Buscar

apol 3 adiministração estrategica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise Econômica
Para atingir os objetivos da política macroeconômica, são utilizadas diversas políticas voltadas para diferentes finalidades a partir da participação do governo.
Fonte: TEBCHIARINI, F. R. Princípios de economia: micro e macro. Curitiba, Editora Intersaberes, 2012.
 
 Com base nos conhecimentos destas políticas, julgue as afirmativas a seguir.
I. ( ) A política fiscal envolve o orçamento público;
II.( ) A política monetária visa controlar os gastos em moeda do governo.
III. (   ) A política cambial diz respeito à taxa de câmbio e a entrada e a saída de moeda estrangeira.
IV. ( ) A política comercial define o relacionamento comercial com os demais países.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e IV, apenas
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas
Você acertou!
As definições de política estão corretas, com exceção da política monetária em “II” em que visa controlar a quantidade de moeda em circulação na economia, assim como o controle do crédito e a definição da taxa de juros.
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas
	
	E
	Afirmativas III e IV, apenas
Questão 2/5 - Análise Econômica
Leia a definição a seguir:
O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indústria de bebidas. (Marco Antonio S. Vasconcelos e Manuel E. Garcia,  2007, página 79).
Com base na definição acima e considerando que o setor produtivo brasileiro possui alto grau de oligopolização, analise as sentenças a seguir:
 
I. No Brasil a indústria farmacêutica, de papel e de cosméticos, são exemplos de uma estrutura de mercado oligopolizada.
II. A exploração de petróleo no Brasil deixou de ser monopolista com as privatizações ocorridas se encaixando, agora, no conceito de oligopólio.
III. As empresas Copel, Cemig, Cesp, Cepisa, Light , Coelce e Celpe pertencem ao setor de energia do Brasil, assim fica evidente que a energia elétrica no país está inserida em uma estrutura oligopolizada.
IV .O mercado de hortifrutigranjeiros no Brasil é um exemplo clássico de oligopólio, haja vista a existência de um número reduzido de grandes produtores que dominam o mercado nacional.
 
Agora assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As sentenças I e II são falsas e as III e IV verdadeiras.
	
	B
	As sentenças I, II e III são falsas e a IV verdadeira.
	
	C
	As sentenças I e II são verdadeiras e a III e IV falsas.
	
	D
	As sentenças I e IV são falsas e as II e III verdadeiras.
	
	E
	As sentenças II, III e IV são falsas e a I verdadeira.
Você acertou!
No Brasil a indústria farmacêutica, de papel e de cosméticos atuam em uma estrutura oligopolizada, pois são poucas indústrias que dominam o mercado. A exploração de petróleo é monopólio. As empresas de energia são monopolistas em suas regiões (Copel no Paraná, Cemig em Minas Gerais, etc). O mercado de hortifrutigranjeiro possui muito produtores dividindo o mercado, podendo ser considerado concorrência perfeita e não oligopólio.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
A análise SWOT é uma ferramenta dinâmica para a elaboração de diagnósticos estratégicos para as organizações. Além disso, ela é uma ferramenta integrativa que agrega diferentes dimensões em uma única apresentação abrangente, mas que mantém a simplicidade para ser de fácil compreensão.
Observando o funcionamento agregado da análise SWOT, sobre todos os tipos de avalie as afirmações a seguir e assinale a resposta correta.
I - A análise SWOT dá indicativos e serve de termômetro para a avaliação de cenários atuais e futuros, funcionando como uma base para a decisão e ação estratégica.
II - As estratégias de desenvolvimento de estabilidade optam por ações que promovem o crescimento incremental no longo prazo baseado em inovações.
III - Existem ameaças para as operações organizacionais que não devem ser combatidas diretamente, nesses casos a solução é um ajuste interno rápido. Embora as estratégias de mercado e de produtos e serviços possam ser combinadas, a coordenação simultânea delas exige estruturas organizacionais ágeis e sólidas.
IV - Todas as estratégias de crescimento estrutural se orientam para reflexão e a solução dos pontos fracos existentes no contexto interno da organização.
V - O contexto de mudança organizacional inclui, geralmente, pontos fracos no ambiente interno e ameaças no ambiente externo.
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as afirmações são falsas.
	
