Buscar

Questionário ADM

Prévia do material em texto

1- Durante o intervalo da aula de Gestão - dois alunos da disciplina estavam construindo um conceito a respeito de Administrar. Depois de alguns horas de discussões, chegaram a uma conclusão de concepção de um conceito. Qual seria esse conceito dentro das alternativas apresentadas? - Significa lidar pessoas e agir com recursos escassos valiosos, visando à otimização de aplicação desses recursos para a organização alcançarem seus objetivos.
2- O ambiente constituído de todo o complexo de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as empresas em conjunto, como as variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas é o? – MACROAMBIENTE
3- A primeira função administrativa da empresa, responsável pela determinação dos objetivos e detalhar os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz é? - O PLANEJAMENTO.
4- Dentre as ferramentas utilizadas para ajudar na gestão estratégica da empresa encontramos o Balanced Scorecard, que consiste em: - Reunir as principais perspectivas envolvidas, ou seja, financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.
5- Há duas décadas, no governo de Fernando Henrique Cardoso, a Petrobras mudou sua missão de "A missão de Petrobras é prover o território nacional de combustíveis e derivados de petróleo" para "A missão da Petrobras é ser uma empresa de energia". O resultado dessa nova missão foi a ampliação para novos mercados fora do Brasil bem como para novo portifólio de produtos que incluem a produção Energia elétrica, energia eólica e biocombustível. Essa mudança de missão veio por uma mudança organizacional planejada. Que tipo de planejamento foi esse? Em que nível? - Nível estratégico, pois envolveu a empresa como um todo e focou o nível institucional da empresa.
6- Trata-se de um guia genérico para a ação. Ela delimita a ação, mas não especifica o tempo necessariamente. Esta definição refere-se a ? – Política.
7- O José recentemente aceitou um trabalho como auditor interno em uma empresa de seguros de grande dimensão. José descobriu que seu novo trabalho é bem diferente do que teve no estágio em uma empresa de consultoria contábil. A empresa de seguros tem definido estritamente responsabilidades de trabalho e linhas de comunicação. Parece que para cada decisão que José precisa tomar, a aprovação deve ser obtida a partir de gerência superior! Em geral, lhe parece que o ambiente de trabalho é bastante formal, em comparação com o estágio. José corretamente concluiu que uma das seguintes opções, caracterizava a organização da empresa de seguros: - Um elevado grau de centralização.
8- As organizações independente da sua natureza, são dotadas de pessoas que embora ocupem posições dentro da mesma, constituindo uma rede de relacionamento e interações. Esse cenário caracteriza uma organização do tipo? – INFORMAL.
9- Para o gestor obter resultado pontual na Função de Controle (preventiva,simultânea e posterior) deve apresentar um conjunto de ações devidamente analisadas e recondicionadas ao longo da dinâmica de construção do produto. Cite as três primeiras Funções que completam o esforço conjugado de administrar gerenciado pelo gestor? - Planejar, organizar, dirigir.
10- QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO ESTILO BÁSICO DE DIREÇÃO, DETERMINADO COMO TEORIA X? - FUNDAMENTADO EM CONCEPÇÕES ANTIGAS A RESPEITO DO COMPORTAMENTO HUMANO.
11- Sabemos que o administrador desempenha diversos papeis e funções no contexto organizacional, além de ser responsável pela gestão dos recursos. Então, podemos afirmar que o administrador é essencial? - Em qualquer tipo de organização, seja ela privada ou pública.
12- Toda empresa deve ter sua missão, sua visão e seus valores, que norteiam os rumos do negócio, de forma muito clara para todos os interessados. - Os valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual.
13- Uma das ferramentas utilizadas para um bom Planejamento Estratégico tem como alguns fatores muito importantes a serem levados em consideração, as ameaças e as oportunidades que o ambiente externo está apresentando. Essa ferramenta é conhecida como? - Análise SWOT.
14- O planejamento estratégico é elaborado a partir de três atividades básicas: - A análise ambiental, a análise empresarial e a formulação de estratégias capazes de compatibilizar as condições internas da empresa às condições externas do ambiente.
