Buscar

Questionário de química

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de química 
01) (a) O que significa o termo carga nuclear efetiva? (b) De que forma a carga nuclear efetiva sofrida pelos elétrons de valência de um átomo varia indo da esquerda para a direita em um período da tabela periódica? 
a) Carga nuclear efetiva é uma representação do campo elétrico médio sofrido por um único elétron. É o ambiente de média criado pelo núcleo e os outros elétrons na molécula, expresso como uma carga positiva líquida no núcleo. 
(b) a carga nuclear efetiva aumenta da esquerda para a direita em um período.
02) Qual sofrerá a maior carga nuclear efetiva, os elétrons no nível n = 3 em Na ou os do nível n = 4 em K? Qual será o mais próximo do núcleo? Explique. 
Os elétrons n = 3 em Kr sofrem uma carga nuclear efetiva maior assim esta mais perto do núcleo.
03) A distância entre átomos de Au no ouro metálico é de 2,88 angstrons. Qual é o raio atômico de um átomo de ouro neste ambiente? (Este raio é chamado de raio metálico ou raio ligante.) 
O raio atômico é igual a metade da distância internuclear: 
r = d/2 
r = ( 2,88 )/ 2 
r = 1,44 
04) Utilizando apenas a tabela periódica, coloque cada conjunto de átomos em ordem crescente de raio: 
(a) Ca, Mg, Be; (b) Ga, Sr, Ge; (c) Al, Tl, Si. 
A) Be <Mg <Ca 
B) Br <Ge <Ga 
C) Si <Al <Tl 
05) Explique as seguintes variações nos raios atômicos ou iônicos: 
(a) I - > I > I+ ; 
(b) Ca2+ > Mg2+ > Be2+; 
(c) Fe > Fe2+ > Fe3+ .
Na alternativa A e C ocorre a mesma coisa, a variação é por causa da quantidade de elétrons na espécie, quanto menos elétrons tiver, menor o átomo.
Na alternativa B ocorre pelo crescimento no tamanho atômico observado de cima para baixo na família dos metais alcalinos terrosos, quando se ve os átomos da mesma com cargas iguais.
 06) (a) Por que os raios de íons isoeletrônicos (com mesmo número de elétrons) diminuem com a carga nuclear crescente? (b) Qual sofre a maior carga nuclear efetiva, um elétron 2p em F, um elétron 2p em Ne, ou um elétron 2p em Na+ ? 
(a) Como o número de elétrons em uma série isoeletrônica é o mesmo, os efeitos d e repulsão e de blindagem são normalmente similares para as diferentes partículas. À medida que Z aumenta, os elétrons de valência são mais fortemente atraídos pelo núcleo e o tamanho da partícula diminui. 
 (b) Um elétron 2p em Na.
07) Escreva equações que mostrem os processos que descrevem a primeira, a segunda e a terceira energia de ionização de um átomo de telúrio.
Te _Te+ + e-
Te+ _ Te2 + e-
Te2+ _ Te3+ + e-
 08) (a) Por que as energias de ionização são sempre grandezas positivas? (b) Por que F tem maior energia de ionização do que O? (c) Por que a segunda energia de ionização de um átomo é sempre maior que sua primeira energia de ionização?
a) porque os elétrons sofrem atração do núcleo sendo necessário dar energia para sua retirada.
b) porque seu raio atômico é menor, assim os elétrons vão estar mais próximos do núcleo assim fica mais difícil arrancalos 
c) pois o segundo eletron vai ser removido de um ion positivo ( já perdeu 1 e-), logo ele já tem menos e-
9)Com base em suas posições na tabela perióctica, determine qual átomo dos seguintes pares terá a maior primeira energia de ionização: (a) O, Ne; (b) Mg, Sr; (c) K, Cr; (d) Br, Sb; (e) Ga, Ge. 
a)Ne
b) Mg
c) C
d) Br
e) Ge
10) A afinidade eletrônica do lítio tem valor negativo, ao passo que a finidade eletrônica do berílio tem valor positivo. Use as configurações eletrônicas para esclarecer essa observação. 
A afinidade eletrônica é a energia que um átomo libera quando ganha ou recebe um elétron, neste caso lítio tem mais facilidade de doar um elétron, sendo assim o seu valor negativo. O lítio tem menor energia de ionização e tem maior raio que o berílio, isso faz com a energia de ionização do lítio seja negativa e do berílio positiva.
Li₃: 1s², 2s¹
Be₄: 1s², 2s²
11) De que modo o caráter metálico e a primeira energia de ionização estão relacionados? 
Os metais são pouco eletronegativos ou muito eletropositivos e apresentam a tendência de perder elétrons quando fornecemos energia.
Quanto mais forte esta tendência, mais eletropositivo e mais metálico será o elemento. Toda tendência em perder elétrons depende da energia de ionização, o caráter metálico aumenta de cima para baixo na tabela periódica porque é mais fácil remover um elétron de um átomo grande do que de um átomo pequeno.

Outros materiais