Buscar

Ansiedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nomes: Cláudia, Juliana,Patrícia Figueiredo, Paula Raupp e Victória. 
 Transtorno de Ansiedade
A ansiedade é uma emoção que todos nós sentimos, sendo considerada uma reação de sobrevivência de ‘’luta ou fuga’’. Mas em muitas circunstâncias a presença da ansiedade excessiva, pode ser um transtorno psiquiátrico que é caracterizado por sintomas centrais de medo, preocupações excessivas, distúrbios de sono, dificuldade de concentração e fadiga. 			A maior parte das mudanças químicas e estruturais observadas nos transtornos de ansiedade é similar ao estresse crônico. Um exemplo são as alterações do eixo endócrino hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), que tem papel fundamental na resposta aos estressores psicológicos. Também há diminuição do controle dos receptores de CRF (fator ou hormônio liberador de corticotrofinas) sobre a produção do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que estimula as glândulas adrenais nos rins, liberando cortisol o hormônio do estresse. Um reforço rápido de cortisol, pode melhorar a sobrevivência quando o indivíduo se defronta com uma ameaça real, porém de curta duração. A ativação crônica e persistente deste aspecto da resposta de medo pode ocasionar aumento da frequência de doença arterial coronária, diabete tipo 2 e acidente vascular cerebral. A respiração também pode alterar durante a resposta de medo, regulada em parte, por conexões entre a amígdala e o núcleo parabraquial no tronco cerebral. Uma resposta adaptativa ao medo consiste na frequência respiratória acelerada no decorrer de uma reação de luta X fuga, para melhorar a sobrevivência, em excesso, porém pode levar a sintomas indesejados de dispneia, exacerbação de asma ou falsa sensação de ‘’estar sendo sufocado’’ todos quais são comuns durante a ansiedade, e especialmente durante as crises tais como ataques de pânico.
Os neurotransmissores que regulam esses circuitos incluem entre outros, a serotonina (5HT), ácido aminobutírico (GABA), glutamato, fator de liberação de corticotrofina (CRH) e noradrenalina (NA). Além disso, canais iônicos sensíveis à voltagem estão envolvidos na neurotransmissão desses circuitos. 
A preocupação, por outro lado, é regulada por uma alça corticoestriado-talamocortical (CSTC) situada no córtex pré-frontal. Estes circuitos podem estar envolvidos em todos os transtornos ansiosos, com os fenótipos diferentes refletindo não circuitos específicos, porém disfunções divergentes, o córtex pré-frontal se projeta para o complexo estriado e em seguida para o tálamo. Neurotransmissores que os regulam são: serotonina (5HT), ácido aminobutírico (GABA), dopamina (DA), Noradrenalina (NA), glutamato e canais de cálcio controlados por voltagem.

Outros materiais