar apenas por uma pequena distância antes de resfriar-se novamente. As rochas são muito deformadas e contorcidas e são penetradas por muitos veios e lentes. 
ROCHAS GRANOBLÁSTICAS
Cristais que cresceram em forma equidimensionais. Não há foliação. Ex.: cornubiato, mármore, quartzito, greenstone, anfibolito e granulito.
PORFIROBLASTOS cristais grandes encontrados em rochas de metamorfismo regional e de contato. Crescem enquanto os minerais maiores estão sendo continuamente recristalizados à medida que as pressões e as temperaturas são alteradas. Ex.: granada, estaurolita.
ISÓGRADAS: representam transições de uma zona para outra. Revelam a pressão e a temperatura nas quais os minerais se formam.
* Zeólita: minerais que se formam por alterações em temperaturas e pressões muito baixas.
* Xistos verdes: grau mais alto de rochas máficas metamorfizadas. Ex.: Clorita.
* Anfibolito
* Piroxênio-granulitos: grão grosso. Temperatura elevada e pressão moderada.
* Xisto azul: pressão alta e temperatura moderada. 
> Fáceis metamórficas: agrupamentos de rochas de várias composições minerais formadas sob diferentes graus de metamorfismo e de protólitos distintos.
> Trajetória de P-T: registro sensível de muitos fatores importentes que influenciam o metamorfismo.
	- Progressivo: aumento de pressão e temperatura
- Retrogressivo: diminuição de pressão e temperatura
>> MÉLANGE: tipo de brecha composto de fragmentos rochosos formados por agitação em zonas de subducção. À medida que a litosfera oceânica descende, a região debaixo da parede interna da fossa é preenchida com esses sedimentos e com aqueles do fundo oceânico, além de fragmentos de ofiólitos raspados da placa descendente
Colisão Continente-Continente: sutura: registro geológico do limite entre os continentes. Intensa deformação resulta em uma crosta continental muito espessada ma zona de colisão. Ofiólitos encontrados pertos da sutura. 
À medida que a litosfera torna-se mais espessa, as partes mais profundas da crosta continental aquecem-se e são metamorfizadas em graus diferentes. Em zonas mais profundas, a fusão pode iniciar-se ao mesmo tempo, formando câmaras magmáticas em locais profundos no núcleo da cadeia de montanhas.
>> A tectônica – que age por meio da orogênese e da construção de montanhas – e o clima – que atua por meio do intemperismo e da erosão – interagem para controlar o fluxo das rochas metamórficas para a superfície terrestre.

Outros materiais