Buscar

trabalho pastora

Prévia do material em texto

�PAGE �
�
INTRODUÇÃO
 
Como ensinar matemática nas series iniciais do 1° grau de forma precisa e ao mesmo tempo despertando o interesse dos alunos, propondo a eles diversas formas de aprender matemática.
desenvolvimento
fundamentação do ensino de matemática
É de extrema importância que o profissional da área da matemática, tenha fundamentos concretos de suas teorias matemáticas, uma boa argumentação que convença ao educando, que sua justificativa é eficaz e contundente, relativo ao que está ensinando no campo matemático.
história da matemática
A história da matemática é uma área de estudo dedicada a investigação sobre a origem das descobertas da matemática, e em uma menor extensão dos métodos matemáticos e aos registros ou anotações matemáticas do passado.
A matemática, assim como todas as outras ciências no universo, teve uma origem. A matemática desenvolveu-se na mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na índia e no oriente médio. Raciocínios mais abstidos que envolvem argumentação logica surgiram com os matemáticos gregos, aproximadamente em 300 a.c, notadamente com a obra os “Elementos de Euclides”.
proposta curricular do ensino de matematica nas series iniciais.
Tais considerações relacionam-se os princípios conciliados nos parâmetros curricular nacional (1° a 4° Série, V.3 1998), ao mencionarem a importância do estudo dessa área curricular para a construção da cidadania, bem como para a reflexão e domínio do aluno. A aplicabilidade dos conhecimentos é um ponto a ser explorado, ao fazer com que a criança perceba as variadas situações em que o raciocínio logico dedutivo, se apresenta como ferramenta a execução de tarefas e a resolução de problemas.
por que ensinar matemática nas séries iniciais no 1° grau
Se considerarmos que o conhecimento deve ser construído, que a linguagem matemática deve ser adequada pelo aluno, levando-o a incorporar os significados que as atividades de manipulação de material didático ou de vivência diária assume, então quanto antes iniciarmos essa construção, mais tempo teremos para enriquecer os temas abordados, e mais cedo os alunos se interessarão pelo estudo da matemática. Sendo assim, é de extrema importância ensinar matemática para as series iniciais do 1° grau.
proposta de temas:
Características do conhecimento matemática
Teoria da aprendizagem da matemática
Princípios metodológicos
Orientação geral para o desenvolvimento dos temas
 Fundamentar conforme Dione Lucchesi de Carvalho, os conteúdos a serem ensinados nas quatro primeiras series do 1° grau.
operações não matemáticas:
 R: Todas as atividades que levam o aluno a estabelecer relações entre objetos, seres ou antes cujos critérios não são matemáticos.
O número: Os significados atribuídos aos números fora da escola devem ser considerados e incorporados na abordagem mais ampla que esse assunto assume na sala de aula. A humanidade precisou de séculos de cultura para descontextualizar o número; não podemos esperar que o aluno o faça espontaneamente ao entra na escola.
Transformações aditivas: As situações que apresenta para desencadear as reflexões sobre operações não matemáticas e sobre o número, com algumas modificações, podem ser proposta em classe das quatro primeira series do 1° grau nas series iniciais, para despertar o interesse de cada aluno pela disciplina.
Transformações multiplicativas: No entanto, nem todas as situações que envolvem transformações multiplicativas construída a partir das transformações aditivas podem ser resolvidas por adições ou subtrações sucessivas. Mesmo quando se pode utilizar o raciocínio aditivo.
Proporcionalidade: A ideia de proporcionalidade está mais subjacente as atividades cotidianas dos aluno do que a ideia de fração.
Estatística descritiva: Entre outras as oficinas de estatística podem desenvolver duas temáticas: estudo da população de alunos de 1° a 4° serie das escolas de 1° grau, nas quais os alunos de habilitação do magistério fazem estagio. 
Exploração do espaço físico: O aluno usará a sua compreensão e raciocínio de como usar o espaço físico, para deliberar aquilo que quer construir.
 
considerações finais
 Entendo que a matemática é de extrema importância na vida de qualquer pessoa, independentemente de sua classe social, por que tudo que vamos fazer se usa a matemática. Por exemplo, desde algo simples como receita de um bolo, a construção de um edifício ou grandes projetos da engenharia moderna. Entendo que há necessidade de ensinar matemática nas series iniciais do 1° grau.
Desde os primórdios até os dias de hoje a matemática estará constantemente na vida dos seres humanos, pois sem ela é impossível realizar qualquer projeto.
bibliografia
Fundamentação do Ensino de Matemática http://.sbembrasil.org.br/files/vii/pdf/01/MC74619047872.pdf 
D’ AMBROSIO, Ubiatan.. Educação Matematica : da teroria á pratica 10 ed. Campinas: papiros, 2005
CARVALHO, Dione Lucchesi de Carvalho. Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 2009
KAMII, Constance. A Criança e Numero : Implicações da Teoria de Piaget. Ed. Papirus 1988
FACEL
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS,
 EDUCAÇÃO E LETRA
PEDAGOGIA 4° PERIODO
MARIA DA LUZ PEREIRA DE OLIVEIRA CASTRO
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
 NAS SÉRIES INICIAIS – 60H
Bom Jesus-GO
2017
maria da luz pereira de oliveira castro
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
 NAS SÉRIES INICIAIS – 60H
Trabalho Individual apresentado à Faculdade Facel, na Disciplina de Pedagogia.
Turma: “C”
 
Professor (a): Márcia
Bom Jesus-GO
2017

Outros materiais