Buscar

Aula 10 pesquisa pratica

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			  PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: CEL0899_EX_A10_201602353883 
	Matrícula: 201602353883
	Aluno(a): TALITA GUIMARÃES SOUZA
	Data: 24/11/2016 20:15:34 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603081971)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo Zabalza, o processo de escrever gera múltiplos sentidos. Em relação à elaboração de diários, é correto afirmar que:
(1) o sentido fundamental do diário, é o de ele se converter em espaço narrativo dos pensamentos dos professores. O que se pretende explorar, através do diário, é, estritamente, aquilo que nele figura como expressão da versão que o professor dá da sua própria atuação na aula e da perspectiva pessoal com que a encara.
(2) o próprio fato de escrever sobre a própria prática leva o professor a aprender através da sua narração. Ao narrar a sua experiência recente, o professor não só a constrói linguisticamente, como também a reconstrói ao nível do discurso prático e da atividade profissional.
(3) toda técnica de documentação tem como objetivo a idéia da depuração das próprias práticas. A documentação (seja gravada em áudio ou vídeo, seja escrita, seja configurada em algum tipo de produto realizado) fixa em um suporte a atividade analisada e confere-lhe objetividade e permanência. O que antes eram idéias, experiências, impressões, etc. (isto é, realidades nem sempre visíveis e de fácil acesso) converte-se, através da documentação, em realidades visíveis, acessíveis e que sustentam a análise.
 
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 2 e 3 estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 1 e 2 estão corretas.
	
	Apenas a alternativa 3 está correta.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602416613)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Para Isabel de Alarcão (2001), a escola reflexiva reflete sobre si mesma e coloca em destaque a relevância da participação dos professores como principal elemento na (re) significação do seu papel social e educacional. Paiva (2003) complementa a reflexão sobre a escola que se pretende reflexiva afirmando que: "a soma das subjetividades torna mais rico o discurso" (p. 31). Correlacionando os dois pensamentos, podemos concluir que para a ação transformadora da escola, torna-se imprescindível:
		
	 
	a gestão voltada para a coordenação das ações pedagógicas, substituindo o professor na tomada de decisões como forma de preservação de valores e respeito aos saberes do professor.
	
	sugerir a manutenção dos planos de anos anteriores já que os resultados das turmas foram regulares para bons.
	 
	a formação continuada do professor como espaço de reflexão sobre a realidade da escola.
	
	o planejamento da leitura polifônica da realidade para formação do aluno apolítico e transformador de sua realidade, e que tem que se tornar político até o final do ano letivo.
	
	a formação continuada do professor para estudos de novas formas de abordagens dos conteúdos que possam identificar o aluno criativo e crítico que pretendemos formar, excluindo aqueles que não são críticos.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602632685)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Disciplina Pesquisa e Pratica em Educação II cuida dos procedimentos, das ferramentas e dos caminhos para se atingir uma realidade teórica e prática. Quando um aluno pesquisador decide fazer uma pesquisa, é importante:
		
	
	ficar pesquisando a esmo.
	
	ter convicções e crenças para repassar.
	
	solucionar problemas de sobrevivência humana.
	 
	buscar planejar as etapas da pesquisa, dentro dos critérios científicos.
	
	explicar todos os fenômenos com os quais se depara.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602415143)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Procura-se trabalhar o memorial na formação de educadores, uma vez que, baseada em uma perspectiva histórico-cultural, a escrita possui, além de sua função social de comunicação e interação com os outros e com o mundo, a função de ser um instrumento de expressão em si, de reflexão, portanto, de compreensão ativa e de aprendizagem. Marque a resposta correta:
		
	
	O memorial é relevante na formação de educadores, pois desempenha uma função social de comunicação e interação.
	
	O memorial é relevante na formação de educadores, pois a memória precisa ser ativada para se formar um educador
	
	O memorial é relevante na formação de educadores, porque em exame de seleção para o mestrado é solicitado que o candidato escreva um memorial.
	 
	O memorial é relevante na formação de educadores, pois ao buscar a escrita para relatar memórias o autor compreende na ação e aprende com sua história.
	
	O memorial é relevante na formação de educadores, pois a escrita precisa ser dominada por educadores e essa é a melhor forma.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602418638)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No processo de escrita da sua narrativa autobiográfica, Tereza, de 44 anos, revela em seu memorial de formação as seguintes informações: sou casada e trabalho há 19 anos como professora do ensino fundamental em escolas da rede pública. Minhas condições de trabalho e de família assemelham-se a de muitas professoras no Nordeste, em situação de formação em serviço. Durante o curso, divido a jornada de trabalho entre a instituição formadora (à tarde) e a escola (pela manhã). A minha sala de aula é então considerada como sala-laboratório: lugar de observação de sua prática e de intervenção pedagógica. Nas notas de campo da professora responsável pelo curso de formação, a professora aparece como uma aluna que mostrava "vontade de ter boa convivência com as colegas"; "não escondia do grupo seus insucessos e angústias" e "quase nunca comentava suas dificuldades pessoais". As representações profissionais de si ressurgem como um elemento bloqueador da construção de novas práticas na sala de aula, justificando sua falta de segurança em trabalhar com sujeitos com dificuldades de aprendizagem ou com necessidades educativas especiais. Devido a sua participação no curso de formação em serviço e nos aprendizados construídos a partir de uma leitura crítica da realidade, a professora foi capaz de reconhecer que era possível romper com uma programação da escola que não estava dando certo, ou seja, com velhos hábitos de seguir o projeto do outro sem refletir sobre ele.
Com base na experiência da Tereza, podemos afirmar:
I) Falar de si e socializar seus dilemas no grupo é condição necessária e suficiente para mudança prática.
II) O convívio com um novo referencial teórico e as discussões no grupo vão transformar as representações de escola, de formação docente e de grupo.
III) As transformações das representações de si e do outro (do grupo, da instituição, da prática pedagógica etc.) não acontecem no vazio, fora da práxis, mas se instalam num circuito permanente entre reflexão-ação-reflexão.
		
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	I e II são verdadeiras.
	 
	II e III são verdadeiras.
	
	I e III são verdadeiras.
	
	Apenas a II é verdadeira.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602414579)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Macedo (2005) faz uma análise sobre a aprendizagem dos que ensinam. Dessa forma, identifica um requisito fundamental para a construção de uma escola que se quer para todos. Assinale a alternativa que representa esse requisito:
		
	 
	A formação dos professores
	 
	A formação acrítica dos alunos
	
	A construção de escolas com espaços físicos adequados
	
	A aceitação de projetos pedagógicos oficiais.
	
	A escola como espaço de trabalho semelhantea uma fábrica
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602416279)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A escola cidadã deve combater quaisquer processos de violência, não respeito às diferenças e de discriminações. Para que seja bem-sucedida, essa escola deve planejar-se de modo a:
		
	
	incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a importância dos valores culturais da humanidade, de maneira a coibir orientações sexuais, religiosas e culturais que se afastem das normas universais instituídas.
	
	promover atividades curriculares que não toquem no assunto da discriminação contra identidades plurais, não incentivando preconceitos, brincadeiras de mau gosto e bullying.
	 
	incentivar o desenvolvimento de atividades curriculares que mostrem a riqueza da diversidade e o respeito às diferenças, clarificando o sentido do bullying e os passos a serem tomados pela escola para coibi-lo.
	
	esclarecer que piadas e brincadeiras sobre diferenças físicas, psicológicas e de orientação sexual, apesar de naturais, não devem ser aceitas na vida social, especialmente no ambiente escolar.
	
	apresentar à comunidade escolar nomes de profissionais que possam conversar com alunos que praticam e sofrem o bullying, para resolver na escola assuntos não curriculares.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603137045)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Leia esta sequência de informações a seguir: ** I) O professor é um sujeito que pensa; ** II) O professor pode produzir conhecimento; ** III) O professor que sabe fazer pesquisa e produzir conhecimento é capaz de ensinar seus alunos a fazer o mesmo **IV) O professor pode transformar sua realidade, ao tratar as dificuldades como desafios a serem superados pela pesquisa e experimentação. **Estão corretas quais alternativas?
		
	 
	I , II, III e IV
	
	II e III
	
	I , II e III
	
	I e II
	
	Somente a IV
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 Retornar
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais