Buscar

CATEGORIZAÇÃO LINGUÍSTICA COMO ESTEIO DA ORGANIZAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA
CURSO: BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: Introdução do Tratamento Temático DA INFORMAÇÃO
DOCENTE: JOLIZA FERNANDES
Capítulo 9: Categorização linguística como esteio da organização do conhecimento
 ANA CLARA BLASCO PAES RIBAS 
FABRICIANE SOUSA DOS SANTOS
IVANEIDE PAIVA BRASIL
LÉA SOLANDE AMORIM SOARES
KECIANNY DE MELO GUARENA GARCIA
MORGANA MARIANA GOMES DA CONCEIÇÃO
introdução
O presente trabalho aborda sobre a categorização linguística tendo como suporte a organização do conhecimento e da informação, tratando sobre a conceituação do processo linguístico e das contribuições que podem trazer para a área da Ciência da Informação.
Palavras Chaves: Categorização linguística; Organização do conhecimento; Relatividade Linguística; Semântica Cognitiva.
CATEGORIZAÇÃO LINGUÍSTICA
A categorização é o processo por meio do qual se agrupam entidades semelhantes (objetos, pessoas, lugares etc.) em classes específicas (Ferrari, 2011). 
A categorização linguística tem como suporte a organização do conhecimento e da informação.
Linguística cognitiva
ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
É um complexo processo que visa, à recuperação da informação, e envolve um esforço cognitivo do profissional; 
Entender o conteúdo da obra a ser indexada e as necessidades informacionais dos usuários da unidade de informação.
Bräscher e Café (2008, p.8) definem a organização do conhecimento como:
	“[...] o processo de modelagem do conhecimento que visa a 	 		construção de representações do conhecimento [...]”
RELATIVIDADE LINGUÍSTICA
Fiorin (2002) afirma que: “[...] a atividade linguística é uma atividade simbólica [...]”
Umberto Eco (1932-2016) com base no relativo linguístico, crê que cada língua possui seu próprio vocabulário;
As diferenças semânticas entre línguas e culturas começaram a sofrer alterações.
SEMÂNTICA COGNITIVA
Trata da investigação dos aspectos gerais da linguagem humana com base nas relações entre a estrutura conceitual da língua e o processo de construção de sentido a partir do contexto e conhecimento de mundo do indivíduo analisado;
As categorias cognitivas mantem-se em correspondências com as categorias linguísticas.
Considerações finais
Nesse presente capítulo abordamos a importância da linguística como apoio para a organização do conhecimento. O processo envolve aspectos cognitivos que permita uma visão socializada de mundo onde o indivíduo precisa estar em constantes reformulações para apresentar conceitos e ideias de determinado domínio do saber.
Auxiliando no processo de pensar o domínio, serve para orientar os profissionais no levantamento dos termos e consiste em identificar as possíveis classes gerais (categorias) de conceitos que a área do conhecimento, objeto do tesauro, comporta. O exercício de categorização estabelece as bases para seleção dos termos, nas fontes de onde eles serão retirados sendo aplicáveis a qualquer temática de tesauros. 
Referências bibliográficas
CAFÉ, Lígia; BRASCHER, Marisa. Organização do conhecimento: teorias semânticas como base para estudo e representação de conceitos. Inf. Inf., Londrina, v. 16 . n. 3. p. 25 – 51, jan./ jun. 2011.
KREBS, L. M.; LAIPELT, R. C. F. Teorias da linguística cognitiva para pensar a categorização no âmbito da ciência da informação. Transinformação, v. 30, n. 1, p. 81-93, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2318-08892018000100007>. Acesso em: 05 abr. 2018.
LIMA, Gercina Ângela Borém de Oliveira. Modelos de categorização: apresentando o modelo clássico e o modelo de protótipos. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.2, p.108-122, maio./ago. 2010.
LENZ, Paula. Semântica cognitiva. In.:_________. FERRAREZI JR, Celso; BASSO, Renato (Org.). Semântica, semânticas. São Paulo: Contexto, 2013. p. 31-55.
MELO, Fabio Dantas de. Categorização lingüística como esteio da organização do conhecimento. In: Jaime Robredo; Marisa Bräscher (Orgs.). Passeios no Bosque da Informação: Estudos sobre Representação e Organização da Informação e do Conhecimento – EROIC. Brasília DF: IBICT, 2010, 335 p. Capítulo 9, p. 177-182. Edição eletrônica. Disponível em: <http://www.ibict.br/publicacoes/eroic.pdf>. (Edição comemorativa dos 10 anos do Grupo de Pesquisa EROIC).
SILVA, Leosmar Aparecido da. O corpo como referência para a categorização linguística: uma análise de construções com verbos de percepção. Universidade Federal de Goiás – UFG (PG/FL/UFG). Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/.../doutorado-leosmar-aparecido.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais