Buscar

4 - CRIMES CONTRA A HONRA (Art. 138 a 145, CP).

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula: IV
4 - Crimes contra a honra (art. 138 a 145, cp). 
	Instituição: Faculdade de Direito Estácio FIB
	Ano: 2015.2
	Aluno: ROBSON FERREIRA. 
	Matricula: 201402019939
	Professor: DEA CARLA
	Disciplina: DIREITO PENAL IV
	Caso conreto I
	Questão
	
CASO CONCRETO 
O gerente da empresa XYZ Ltda., pretendendo que a empregada Rosa das Neves, portadora de deficiência física, apresentasse sua demissão, passou a afirmar que ela estava desviando dinheiro do caixa e que fazia uso dos recursos para manter sua relação extraconjugal com um colega de trabalho. Estas afirmações foram realizadas reiteradamente para todos os colegas, por mais de três meses, levando Rosa a sentir-se em um ambiente de trabalho insustentável. O Juiz do Trabalho reconheceu a prática de assédio moral e determinou a expedição de ofício para apuração de delitos. (TRT 14R - 2014 - TRT - 14ª Região (RO e AC) - Juiz do Trabalho MODIFICADA). 
A partir do caso concreto narrado e dos estudos realizados sobre os crimes contra a honra:
 
a) Avalie a possibilidade de concurso de crimes entre os delitos de calúnia, difamação e injúria quando praticados no mesmo contexto fático. 
Resposta: a controvérsia sobre a possibilidade de concurso de crimes entre os delitos de calúnia, difamação e injúria quando praticados no mesmo contexto fático. Para. Rogério Sanches Cunha somente será possível o concurso de crimes quando as condutas lesionarem bens jurídicos distintos.
Em síntese, no caso de ofensa ao mesmo bem jurídico, ex. honra objetiva, o melhor entendimento é no sentido de que há conflito aparente de normas, solucionado pelo princípio da absorção (Princípio da consunção) (sendo a difamação absorvida pela calúnia).
b) Identifique as consequências jurídico-penais caso o gerente promova a retratação antes da prolação da sentença. 
Resposta: cabe perdão judicial. A retratação, ato unilateral e subjetivo, quando proferida antes da prolação da sentença, conforme dispõe o art143, CP, configura verdadeira causa de extinção de punibilidade (art.107, VI, do CP).
c) O fato de Rosa das Neves ser portadora de deficiência física possui relevância para a tipificação da conduta do gerente? 
Resposta: para todas as condutas perpetradas contra a honra incide a causa de aumento prevista no art.141, IV, CP, exceto nos casos de injúria discriminatória sob pena de caracterização de bis in idem, conforme expressa disposição legal.
QUESTÕES OBJETIVAS 
1) Com relação aos delitos contra a honra, leia atentamente as situações hipotéticas apresentadas abaixo: 
I. Funcionário público oferece representação contra colega entendendo-se ultrajado na sua honra, (em sua dignidade). Acionado criminalmente, o colega retratou-se. A referida retratação é irrelevante para o Direito Penal. 
Correto: O perdão judicial só ocorrerá quando: Art. 143 - O querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento de pena.
II. Um indivíduo comparece à Delegacia Policial e oferece notícia de crime em face de terceiro, um desafeto seu, sendo certo que o noticiante imputou ao noticiado crime de que o sabia inocente. Em decorrência da referida notícia foi instaurado inquérito policial. Neste caso, a conduta do noticiante encontra-se incursa no tipo penal da calúnia. 
Correto: Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
III. Um indivíduo, maior e capaz, com o ânimo de ridicularizar um vizinho, portador de deficiência mental, o xinga de “idiota bobalhão”. Arrasado com a ofensa chora e conta aos seus pais e amigos que foi “humilhado”. Neste caso é correto afirmar que a conduta deste indivíduo será tipificada como injúria discriminatória. 
Correto: Art. 140, § 3o Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência
IV. Dois indivíduos, por motivo irrelevante, iniciam violenta discussão em um bar, no curso da qual um deles, despeja um copo de cerveja na cabeça do outro. A sua conduta configura a contravenção penal de vias de fato. 
Correto: Lei 3.688 – art. 21. Praticar vias de fato contra alguém:
Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de cem mil réis a um conto de réis, se o fato não constitui crime.
Estão certos apenas os itens: 
A) I e II. 
B) I, e III. 
C) I, II e III IV. 
D) I, II e IV. 
Resposta: Letra “C”
2) Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada de acordo com as disposições incriminadoras contidas no CP sobre os crimes contra a honra. Assinale a opção em que a assertiva está correta. 
I. Jonas, em conversa com vários colegas de trabalho, entre eles Hercílio, seu desafeto, referiu-se a este dizendo “você é ladrão e hipócrita”. Nessa situação, a frase proferida por Jonas configura os delitos de calúnia e difamação em concurso formal, com causa de aumento de pena prevista na parte especial do CP. 
Correto: o concurso formal de crimes ocorre no momento em que o agente mediante uma só ação pratica dois ou mais crimes, no caso em tela foram dois o de calunia e o difamação.
II. Adalto é negro e jogador de futebol profissional. Durante uma partida é chamado pelos torcedores do time adversário de macaco e lhe são atiradas bananas no meio do gramado. Caso sejam identificados os torcedores, é correto afirmar que, em tese, responderão pelo crime de injúria racial, nos termos do art. 140, § 3.º do Código Penal. 
Correto: racismo consiste em obstar alguém por ser negro de adentrar em algum lugar, por exemplo, injuria racial é quando há ofensas verbais proferidas contra á vitima por ser negra.
III. Mariana entra em sala de aula e percebe que Jonas mexe na bolsa de Luiza. Jonas, na verdade, pegava na bolsa de Luiza um remédio, contando com a autorização da moça. Pouco tempo depois Luiza retorna para a sala e descobre que seu celular foi furtado. Mariana conta para todos que o autor da subtração foi Jonas, pois ela acreditava sinceramente que tivesse sido o rapaz, no entanto essa imputação foi falsa, porque logo depois se descobriu o celular em posse de um outro aluno na sala. A partir da premissa de que Jonas tomou conhecimento das declarações feitas é correto afirmar que a conduta de Mariana configura os delitos de calúnia e injúria. 
Errado: não houve nem calunia, nem injuria. Pois não houve intenção da mesma, houve difamação.
Art. 139 - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
IV. Clerivaldo, perante várias pessoas, afirmou falsamente que Marcelino, funcionário público aposentado, explorava a atividade ilícita do jogo do bicho, quando exercia as funções públicas. Ante a imputação falsa, é correto afirmar que Clerivaldo cometeu o crime de difamação, admitindo-se a exceção da verdade. 
Errado: o crime em tela foi o de calunia, que consiste em imputar falsamente fato definido como crime contra alguém.
Estão certos apenas os itens: 
A) I e II. 
B) I, e III. 
C) I, II e III IV. 
D) I, II e IV 
Resposta: letra “A”
Transação penal: Acordo entre o réu e a promotoria segundo o qual o réu concorda em declarar-se culpado em troca de uma consideração favorável, tal como uma redução de pena ou uma sentença mais branda.

Outros materiais