Buscar

comunicação escrita

Prévia do material em texto

comunicação escrita
A comunicação escrita é realizada de diversas formas: quadros de avisos, placas informativas, e-mails, intranet e blogs internos. São excelentes canais para manter os funcionários alinhados com os acontecimentos e novidades da empresa.
Este tipo de comunicação também é muito utilizado para a elaboração de manuais, fluxogramas, cronogramas e registro de dados relevantes às equipes.
Comunicação oral
A comunicação oral pode ser aplicada por meio de palestras, reuniões e confraternizações, trazendo um cunho mais interativo com os colaboradores. Há também o diálogo direto entre líderes e liderados, seja para troca de feedbacks, discussão de ideias ou mesmo para aproximar o relacionamento entre si.
Comunicação vertical
A comunicação vertical é direcionada para os líderes, e envolve apenas este nível hierárquico específico. É utilizada quando há necessidade de desenvolver planejamentos estratégicos ou abordar assuntos mais restritos pertinentes apenas aos gestores.
Comunicação horizontal
É a comunicação entre pares — colegas de trabalho e funcionários de mesmo nível hierárquico. Este tipo de comunicação faz parte da habilidade de construir bons relacionamentos interpessoais, e é essencial para fluidez dos processos e clima organizacional agradável.
Comunicação diagonal
A comunicação diagonal preocupa-se em envolver os diferentes níveis hierárquicos, bem como os diversos departamentos. É normalmente utilizada quando há necessidade de informar alguma novidade na empresa, contextualizar os projetos em andamento ou transmitir mensagens motivacionais para manter o engajamento.
Gostou deste artigo? Comente e compartilhe a dica com seus amigos nas redes sociais.

Outros materiais

Perguntas Recentes