Buscar

DIREITOS HUMANOS AULA 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	
	24/04/2018 12:07:30 (Finalizada)
	
	2018.1 EAD
	Disciplina: CCJ0182 - DIREITOS HUMANOS 
	
	 
	Ref.: 201708752042
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Leia o trecho abaixo retirado do voto de Celso de Mello na ADPF 54: A meta central das Constituições modernas, e da Carta de 1988 em particular, pode ser resumida, como já exposto, na promoção do bem-estar do homem, cujo ponto de partida está em assegurar as condições de sua própria dignidade, que inclui, além da proteção dos direitos individuais, condições materiais mínimas de existência. Ao apurar os elementos fundamentais dessa dignidade (o mínimo existencial), estar-se-ão estabelecendo exatamente os alvos prioritários dos gastos públicos. A partir do texto, aponte a única resposta que não corresponde ao conceito de mínimo existencial:
		
	
	Os direitos sociais, muito embora não possuam eficácia plena, prestam-se a garantir o conjunto mínimo de condições de vida digna para todos.
	
	O Supremo Tribunal Federal vem reconhecendo a efetividade dos direitos sociais atrelados ao mínimo existencial, reconhecendo, portanto, que tal mínimo gera um conjunto um direito subjetivo a prestações garantidores de vida digna.
	
	No âmbito do direito à saúde, a argumentação de que os recursos públicos são limitados e, portanto, autoriza o gestor público a adotar uma política que atente aos princípios da economicidade das ações e do custo-benefício dos tratamentos não afasta o dever do Estado de garantir o mínimo existencial.
	
	a íntima vinculação de diversos direitos sociais com o direito à vida e com o direito à dignidade humana leva à necessidade de se reconhecer que as condições existenciais mínimas representam claro limite à liberdade de conformação do legislador democrático.
	 
	Os direitos sociais ligados ao mínimo existencial, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, não autorizam o ativismo do poder judiciário na sua concretização.
	
	 
	Ref.: 201708358809
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O surgimento da primeira dimensão dos direitos fundamentais surge com a Revolução francesa de 1789, ocasião em que o paradigma estatal absolutista (Estado de não-direito) deixa de existir, surgindo em seu lugar o Estado liberal de Direito. Assim sendo, é correto afirmar que são direitos de primeira dimensão:
		
	 
	os direitos civis e políticos
	
	os direitos coletivos
	
	os direitos individuais homogêneos
	
	os direitos difusos
	
	os direitos sociais
	
	 
	Ref.: 201708759002
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sobre o princípio da dignidade da pessoa humana, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Não admite ponderação, sob qualquer hipótese.
	
	A sua consagração como princípio fundamental da Constituição Federal de 1988 não exige uma reinterpretação da ordem jurídica infraconstitucional pretérita.
	
	Ao tornar-se princípio matriz da atividade interpretativa da Constituição, passou a ostentar supremacia formal sobre todos os demais princípios constitucionais.
	
	Nem sempre deve nortear o intérprete na atividade ponderativa.
	 
	Contém um núcleo essencial, que não admite restrição, denominado mínimo existencial.
	
	 
	Ref.: 201708752044
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A efetividade dos direitos fundamentais de segunda dimensão tem sua aplicabilidade atrelada:
		
	
	à reserva do possível e ao positivismo jurídico
	
	ao mínimo existencial e à aplicação mecânica de regras constitucionais
	
	à reserva do possível e ao garantismo liberal
	
	à dificuldade contramajoritária e a negação do ativismo judicial
	 
	ao mínimo existencial e ao pós-positivismo
	
	 
	Ref.: 201708344080
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação à efetividade ou eficácia social dos direitos sociais, é comum afirmar-se que, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, tais direitos não estariam aptos para gerar verdadeiros direitos subjetivos para o cidadão comum. No entanto, parte da doutrina e da jurisprudência divergem de tal entendimento. Assim sendo, é correto afirmar que:
		
	
	o STF afirma a primazia absoluta dos direitos sociais, mesmo quando sua efetivação vá além do mínimo existencial.
	 
	o STF, em decisões recentes, vem reconhecendo a plena justiciabilidade (efetividade) dos direitos sociais, quando relacionados ao mínimo existencial.
	
	o STF afirma a primazia absoluta das liberdades individuais sobre os direitos sociais, daí a sua atual posição não-concretista.
	
	o STF não pode intervir em matéria de direitos sociais, por não serem estes verdadeiros direitos fundamentais.
	
	o STF, em decisões recentes, afirmou a primazia do princípio da Reserva do Possível sobre o mínimo existencial.
	
