Buscar

2ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
GEOGRAFIA EAD – ESTÁCIO DE SÁ 2018
Como se apresenta o conceito de equilibração na teoria piagetiana?
R= Um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
A concepção de que o indivíduo apresenta estruturas pré-concebidas para aprendizagem e que os fatores genéticos são fundamentais para seu desenvolvimento é entendê-lo como sendo:
R= Determinado por estruturas inatas.
	
São feitas duas afirmações abaixo. Resultados de pesquisa, baseados em procedimentos de observação e mensuração mais precisos, mostram que a visão tradicionalmente mantida pelo senso comum subestima o bebê recém-nascido. PORQUE Este demonstra estar preparado para a vinculação afetiva e interação social, o que evidencia na imitação de expressões faciais. Pode-se afirmar que
R= As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
Erick Erickson, assim como Freud, é um teórico das abordagens psicodinâmicas. Todavia, ele discordava de Freud em alguns aspectos. Das alternativas abaixo, qual delas representa uma das discordâncias de Erickson à Freud?
R= Enquanto para Freud, o sujeito é passivo em seu desenvolvimento, para Erickson, o sujeito é ativo.
	
A aprendizagem significativa ocorre quando: I) Os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. II) A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação do conceito subsunçor. III) Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. IV) O que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que só aprenderiam se fossem ensinados por alguém.
R= I, II, III
	
Ausubel é um importante teórico da Cognição. Para ele, os subsunçores apresentam grande importância na aprendizagem significativa. Das alternativas abaixo, assinale aquela que melhor representa a importância dos subsunçores no processo de construção de conhecimento.
R= São concepções prévias que atuarão como âncoras para que novos conceitos sejam apreendidos.
Noam Chomsky trouxe uma contribuição ímpar para a compreensão da cognição humana ao estudar o desenvolvimento da linguagem. Sua principal premissa teórica é: o uso de signos linguísticos para a livre expressão do pensamento distingue o homem dos animais e das máquinas. É a propriedade responsável por termos história, cultura e diversidade. Fundamentados nesta concepção, marque a única resposta que complemente a premissa citada.
R= Os homens aprendem a falar porque apresentam uma predisposição genética que os dotam de um Mecanismo de aquisição de Linguagem.
Segundo Chomsky, podemos caracterizar a linguagem como:
Característica da espécie humana que faz uso de signos linguísticos para a livre expressão do pensamento e que distingue o homem dos animais e das máquinas.
 Propriedade responsável por termos história, cultura e diversidade.
Um sistema internamente complexo, com subsistemas internos distintos (fonologia, sintaxe, semântica, pragmática, etc.).
 Assinale a opção correta:
R= As alternativas I, II e III são verdadeiras.
	
Um trem de brinquedo desaparece dentro de um túnel. Nesse momento, a criança passa a acreditar que o trem deixou de existir. Essa experiência cognitiva indica a ausência do princípio da ______________ que é característica do estágio _______________
 R= Permanência do objeto - sensório-motor
	
Na escola, a professora trabalha, com as crianças de até os dois primeiros anos de idade, atividades como: andar livremente, batendo palmas; andar para frente; passar por dentro de túneis; provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, bater as mãos no próprio corpo e em objetos. Neste caso, a professora trabalha o desenvolvimento intelectual da criança chamado por Piaget de período:
R= Sensório-motor

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes