Buscar

Exercício 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão  (Professor de Filosofia - Secretaria de Estado da Educação - SP - Vunesp - 2011) É no domínio da razão prática, na visão de Kant, que somos livres, isto é, que se põe a questão da liberdade e da moralidade, enquanto no domínio da razão teórica, do conhecimento, somos limitados por nossa própria estrutura cognitiva. Segundo essa concepção, a ética é, no entanto, estritamente racional, bem como universal, no sentido de que não está restrita a preceitos de caráter pessoal ou subjetivo, nem a hábitos e práticas culturais ou sociais. (Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, p. 213) De acordo com essa definição, pode-se afirmar que
	
	 
	a ética e a moralidade tornam-se racionais quando se submetem às contingências históricas.
	 
	os princípios éticos são derivados da racionalidade humana.
	
	os princípios éticos e morais derivam seu conteúdo da ordem da natureza.
	
	não existem princípios incondicionados que possam reger a ética.
	
	a visão kantiana serviu como fundamento para concepções relativistas acerca da ética e da moralidade.
	
	
	 2a Questão  Para Aristoteles quais as virtudes que englobariam centralmente a sabedoria e a prudência?
	
	 
	Dinoéticas;
	
	Morais.
	
	Estéticas;
	 
	Lógicas;
	
	Éticas
	
	
	3a Questão  Aquele que tem em si mesmo o princípio para agir e não agir, isto é ,aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. Tal conceito é chamado de...
	
	
	Dúvida metódica
	
	ceticismo
	
	Intencionalidade
	 
	Livre-arbítrio
	
	Razão
		
	
	
	 4a Questão  Podemos resumir a ética dos antigos em três aspectos principais:
	
	
	a natureza, a cultura e a história.
	 
	o racionalismo, o naturalismo e a inseparabilidade entre ética e política.
	
	a lei divina revelada, a ideia de dever e a intenção.
	
	a interiorização do dever, a razão e a vontade legisladora universal do agente moral.
	 
	a natureza, a razão e a lei divina revelada.
	
	
	5a Questão  Sobre a moral podemos dizer que: I- A moral faz com que os indivíduos se mantenham harmonizados em suas condutas através da conjugação dos seus interesses pessoais com os interesses da coletividade. II -As transformações do fenômeno moral suscitam necessariamente a adesão de demais membros do corpo social. III- Uma nova conduta proposta possa ser estabelecida como uma conduta aprovada socialmente pelos demais. IV-É possível que apenas um indivíduo formate novos princípios, valores ou interesses morais que passam a ser considerados como legítimos pelo grupo e se mantenha independente do grupo.
	
	
	Somente a alternativa II está correta;
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas;
	 
	Somente as alternativas I, II e III estão corretas;
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está correta;
	6a Questão A aceitação de um modelo "normal" faz com os indivíduos sejam agentes que exigem para si e para os outros a adequação das normas de uma sociedade disciplinar. Essas relações de poder se fazem nos indivíduos, através do corpo, em seus sentimentos e comportamentos e é descrita por:
		
	 
	Karl Marx, em O Capital: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."
	
	Edmund Husserl, em Investigações Lógicas: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."
	 
	Michel Foucault, em Vigiar e Punir: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."
	
	Friedrich Nietzsche, em Genealogia da moral: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."
	
	Jean Paul Sartre, em A Náusea: "A disciplina fabrica corpos submissos e adestrados, corpos dóceis. A disciplina aumenta as forças do corpo ( em termos econômicos de utilidade) e diminui essas mesmas forças (em termos políticos da obediência)."

Outros materiais