Buscar

AP3 PORTUGUÊS II GABARITO

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: Português 2
Coordenador: Gerson Rodrigues
Ap 3 - 2013/ 1
Aluno(a): _______________________________________________________
Polo: _______________________________ Matrícula ________________
Nota: _______________
Questão 1. (3,0)
Observe o trecho de reportagem do Jornal Folha de São Paulo sobre pirataria em tvs por assinatura e faça o que se pede:
“Ao menos 10% dos cerca de 17 milhões de assinantes da TV paga no Brasil em todas as modalidades usa um aparelho "decoder" pirata com o objetivo de ter acesso a mais canais do que paga em seu pacote com a operadora.”
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1273305-um-em-cada-10-assinantes-da-tv-paga-faz-pirataria-de-canal-premium.shtml
Identifique se no trecho há um período simples ou composto, justificando sua resposta. (1,0) No trecho há um período composto, tendo em vista que há mais de uma oração.
A expressão “da tv paga” se liga a que outra no trecho? (0,5) Assinantes
Qual a função da expressão “um aparelho decoder pirata”? (0,5) Objeto direto
Em “um aparelho decoder pirata”, qual o núcleo? (0,5) Aparelho
Qual a função sintática de “a mais canais”? (0,5) Complemento nominal
Questão 2
Leia o trecho:
Os movimentos de combate à corrupção cresceram ferozmente nos últimos anos em todo o mundo – e complicaram a vida de políticos envolvidos em desvio de dinheiro público. No setor privado, contudo, essa luta não tem avançado o bastante. É o que afirma Kevin J. Ford, representante da Transparência Internacional nos Estados Unidos, que participa de um fórum em Brasília sobre o tema. Ford lembra que as empresas são parte fundamental nessa discussão. “As empresas não querem entrar na jaula do leão e se responsabilizar pelos atos ilícitos que ocorrem em seus corredores”, afirma. As informações são da ONG Contas Abertas. (veja.com)
Os dois termos destacados têm a mesma função sintática, porém apresentam nuances diferentes. Sendo assim responda:
Qual a função sintática dos termos destacados? (1,0) Aposto
Explique o porquê de alguns autores destacarem a sua função discursiva em detrimento da função gramatical. (2,0) Os autores destacam a função discursiva principalmente por falta a marca da regularidade e sistematização.
Questão 3
Na fala, além da organização dos constituintes de uma oração outros fatores exercem função fundamental na construção de sentido que o locutor queira depreender. Assim, explique como a função sintática como o adjunto adverbial poderia ser reproduzida por meio do alongamento de uma vogal ou por meio de uma repetição, por exemplo.? (2,0)
O adjunto adverbial de intensidade, por exemplo, poderia ser entendido em um trecho como “Ela é liiiiinda”, que equivaleria a “ela é muito linda”.
Questão 4
No ano de 2011, a indicação de um livro didático de português, chancelada pelo MEC, foi alvo de severas críticas nos diferentes meios de comunicação. Em um dos trechos do livro, encontra-se a seguinte informação:
“'Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado'. Você pode estar se perguntando: ‘Mas eu posso falar ‘os livro?’.’ Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as formas linguísticas. O falante, portanto, tem de ser capaz de usar a variante adequada da língua para cada ocasião”
A partir do exemplo utilizado pela autora, responda:
Qual a função sintática dos termos que apresentam inadequações por conta de erros concordância. (1,0) O aluno pode responder que há problemas de concordância do sujeito com o predicativo. “Os livro” “emprestado”
Os problemas de concordância identificados imprimem algum prejuízo ao entendimento da informação? Justifique sua resposta. (1,0) O problema de concordância não gera problemas de entendimento no trecho, pois a informação é transmitida sem prejuízo.

Outros materiais