15- Qualquer organização possui dois tipos de estrutura: a formal e a informal. Com relação a estrutura informal é INCORRETO afirmar: - Está representada no organograma.
16- Você foi contratado para organizar o departamento de marketing de aa empresa Beta. A primeira coisa que descobriu é que não existia planejamento de alguma espécie. Para começar a se preparar para fazer o planejamento você deve ter acesso a informações contidas em um plano que alimentaria de dados o seu departamento. Esse plano seria: - Estratégico.
17- A função administrativa de direção no nível intermediário recebe o nome de gerência e se incumbe de dirigir o comportamento das pessoas para o alcance dos objetivos empresariais. A gerência é uma atividade voltada para as pessoas e se fundamenta na: - Motivação, Liderança e Comunicação.
18- A função administrativa responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa é: - Direção.
19- O planejamento da empresa que é projetado no longo prazo, que está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa, e que envolve a empresa como uma totalidade é o: - Estratégico.
20- A Conta-Corrente, S.A. revê periodicamente as metas da empresa. Durante o processo, os gestores analisam suas estratégias atuais em comparação com as de seus concorrentes, determinam metas que pretendem alcançar e decidem as ações específicas para cada área da empresa para levar para a prossecução destes objetivos. Com essas ações os gestores da empresa estão envolvidos na função de gestão: - planejamento.
21- O planejamento elaborado no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais. Dentre as características do planejamento tático, estão: - É projetado para o futuro próximo ou para as atividades atuais da empresa em nível de departamentos.
22- milhares de funcionários de mãos dadas cumprimentam os novos funcionários. O ritual da segunda foi arquitetado pela superintendente do grupo e serve apenas para apresentar os números mais recentes das vendas e verificar se as metas mensais estão sendo atingidas. Posteriormente, os funcionários cantam o hino nacional e o da empresa, fazem uma oração coletiva e retornam ao trabalho¿. Interpretando a situação, podemos concluir: - V-É uma abordagem comportamental com ênfase nas pessoas, que se propõe a uma visão mais ampla daquilo que motiva as pessoas a agir ou a se comportar, voltada à cooperação e participação.
23- O processo decisório é delegado aos níveis intermediários e operacional, dentro de suas áreas de atuação, esta definição refere-se a: - Descentralização.
24- NOVA YORK - A Nissan anunciou neste sábado um recall de 226 mil veículos por problemas nos airbags componentes de diversos modelos, inclusive em automóveis ainda em período de garantia. Este é mais um capítulo na série de convocações de montadoras por falhas nos equipamentos de segurança, que afetaram veículos novos e seminovos de marcas como BMW, Chrysler, Ford, Honda, Mazda e Toyota e da própria Nissan em episódios anteriores. Com base na notícia sobre a Nissan podemos afirmar que os airbags defeituosos indicam que provavelmente houve falha em que fase do processo em que ocorre o controle (baseada no sincronismo temporal): - pré-controle ou preventivo.
25 - O planejamento é feito de modo diferente nos vários níveis organizacionais. Em razãodisso, existe uma forma e hierarquia de planos. Explique os três níveis de planejamento. - Planejamento Estratégico ou Institucional: É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto; Planejamento Tático: É o planejamento que abrange cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico; Planejamento Operacional: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.
26- A Senhora Marise tem uma pequena empresa que está em fase de crescimento; para melhorar sua administração, ela está pensando em departamentalizar; para tanto, começou a estudar as vantagens e desvantagens de cada tipo de departamentalização. Após analisar todos os tipos de departamentalização, ela escolheu departamentalizar por clientes, por ter mais vantagens para seu tipo de empresa, ou seja, uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações. Quais seriam estas vantagens? - As vantagens da departamentalização por clientes é contar com funcionários que conhecem bem as expectativas e as demandas dos clientes. Atendimento personalizado.
27- A administração financeira é o conjunto de atividades que administra o fluxo de recursos financeiros na empresa. Ela assume um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades da organização, contribuindo de forma fundamental para o sucesso do empreendimento. As alternativas abaixo se referem as funções típicas do administrador financeiro, exceto: - Realizar pesquisas mercadológicas visando maximizar a satisfação do público-alvo da empresa.
28- A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio do processo administrativo, que envolve as seguintes funções: - Planejamento, Organização, Direção e Controle.
29- São fatores ambientais que afetam as organizações e estão presentes no ambiente indireto ou macroambiente, EXCETO: - Concorrência.
30- A Análise SWOT é uma das feramentas utilizadas para a elaboração do Planejamento Estratégico de uma empresa. Para tal formulação exige o conhecimento da situação interna e externa para esclarecer os dirigentes quanto às decisões a serem tomadas. Esta ferramenta, quando aplicada, mostrará aos dirigentes da empresa: - As forças e fraquezas do ambiente interno bem como as oportunidades ou ameaças do ambiente externo.
31- O planejamento elaborado no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais. Dentre as características do planejamento tático, estão: - É projetado para o futuro próximo ou para as atividades atuais da empresa em nível de departamentos.
32- Assinale a alternativa que evidencia os Benefícios do Planejamento: - Racionalização dos recursos; Adequação das atividades organizacionais; Adequação das ações da organização às ameaças do ambiente e as necessidades dos clientes; Antecipação das decisões organizacionais.
33- João, Patrícia e Antônio, administradores recém-formados, decidiram unir-se em sociedade e criar uma microempresa de fornecimento de refeições em domicílio. Fizeram os trâmites legais, registraram um Contrato Social , emitiram CNPJ e Inscrição Estadual. Atualmente, estão separando os documentos para a inscrição da empresa na Prefeitura do Município para fins de obtenção do Alvará de Funcionamento. Quanto ao caso descrito acima, pode-se afirmar que: - Os amigos estão registrando uma organização formal, pois desde sua criação existem regras, contratos assinados e um objetivo comum.
34- A quebra do produto em partes seqüenciais é um modelo de departamentalização. Assinale abaixo a alternativa que retrata esse modelo:  - Por Processos.
35- "É um processo que busca a satisfação de alguma necessidade. Não é característica individual, mas resultado da interação entre a pessoa e determinada situação". Pode-se afirmar que é o conceito de: - Motivação.
36- Analise as afirmações relacionadas à terceira função do administrador, a direção, e escolha a opção que melhor responde a questão.
I - Função Administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
II - Maneira pela qual objetivos devem ser alcançados através das atividades das pessoas e da aplicação dos recursos organizacionais.
III - Seu papel é o de acionar, fazer acontecer, dinamizar. Está, portanto, relacionada com a ação organizacional. – Todas as alternativas estão corretas.
37- Dentre as habilidades gerenciais, qual é a capacidade que o administrador necessita desenvolver para liderar e controlar o comportamento dos outros indivíduos ou grupo, que diz respeito às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados através delas? - Habilidade Humana.
38- Um sistema pode ser definido com um todo organizado; uma combinação de elementos formando um todo complexo ou unitário; um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades. Deste modo, assinale a alternativa CORRETA referente à consideração sobre sistema. - Os seres vivos são sistemas abertos com entradas e saídas em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente.
39- De acordo com que vimos em nosso material didático. "Podemos ser definido como um conjunto de órgãos, setores, departamentos, unidades, pessoas, equipamentos, etc. dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos". Assinale a alternativa correta relacionada ao conceito mencionado. - Sistema Organizacional.
40- Em uma empresa, para a elaboração do Planejamento faz-se necessário à definição da filosofia empresarial, que norteiam os rumos do negócio. De acordo com o que aprendemos em nossas aulas defina o conceito de missão: -  A razão pela qual uma empresa foi constituída.
41- João (estudante de gestão) acessou um programa de entrevistas em um canal de televisão a cabo de grande audiência. Esse programa televisível - é sempre exibido no final de cada mês - uma mesa redonda com três empresários. O primeiro gestor é responsável por uma rede de drogarias, o segundo proprietário de um coiffeur e o último dono de um brechó. A pauta de debates consistia na discussão e interpretação dos objetivos propostos da organização e traduzi-los em ação empresarial. Ao longo da discussão todos concordaram que somente com o processo administrativos e suas funções, poderiam obter resultados em suas atividades. Quais seriam essas funções discutidas pelos empresários? - Planejamento, organização, direção e controle.
