Buscar

O melhor Portfolio Notícia Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
Escola conquistense utiliza ferramenta que promete melhorar a educação inclusiva no município
Por Maria. RU
Polo – Vitória da Conquista - BA
Data 13/09/2017
 
Fonte: 
Fonte: http://apnendenovaodessa.blogspot.com.br/2010_05_02_archive.html
Quando se trata de educação, devemos considerar que atualmente os recursos tecnológicos utilizados no ensino-aprendizagem tem passado por diversas mudanças de modo muito rápido, o que exige da escola uma renovação constante, reflexão de suas ações e busca de novas ferramentas que auxiliem em sua reestruturação.
No Brasil têm ocorrido diversas ações muito importantes para a garantia do direito à inclusão e a cidadania de pessoas com necessidades especiais, inclusive desde janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei brasileira de inclusão, fazendo com que os gestores escolares refletissem sobre seu papel na educação, levando-os a procurar alternativas para promover a matricula e a inclusão de alunos para que desenvolvessem sua aprendizagem independente do tipo de deficiência. 
De acordo com o censo do IBGE, há mais de seis milhões de deficientes visuais no Brasil, onde a cegueira chega a pouco mais de meio milhão de brasileiros, que todos os dias lutam pela sua inclusão social, visando a igualdade de direitos e buscando oportunidades e possibilidades para viver com dignidade e respeito a suas diferenças.
O Colégio Estadual Abdias Menezes em Vitória da Conquista, reconhecido pelo excelente trabalho desenvolvido com a educação inclusiva, dá mais um passo à frente na inclusão de alunos com deficiência visual, através da utilização de software do projeto Mecdaisy..
O Mecdaisy é um software que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ, com o intuito de auxiliar alunos com deficiência visual possibilitando a produção de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado para contribuir com o desenvolvimento do aluno cego ou com baixa visão. 
Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy/tutorial.htm
O Programa apresenta facilidade de navegação pelo texto, permite a reprodução sincronizada de trechos selecionados, avanço e retroceder de parágrafos e buscar seções ou capítulos. Possibilita ainda anexar anotações aos arquivos do livro e exportar o texto para impressão em braille, bem como a leitura em caractere ampliado. Todo texto é organizado em formato de índice, facilitando, assim, buscas rápidas. Ele é considerado uma solução tecnológica que apresenta alguns programas dos quais o mais importante é o leitor no padrão daisy (Digital Accessible Information System - Sistema de Informação Acessível Digital, em português).
Esse software encontra-se disponível gratuitamente no site da UFRJ, que apresentam versões tanto para o sistema Windows quanto para o Linux. Podendo ser usado após ter sido baixado e instalado no computador. Ele apresenta dois livros acessíveis Mecdaisy, que já vem prontos da editora com descrição de imagens e navegabilidade facilitando a compreensão do aluno porque já vem salvo em formato daisy, o que possibilita manusear o texto sonoro de forma bem parecida com os textos escritos, podendo folhear, escolher uma parte do texto, avançar paginas, consultar o índice e fazer destaques no texto, o que não é possível em outros ledores como o DosVox por exemplo.
Junto com o leitor vem disponível também a tecnologia de produção de livros digitais para que pessoas com o mínimo de conhecimento de informática possam acessar o programa, que por sua vez apresenta adaptação de caracteres ampliados, além de oferecer opção de impressão em braile. Assim, o programa favorece o uso metodologias que são disponibilizadas pelos centros de apoio pedagógico do MEC, auxiliando os professores que atuam em salas de recursos a trabalharem com estudantes cegos, com baixa visão, estudantes com restrição nos movimentos dos braços entre outras dificuldades.
Na educação inclusiva os recursos tecnológicos são utilizados para estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente escolar, desenvolvendo a autonomia do aluno cego ou com baixa visão, para que os mesmos possam realizar as atividades que precisa de maneira individual ou coletiva, facilitando a sua aprendizagem e a construção de novos conhecimentos.
Com a chegada dessa nova ferramenta que poderá ser utilizado por alunos cegos, com baixa visão e até mesmo daqueles alunos que apresentam dificuldade na leitura e poderão ter acesso aos livros através do áudio, desde que tenham conhecimento básico de informática, para estudar qualquer disciplina, seja na escola ou em casa, independente de sua faixa etária, o que é de suma importância para que possam desenvolver sua autonomia, utilizando diversos recursos em prol da aprendizagem e na busca do conhecimento fazendo sempre a junção das ferramentas disponíveis que não se substituem, se complementam. 
Cada aluno tem um ritmo e uma maneira diferente de aprender, isso é priorizado na educação inclusiva, de modo que leva os professores a ampliarem suas habilidades e a buscar novas estratégias que se adequem às necessidades individuais do aluno, respeitando o seu limite e tempo de aprendizagem, além de fomentar o desenvolvimento de suas potencialidades.
Por mais que a inclusão seja um tema bastante discutido, o sistema de ensino ainda apresenta muita dificuldade, por não ter uma estrutura escolar adequada e também por não ter uma gestão atuante no que se refere à educação inclusiva.

Outros materiais