	B
	Apenas a I e a III estão corretas.
	
	C
	Apenas a II e III estão corretas.
	
	D
	Apenas a II e IV estão corretas.
	
	E
	Todas as afirmações são corretas.
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “e”
Justificativa: Essa é uma pergunta de revisão dos conteúdos de todos os temas, foram selecionados apenas respostas corretas das perguntas anteriores para estimular a capacidade de memorização e assimilação de conteúdo.
Rota 4 Tema 1 P. 5
Rota 4 Tema 2 P. 7
Rota 4 Tema 3 P. 10
Rota 4 Tema 4 P. 13
Rota 4 Tema 5 P. 16
Questão 4/5 - Análise Econômica
A macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo: as expansões ou recessões econômicas, o produto total da economia em bens e serviços, as taxas de inflação, o nível de desemprego e as taxas de câmbio. A macroeconomia considera tanto o crescimento econômico no longo prazo quanto as flutuações econômicas que ocorrem no curto prazo.
Fonte: DORNBUSCH, R.; FISCHER, S. STARTZ, R. Macroeconomia. Amadora, Portugal: Editora McGraw-Hill de Portugal, 7ª ed., 550 p., 1999.
Observação: (Pg. 3)
 
São objetivos da política macroeconômica:
Nota: 20.0
	
	A
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
Você acertou!
A opção correta é a letra “a”. São objetivos da política macroeconômica: alto nível de emprego, estabilidade dos preços, crescimento da produção e distribuição equitativa da renda.
As letras “b”, “c”, “d” e “e” são incorretas. A maximização do lucro das empresas e a minimização de custo das empresas, contidas nestas assertivas, estão incorretas porque este é um objetivo das empresas e, portanto, mais voltado para o estudo da microeconomia. Além disso, as preferências do consumidor citadas em “b”, “c” e “d”, também não é um objetivo da política macroeconômica e, portanto, todas as demais opções estão incorretas.
	
	B
	alto nível de emprego, maximização do lucro das empresas, crescimento da produção e preferências do consumidor.
	
	C
	estabilidade dos preços, distribuição equitativa da renda, preferências do consumidor e minimização de custo das empresas.
	
	D
	crescimento da produção, distribuição equitativa da renda, maximização do lucro das empresas e preferências do consumidor.
	
	E
	alto nível de emprego, estabilidade dos preços, maximização do lucro das empresas e minimização de custo das empresas.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
A matriz SWOT é uma das ferramentas de análise estratégica mais aplicada no mundo dos negócios. Diferentes tipos de empresas executam rotineiramente as análises propostas pela ferramenta SWOT. Por exemplo, ao encontrar um cenário externo favorável é o momento correto para se capitalizar e expandir os negócios, no entanto em momentos de retração no mercado é preciso controlar os custos.
Assim, avalie as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Os cruzamentos propostos pela SWOT são apenas indicativos, na parte estratégica a criatividade é o mais importante.
	
	B
	Um ponto forte + uma ameaça não demanda nenhum tipo de decisão ou ação estratégica, apenas é necessário mudar e fazer diferente para a turbulência passar.
	
	C
	Observar o contexto externo não é importante,é fundamental manter a casa arrumada e as engrenagens funcionando.
	
	D
	Um ponto fraco + uma ameaça estabelece uma estratégia de manutenção para aguentar os momentos críticos.
	
	E
	A análise SWOT dá indicativos e serve de termômetro para a avaliação de cenários atuais e futuros, funcionando como uma base para a decisão e ação estratégica.
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “e”
Justificativa: A análise SWOT é uma ferramenta que organiza o processo de criação de cenários a partir de quatro categorias: força, fraqueza, oportunidade e ameaça. O cruzamento entre os grupos interno e externo da ferramenta permite a criação de diversos tipos de estratégia para que a organização se mantenha competitiva frente aos seus concorrentes.
Rota 4 Tema 1 P. 5

Outros materiais