Buscar

Trabalho Futsal

Prévia do material em texto

- Passe
- Drible e Finta
- Cabeceio
- Chute
- Recepção
- Condução
- Domínio
Fundamentos 
Drible e Finta-São dois fundamentos semelhantes que consistem em passar por um marcador para ter no final da jogada, a bola em sua posse. A diferença entre os dois é que o drible é feito com a posse de bola no início do lance, já a finta é feita sem a posse da bola e chamada também de drible de corpo. Exigem, dependo do lance, velocidade, técnica, criatividade, força e ginga.
Cabeceio
É um fundamento defensivo e ofensivo que pode ser realizado entre os jogadores para três finalidades: defender a equipe, passar a bola e marcar um gol. Ou seja, o treinamento deve prever essas situações. A trajetória pode ser em direção ao chão da quadra, para o alto ou em linha reta. O cabeceio é feito parado ou em movimento.
Antecipação-Fundamento que acontece quando o jogador ultrapassa o adversário de forma ofensiva e defensiva. Ele é realizado para roubar a bola, começar um ataque, um passe, desarmar o adversário, reposicionar a bola, etc.
O esporte é muito recomendado pelos profissionais da saúde devido ao beneficio que causam no organismo. Assim, por exemplo, é um fator que reduz de maneira considerável a possibilidade de ter problemas cardíacos. Além disso, melhora o tônus muscular e, portanto, a estética. Tudo isso, mais o fato de ser importante para a saúde mental. Na verdade, o esporte geralmente aumenta o nível de autoestima como consequência do bem-estar que provoca. Este bem-estar não é uma simples aparência refletida em alguns, mas tem sido documentada em grandes explicações plausíveis. De fato, quando se faz um esforço prolongado, o organismo libera um efeito que causa uma sensação de prazer.
Benefícios do Esporte 
Futsal
Habilidades do Goleiro
Para o goleiros, além do requisitos já citados, é necessário algumas habilidades especiais.
 Reflexo (rápida reação diante um chute), posicionamento, saída do gol, dentre outros;
 As defesas são executadas com qualquer parte do corpo, mas principalmente com as mãos e com os pés;
 As mãos são mais exigidas em chutes de meia altura e mais altos;
 Os pés para chutes rasteiros e fortes;
 Existe também o “encaixe” onde se segura a bola com as mãos sem largar;
 Já a defesa chamada “espalmada” é a intervenção a chutes mais no canto do gol e difíceis de serem seguradas, então usa-se as mãos para desviar a bola da direção do gol.
Passe- Um dos mais importantes e mais executados em uma partida de futsal. Consiste basicamente em passar a bola para outro jogador. Para realizá-lo é necessário ter visão de jogo para acompanhar os companheiros e precisão para acertar na direção e na força necessária para que seu passe não seja interceptado.
Domínio- Esse, consiste em conseguir interromper a trajetória da bola de forma que ela fique sob seu controle. É um requisito muito exigido, já que os passes são rápidos e, por isso, mais difíceis de serem dominados.
Condução- Esse fundamento consiste em correr pela quadra tendo a bola sob domínio. Pode ser executado em linha reta (retilíneo) ou mudando de direção (zigue-zague). Com os pés, pode ser feito com a parte interna ou externa do pé, sendo que com a parte da frete (bico da chuteira) tem-se pouco controle da bola e por isso é pouco utilizado.
Regras Básicas
 NÚMERO DE JOGADORES - Cada equipe possui 5 jogadores, sendo um deles o Goleiro. Normalmente um equipe é formada por um Goleiro, um Fixo, dois Alas e um Pivô. 
 AS SUBSTITUIÇÕES - O número de substituições no Futsal são ilimitadas.
 REGRA DOS 4 SEGUNDOS - Não é permitido ao Goleiro ficar com o controle ou domínio da bola por mais de 4 segundos em sua meia quadra de defesa em nenhum ocasião. 
 CARTÕES - Assim como no Futebol, o cartão amarelo uma advertência e o vermelho expulsão. O Jogador que tomar dois cartões amarelos receberá obrigatoriamente o cartão vermelho.
 FALTAS - Cada equipe poderá cometer um limite de 5 faltas por tempo de jogo, a partir da 5° falta a equipe será punida com um tiro livre direto sem barreira que poderá ser cobrado no local da falta ou na marca de 10 metros.
Futebol de salão (também referido pelo acrônimo futsal) é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de cinco jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols.
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.
Futsal

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes