Buscar

Exercício sobre Bretton Woods

Prévia do material em texto

Giulia Gazaneo
Economia Brasileira
Conferência de Bretton Woods e suas resoluções
A Conferência de Bretton Woods foi estabelecida na presença de 45 países aliados, em julho de 1944, e previa regir as relações comerciais e financeiras após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo desse acordo era reconstruir o capitalismo mundial regulando a política econômica internacional.
A primeira resolução foi a criação das instituições para garantir o funcionamento desse novo sistema econômico. Foram elas o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional), para o registro de todas as transações realizadas entre residentes e não residentes de um país.
Esse sistema financeiro deu aos Estados Unidos o controle de boa parte da economia mundial. Uma prova disso foi na transformação do dólar como moeda padrão das transações, criando taxas de câmbio ajustáveis ao dólar.
A terceira resolução foi o financiamento do Plano Marshall para a reconstrução da Europa, levando à criação do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento). Com o passar dos anos, o BIRD passou a integrar o Banco Mundial.
Outra resolução foi a potencialização do comércio entre os países aliados aos Estados Unidos e a consequente criação do GATT (Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras), um órgão regulador e fiscalizados das relações comerciais entre esses países, que resultou na fundação da OMC (Organização Mundial do Comércio).
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordos_de_Bretton_Woods
http://www.infoescola.com/historia/acordo-de-bretton-woods/
http://www.infopedia.pt/$conferencia-de-bretton-woods;jsessionid=Hoqt9VnF1c7gyQp-9VtvhA__
http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2247:catid=28&Itemid=23
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/4814/
http://www.clubeinvest.com/_technical_analysis/forex/Bretton_woods/Bretton_woods.php
http://www.rep.org.br/pdf/36-6.pdf

Continue navegando

Outros materiais