	 
	Ref.: 201708368062
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Especificamente quanto aos direitos sociais, é comum afirmar-se que, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, dentro de um panorama de escassez de recursos, o poder judiciário não poderia interferir no âmbito das escolhas relacionadas à alocação dos recursos públicos a não ser para garantir:
		
	
	a reserva do possível jurídica representada pela falta de recursos financeiros do Estado
	
	o mínimo existencial representado pela garantia apenas da igualdade formal
	
	a reserva do possível fática encontrada na dignidade da pessoa humana
	 
	o mínimo existencial representado pela garantia de condições mínimas de vida digna para todos
	
	a dificuldade contramajoritária do poder jurisdicional de juízes e tribunais
	
	 
	Ref.: 201708326023
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Aponte a única opção que é compatível com as características gerais dos direitos sociais:
		
	
	os direitos sociais são aplicados mediante o dogma da subsunção e da aplicação mecãnica da lei.
	
	os direitos sociais são direitos negativos de defesa que não dependem da atuação positiva do Estado.
	 
	os direitos sociais são direitos estatais prestacionais que ficam na dependência de recursos financeiros do Estado.
	
	os direitos sociais são positivados sob a forma de regras jurídicas.
	
	os direitos sociais não dependem de recursos financeiros do Estado.
	
	 
	Ref.: 201708416645
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	¿O ser humano é um ser social, não vive de forma isolada. Dessa necessidade primária, aliada à de autopreservação, de forma remota, tem-se a origem do Estado, sob a sistemática de um contrato social, como garantidor da ordem social em contrapartida à concessão feita pelos indivíduos de algumas de suas liberdades. O Estado, atendendo a tendências que foram surgindo nas diferentes épocas, foi assumindo ao longo dos tempos, variadas formas e foi, com isso, adotando posições em relação aos direitos a que fazem jus os indivíduos. A princípio se tem os direitos humanos, que são a eles inerentes e decorrentes da própria condição de ¿ser humano¿. Com o passar do tempo e à medida que foram sendo reconhecidos pelas ordens jurídicas dos diversos Estados, através de sua positivação em textos constitucionais, tornaram-se eles, então, direitos fundamentais.¿ Considerando o texto do enunciado, aponte qual das opções seria aquela que melhor corresponde à ideia de mínimo existencial no contexto constitucional pátrio.
		
	 
	o principio do mínimo existencial está relacionado com o fato de nem a separação de poderes nem o princípio majoritário, serem absolutos em si mesmos, sendo possível excepcioná-los em determinadas hipóteses, especialmente quando se tratar degarantia dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana¿, pois esses dois subsistemas não justificam a alegada impossibilidade de se reconhecer a eficácia positiva às normas pertinentes à dignidade da pessoa humana em seu aspecto material, sendo assim possível, se reconhecer ao judiciário a legitimidade de sindicar algum efeito mediante provocação.
	
	o principio do mínimo existencial está relacionado apenas com os direitos negativos, que somente são passíveis de tutela pela atuação do Poder Judiciário, pois a efetivação dos direitos positivos, por demandarem recursos, estariam sujeitos somente à vontade do Poder Executivo.
	
	o principio do mínimo existencial corresponde à analise de uma previsão legal para a prestação efetiva de direitos, observado os recursos materiais disponíveis para sua satisfação, motivo pelo qual, em fase judicial, defende-se que os juízes não teriam capacidade funcional necessária para garantir a efetivação das prestações dos direitos sociais, tratando-se que questão que foge dos âmbitos judiciais.
	
	o principio do mínimo existencial está relacionado ao fato do Poder Judiciário ser o órgão competente para proporcionar a concreta observância dos preceitos constitucionais, já que, não obstante tais normas tenham imperatividade, na prática social, não raras vezes, são eles, descumpridos. É um princípio aplicável somente para proteção dos direitos fundamentais das minorias socialmente discriminadas e grupos não privilegiados, que dependem em última instância da atuação do Poder Judiciário¿.
	
	o principio do mínimo existencial procura identificar o fenômeno econômico da limitação dos recursos disponíveis diante das necessidades quase sempre infinitas a serem por eles supridas pelo Estado. Assim, o que este princípio significa, é que há um limite de possibilidades para a concretização de direitos, independentemente da previsão legal.

Outros materiais

Outros materiais