Buscar

O Psicopedagogo é o profissional apontado para auxiliar e informar a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FADAP – FAP – FACULDADE DA ALTA PAULISTA
CURSO LATU SENSO – PSICOPEDAGOGIA
DISCIPLINA – PSICOPEDAGOGIA DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA – ANA LUCIA RODRIGUES GARCIA 
ALUNAS - EDILEUZA NUNES DE ARAÚJO RODRIGUES; ROSENIR NASCIMENTO DE OLIVEIRA.
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL E CLINICO NAS INSTITUIÇÕES E SUAS POSSIBILIDADES
O Psicopedagogo é o profissional apontado para auxiliar e informar a escola sobre varias situações do processo de ensino-aprendizagem e exerce uma ação preventiva. No ambiente escolar, o psicopedagogo poderá ajudar na busca de compreender as dificuldades de aprendizagem que não sao atribuidas deficiências do aluno, e sim, por conta de problemas escolares. O Papel do psipedagogo é analisar e identificar os agentes causadores que, interfere ou prejudicam uma boa aprendizagem na escola.
A Psicopedagogia é uma área da ciencia que faz mediação o com as áreas da educação e da saúde e tem como base de estudo a aprendizagem humana. Tem por proposito entender e prevenir as dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, o fracasso escolar.
A Importância da Psicopedagogia Institucional e Clínico 
A psicopedagogia é uma ciencia nova, e busca fundamentar-se por meio de outras áreas cientificas, tais como:
Psicologia- ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.
Pedagogia- é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto.
Fonoaudiologia - É a ciência que trata dos distúrbios da comunicação humana nas áreas da linguagem oral e escrita, voz e audição.
Linguistica - é a ciência que se ocupa em estudar as características da linguagem humana.
Sociologia -  a disciplina que se ocupa de estudar a vida social humana, analisando as dinâmicas da sociedade como um todo e dos grupos singulares que a compõem.
Medicina - É uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. 
A psicopedagogia analisa o ato de aprender e ensinar, levando em consideração, as realidades dentro e fora do ambiente escolar, decididas em conjunto. Possui dois campos de atuação:
Institucional - o psicopedagogo trabalha no campo institucional, age de modo preventivo, isto é, antes que ocorrra, a dificuldade no processo de ensino-aprendizagem. É aplicado normalmente com um grupo de alunos 
Clinico – O psicopedagogo atua na área terapeutica e ou curativa, quando o aluno é considerado em uma acelerada fase de dificuldade de aprendizagem. 
Com isso, atestamos que o psicopedagogo, assume o compromisso de atuar em equipe com outros profissionais da área de educação para a organização de estrategias que possa prevenir o fracasso escolar.

Outros materiais