42- No estudo das organizações aprendemos que elas estão divididas basicamente em três níveis: Institucional ou Estratégico, Intermediário ou Tático e Operacional. Abaixo, identifique a única opção que descreve claramente o nível Tático da organização: - Lida com a captação dos recursos para por em prática as decisões tomadas pelo nível superior. Composto por profissionais que têm a responsabilidade de traduzir as estratégias para o alcance dos objetivos, em planos de ação.
43- As empresas não agem na pura improvisação e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, da primeira vez e sem erro. Podemos afirmar sobre a função Planejamento: - Representa a primeira função administrativa por servir de base para as demais funções.
44- Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização são denominados: - Estratégicos.
45- Augusto, diretor de mercado, está elaborando o planejamento estratégico. Ele está analisando os pontos fortes/forças (vantagens estruturais controláveis da empresa) e os pontos fracos/fraquezas (desvantagens estruturais controláveis da empresa). Em relação a análise SWOT, qual a alternativa que melhor representa a análise realizada pelo diretor de mercado: - Análise do ambienteinterno.
46- Marque nas opções a seguir, a única afirmação correta sobre os Planos: - Os Operacionais procuram orientar as tarefas básicas a serem executadas no setor.
47- O processo de traduzir os objetivos estratégicos amplos e abrangentes de toda a organização em metas e planos relevantes para uma parte específica da organização é conhecida como: - planejamento tático.
48- Enquanto os objetivos especificam as metas futuras que a organização deseja alcançar, os planos estabelecem os meios para alcançá-los. Neste contexto, há três tipos de planos: os estratégicos, os táticos e os operacionais. Escolha a opção abaixo que contem algumas das características dos planos táticos: - Traduzem objetivos gerais em específicos para as áreas funcionais como Operações, ou Finanças. Geralmente são elaborados para até um ano (médio prazo) definindo as principais ações a serem implementadas em cada unidade da organização.
49- O planejamento elaborado no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais. Dentre as características do planejamento tático, estão: - É projetado para o futuro próximo ou para as atividades atuais da empresa em nível de departamentos.
50- Estudamos que os planos operacionais relacionados com métodos são denominados: - Procedimentos ou processos.
51- As atividades planejamento são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento, ou seja, no estratégico, tático e operacional. O planejamento operacional apresenta a seguinte característica: - Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações.
52- Um dos elementos da função Organização é a Amplitude de Controle. O que significa esse elemento? - Número de subordinados pelos quais um setor é responsável.
53- O  Organograma representa a organização formal de uma empresa e pode assumir modelos diversos, em função dos objetivos e características específicas de cada empresa. Quando a empresa enfatiza a flexibilidade, a mobilidade, a horizontalidade e a conectividade entre os setores e os colaboradores, podemos identificar seu modelo de estrutura como: - Rede.
54- A departamentalização também reflete a disposição da empresa em centralizar ou descentralizar o processo administrativo. Assinale uma vantagem da Descentralização. - Concentra a atenção do administrador nos resultados e estimula a iniciativa dos administradores de nível médio.
55- A segunda função administrativa da empresa, responsável por dar estrutura e configuração à ação empresarial como um todo é: - Organização.
56- Cada vez se enfatiza mais os grupos e as equipes e não apenas o comportamento individualizado. As equipes são mais do que simplesmente grupos de pessoas. Através da direção, PODE-SE OBTER: - Sinergia, responsabilidade coletiva, responsabilidade solidária, objetivos convergentes, força-tarefa.
57- A função administrativa responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa é: - Direção.
58- É um processo que busca a satisfação de alguma necessidade. Não é característica individual, mas resultado da interação entre a pessoa e determinada situação". Pode-se afirmar que é o conceito de? – Motivação.
59- São níveis de abrangência na função controle: - ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.
60- A função controle tem por objetivo comparar aquilo que foi planejado com o que foi, efetivamente realizado, dentro do sistema organizacional. Neste contexto, marque a alternativa correta sobre as características do controle realizado pelo nível institucional, ou estratégico, da empresa - Envolve toda a empresa e é direcionado para o longo prazo.
61- "[...]A busca da qualidade deve fazer parte de todos os momentos das pessoas que compõem a organização .A qualidade é um processo inesgotável" . ( S.Jordão in A arte de liderar . Vivenciando mudanças num mundo globalizado) . Neste caso , a função administrativa que tem por finalidade comparar a qualidade dos resultados alcançados com os resultados previstos é o (a): - Controle.
62- Das quatro fases (ou etapas) administrativas, presentes no cotidiano de uma organização, a função Controle apresenta como uma de suas características: - comparar desempenho atual com o esperado.
63- Das várias afirmações possíveis sobre a atividade-fim de qualquer organização podemos apenas considerar correta a seguinte: - a atividade-fim de qualquer organização é seu sistema de operações, que responde pela transformação dos insumos ou matérias primas em produtos ou serviços acabados
64- De acordo com a área funcional de Administração de Operações, assinale a alternativa que NÃO compete aos Gerentes de Operações: - Tomar decisões relativas à segmentação e posicionamento da marca do produto.
65- Dentre as principais preocupações que devem nortear o funcionamento da área de operações para manter sua vantagem competitiva, o gerente de operações da empresa XYZ&ABC deve se preocupar com alguns fatores. Marque a opção FALSA referente a esses fatores e seus respectivos objetivos: - 
LUCRATIVIDADE - fazer com que o negócio não dependa de forma direta da margem de lucro, da escala e dos processos de produção.
66- A área de administração de operações cuida dos processos presentes em todas as organizações, sejam de serviços ou de produção. O que existe em comum nesses dois tipos de organizações é o processo de transformação que se constitui a base da área de administração de operações. O que pode diferenciar uma organização de outra é a natureza dos bens produzidos. Marque a afirmativa FALSA quanto às características desses dois tipos de organização, como destacadas pelos autores Sobral e Peci (2008): - Nas organizações de manufatura produzem bens tangíveis, duráveis e intangíveis.
67- Estudamos em Marketing que durante o ciclo de vida dos produtos suas  vendas  atravessam  diferentes estágios. Se um determinado produto oferecido por uma organização apresenta uma melhoria substancial nos lucros podemos dizer que ele se encontra em um dos estágios a seguir: introdução, concepção, crescimento. maturidade e declínio.   Sendo assim assinale a alternativa que defina o estágio, que este produto com as caracteristicas citadas acima, se encontra de acordo com o seu ciclo de vida. – Crescimento.
68- Quando uma empresa está preocupada com seus produtos, face a necessidade de alcançar o mercado, procura desenvolver uma política abrangente e eficiente que trate da entrega do produto em local, momento e quantidades certos. Neste estudo deve ser observado com atenção o processo logístico a ser implantado e as formas de estocagem, dentre outros aspectos relevantes. Neste âmbito estamos tratando que que política a ser estabelecida? - política de Distribuição.
69- Estudamos que a política de preços tem impacto sobre a imagem do produto e influencia diretamente nas decisões de compra dos consumidores. Para definir o preço de um produto, deverão ser considerados fatores como: - O valor percebido pelo cliente, o preço praticado pelos concorrentes, os objetivos da organização, os custos de produção, entre outros.
70- O conceito de produto não se refere exclusivamente a objetos físicos, mas também a serviços, informações, organização, ideias e eventos. Dessa forma o conceito de produto vai de encontro ao paradigma de Marketing, ou seja: - Tudo aquilo que possa satisfazer uma necessidade ou um desejo do consumidor.
71- Tomar as decisões corretas é uma tarefa importante para os gerentes de marketing. Com relação a este conceito podemos afirmar:
I- O marketing envolve a satisfação e as necessidades dos clientes.
II-As empresas precisam monitorar seus clientes e concorrentes.
III-O bom marketing resulta de planejamento e pesquisa – Todas alternativas estão corretas.
72- "As prioridades dos clientes quase sempre são diferentes daquilo que se espera. Sua decisão de compra(cliente) é influenciadapor vários fatores, como família e amigos, e não apenas pelo preço. Cada cliente possui uma necessidade específica e é preciso reconhecer os diferentes tipos de clientes para que se possa oferecer o produto certo". (Gestão Empresarial, 2008). A área da Administração que tem por finalidade resolver tal situação é: - Marketing.
73- Para enfrentar os desafios de um ambiente externo cada vez mais competitivo. ameaçador e dinâmico, as organizações precisam cada vez mais de pessoas competentes e talentosas em seus quadros e  a Administração de Recursos Humanos (ARH), através do treinamento e desenvolvimento (T&D), ajuda os colaboradores a adquirirem novos conhecimentos, habilidades e atitudes que serão úteis ao crescimento e sobrevivência da própria organização. Neste contexto, escolha das opções abaixo a ordem correta das etapas de um programa bem administrado de T&D. - (1) Levantamento das necessidades de treinamento; (2) Elaboração de um programa que atenda as necessidades de treinamento; (3) Implantação do programa e; (4) Avaliação dos resultados.
74- "Na Southwest Airlines o departamento de recursos humanos é um dos mais importantes da companhia - com 125 membros. O departamento de recursos humanos controla todas as contratações da empresa, tendo estado muito ocupado ultimamente. Em dez anos, o quadro de pessoal da Southwest aumentou 97%. A administração da companhia adota uma abordagem informal para entrevistar candidatos." (Zellner, Business Welk,1995, p.69). Neste caso, o procedimento utilizado pela companhia ocorre no processo de: - seleção.
75- Dr. Theo Silva, Diretor de Recursos Humanos da Brazilian TecnoInfo, reuniu seus gestores das diversas áreas de R.H., para estudar o Processo de Administração de Recursos Humanos, visando as novas ações táticas para o próximo ano. Dentre as atividades que preocupam estes administradores de RH, estão aquelas que buscam ampliar na empresa a sua mão de obra técnica, que devem ser realizadas observando técnicos similares que atuam no mercado e buscando novos talentos, já no primeiro trimestre, para capacitá-los, pois os resultados esperados para o próximo exercício são desafiadores e envolvem várias áreas. Com base no texto mencionado acima, podemos afirmar que Theo Silva e seus gerentes estão priorizando a: - Seleção - Recrutamento - Planejamento - Orientação – Treinamento.
76- Fatores de influencias Ambientais na Administração de Recursos Humanos: - Globalização, Legislação, Tecnologia, Demografia.
77- Existem várias metodologias para avaliação de desempenho, dentre as quais encontramos a avaliação de 360 graus. Em que consiste esta metodologia de avaliação? – A participação de todas as pessoas que pertencem ao círculo de atuação do funcionário, como superiores, subordinados, pares e clientes.
78- As entrevistas, dinâmicas de grupo, testes de conhecimentos gerais ou específicos, testes psicométricos e os de personalidade, além das simulações de desempenho são utilizados como instrumentos de? – Seleção de Pessoas.
79- O objetivo econômico da administração financeira é valido tanto para empresas públicas como para os empreendimentos privados. Representa: - Lucro para ambas é essencial.
80- A administração financeira é o conjunto de atividades que administra o fluxo de recursos financeiros na empresa. Ela assume um papel muito importante no desenvolvimento de todas as atividades da organização, contribuindo de forma fundamental para o sucesso do empreendimento. As alternativas abaixo se referem as funções típicas do administrador financeiro, exceto: - Realizar pesquisas mercadológicas visando maximizar a satisfação do público-alvo da empresa.
81- A estrutura da área de administração financeira em uma organização de grande porte geralmente inclui três departamentos subordinados ao administrador financeiro. Um desses, a Controladoria, tem como função: - supervisionar as atividades de contabilidade e auditoria da organização.
82- Quando a administração financeira examina a capacidade da organização para gerar resultados de forma a remunerar os investidores, qual a atividade que ela está realizando? – Diagnóstico.
83- A estrutura da área de administração financeira em uma organização de grande porte geralmente inclui três departamentos subordinados ao administrador financeiro. Esses departamentos são: - Controladoria, tesouraria e o planejamento financeiro.
84- Podemos dizer que em uma organização que estabelece uma política de decisões sobre o lucro líquido da empresa, definindo que parte desse lucro deve ser dividida entre os sócios e que parte do lucro deve ser reinvestida no negócio, trata-se de: - Política de dividendos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes