Buscar

Forum B Psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Seja bem vindo(a) ao fórum de discussão B, que corresponde às aulas 6 a 10. O objetivo do fórum tem alcance de uma aprendizagem colaborativa. Os temas a serem discutidos deverão ser respondidos a partir da postagem do professor/tutor, criando assim uma sequência na discussão.
Inicie optando por um dos temas que considere ter experiência e conhecimento para contribuir na construção de conceitos e colaborar com o grupo participante. Atenção às intervenções do professor/tutor durante o processo.
Tema 1: A escola e a família devem seguir como parceiras ao longo da vida do aluno, pois senão isso pode gerar incongruências na maneira de transmitir valores e ideais. Quando alguém escolhe uma escola para seu filho deve fazê-lo levando em conta que valores essa família tem, se é tradicional ou não, o que os pais desejam para o futuro de seu filho, enfim vários fatores estão em jogo. Não é uma decisão fácil.
Levando o que foi dito em consideração como você faria essa escolha para que ela fosse a mais acertada possível?
Boa noite professora.
TEMA 1 
Partindo do meu ideal de vida e dos valores que adquiri ao longo da vida, buscaria uma escola que visasse a inclusão social nas mais diversas formas, onde o respeito a individualidade de cada um fosse respeitado em um coletivo, onde se discutisse questão de gênero, racial, religiosa, onde deficientes pudessem se sentir independentes, que através das metodologias educativas proporcionasse uma visão criativa, crítica e humana do aluno, que a escola, família e comunidade pudessem interagir juntas com objetivo de melhorar o desempenho dos alunos, e família e comunidade juntas poderiam melhorar a instituição escolar caso haja deficiências.
Procuraria conversar com vizinhos, conhecidos e alunos afim de saber como é a escola em sua estrutura educacional, como é a relação entre os profissionais e alunos, buscaria em sites como o MEC e outros para saber seu desempenho, por fim, visitaria a instituição para saber se o ambiente físico proporciona segurança, acessibilidade e um mínimo de conforto nas salas de aula.
Tema 2: Nas aulas 8 e 9 falamos das interações que acontecem nos grupos e de como as pessoas afetam e são afetadas por eles e sobre o desenvolvimento de equipes. Imagine que você está na sala de aula e de repente chega uma pessoa pela qual você é apaixonado(a) ou alguém que não gosta, como se sentiria? Continuaria a prestar atenção na aula? As pessoas e os grupos modificam o nosso comportamento e ficamos muitas vezes em conflitos internos ou mesmo com as pessoas do grupo.
Imagine que você é Pedagogo(a) de uma empresa, chefe de um setor e no grupo que coordena aconteceu um conflito entre dois Colaboradores muito eficazes para a empresa. Você precisa que ambos estejam com um bom relacionamento, pois a produtividade está caindo por causa disso, mas não quer ser injusto com nenhum dos dois. Levando em conta as aulas 8 e 9, o que faria nesta situação?
Tema 3: Na aula 10 abordamos a gestão da mudança, para muitas pessoas mais conservadoras mudar não é fácil e mesmo para aquelas que são mais receptivas a mudança pode causar certa apreensão, é o incerto, a novidade que não conhecemos. Que vantagens você vê na mudança de hábitos, trabalho, enfim de um modo geral?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes