Buscar

Inovação Tecnológica Aula 02 Teste 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício: CCT0758_EX_A2_201708235477_V1 
	18/03/2018 00:00:25 (Finalizada)
	Aluno(a): 
	2018.1 EAD
	Disciplina: CCT0758 - INOVAÇÃO TECNOLOGICA 
	
	 
	Ref.: 201708971674
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. A proposta principal do trabalho desses autores foi formular uma nova teoria sobre a criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso, eles investigaram três dimensões do tema: ontológica, epistemológica e temporal. Investigaram também as condições necessárias para a sua criação e exploração.
Analise as proposições a seguir:
I) Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
II) Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
III) Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
É correto, apenas, o que se afirma em:
		
	
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	 
	Todas as proposições estão corretas.
	
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
	
	Apenas a proposição III está correta.
	
	Apenas a proposição I está correta.
	
	 
	Ref.: 201708322789
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No processo de criação do conhecimento, a organização tem a função de fornecer a ambiência apropriada para facilitar as atividades em grupo e também o acúmulo do conhecimento individual. Neste contexto, para Nonaka & Takeuchi, o desenvolvimento da espiral do conhecimento precisa de cinco condições básicas:
		
	
	Estudo, Esforço, Caos Criativo, Perseverança, Flutuação
	
	Intenção, Inteligência, Variedade, Esforço, Flutuação
	
	Estudo, Intenção, Inteligência, Esforço e Perseverança
	 
	Intenção, Autonomia, Flutuação, Caos Criativo, Variedade
	
	Intenção, Esforço, Variedade, Estudo, Flutuação
	
	 
	Ref.: 201708874890
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma empresa ou organização, para desenvolvimento do processo de criação do conhecimento, precisa estabelecer condições básicas para desenvolvimento da espiral.
Analise as sentenças abaixo sobre as dimensões do conhecimento e, em seguida, assinale a única alternativa correta:
I) A dimensão ontológica está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo.
II) A dimensão epistemológica é formada pela espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
III) A dimensão temporal está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. 
		
	
	Apenas o item II está correto.
	 
	Apenas o item I está correto.
	
	Apenas os itens II e III estão corretos.
	
	Apenas o item III está correto.
	
	Apenas os itens I e III estão corretos.
	
	 
	Ref.: 201708496440
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. Essas diferenças residiriam no fato do pensamento ocidental ter uma compreensão estreita do que seja conhecimento, consequentemente, também dos meios para a sua exploração, e de não ter se desvencilhado do dualismo cartesiano impregnado no pensamento ocidental. Para os japoneses, o conhecimento vai além dos dados quantificáveis e das informações codificadas, e o dualismo estaria presente em separações, tais como tácito e explícito, corpo e mente, individual e organizacional, burocracia e força-tarefa, racionalismo e empirismo, planejamento e implementação, entre outros. A proposta principal do trabalho desses autores foi formular uma nova teoria sobre a criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso, eles investigaram três dimensões do tema: ontológica, epistemológica e temporal. Investigaram também as condições necessárias para a sua criação e exploração.
I. Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
II. Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
III. Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
Marque a alternativa correta:
		
	
	Apenas a sentença III está correta.
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201708496490
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A transferência de conhecimento continua a ser uma necessidade vital da sociedade e da economia. Entretanto, há muitos fatores culturais que a inibem. Esses inibidores também são chamados atritos, porque retardam ou impedem a transferência e tendem a corroer parte do conhecimento à medida que este tenta movimentar-se pela organização. As dimensões do processo de transferência de conhecimentos são:
I) Tempo despendido no processo;
II) Desapropriação do conhecimento;
III) Implicitabilidade do conhecimento;
IV) Universabilidade do conhecimento.
Marque a alternativa correta:
		
	 
	Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	 
	Apenas as sentenças II e IV estão corretas.
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	 
	Ref.: 201708826745
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	"Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos (stakeholders)." (TERRA, 2005, p. 8). Selecione a opção incorreta.
		
	
	O processo de gerenciamento do conhecimento consiste em um ciclo de geração, codificação e coordenação e disseminação do conhecimento.
	
	A amplitude da disseminação deve estar em acordo com a estratégia organizacional, com as políticas de pessoas, com o modelo de estrutura da empresa e com a tecnologia existente.
	 
	A disseminação da informação é uma ação global organizacional: todo o conhecimento deve ser transmitido para toda a organização independentemente da absorção de cada um.
	
	Na disseminação da informação, o conhecimento explícito é formalmente capturado e compartilhado por meio da tecnologia da informação, enquanto o tácito não.
	 
	A disseminação do conhecimento consiste na prática da transferência do conhecimento, podendo ser pela contratação de pessoas, pelas conversas informais e não programadas, ou por reuniões e ações estruturadas que possibilitam a mobilidade do conhecimento pela organização.
	
	 
	Ref.: 201708316261
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	      A Flutuação e Caos é definida com uma das cinco condições de nível organizacional que promovem a criação do conhecimento, portanto pode-se definir esta condição como:É a forma como todos os membros de uma organização agem de acordo com as circunstâncias para introduzir oportunidades inesperadas e motivação para a criação de conhecimento.
	
	       É a existência de informações que transcendem as exigências operacionais imediatas dos membros da organização. Refere-se à superposição intencional de informações sobre atividades da empresa, responsabilidades da gerência e sobre a empresa como um todo.
	 
	        É definida como a interação entre a organização e o ambiente externo, onde envolve rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas. Quando introduzida em uma organização, seus membros enfrentam um colapso de rotinas, hábitos ou estruturas cognitivas. Um colapso refere-se a uma interrupção de nosso estado de ser habitual e confortável.
	
	      
       É a diversidade interna de informações de uma organização que corresponde à variedade e à complexidade do ambiente.
	
	        É definida como a aspiração de uma organização às suas metas. Em outras palavras, os esforços para alcançar a intenção assumem a forma de estratégias dentro de um contexto de uma empresa.
	
	 
	Ref.: 201708971666
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Takeuchi e Nonaka (2008) apontam algumas condições para que a criação do conhecimento individual e em grupo seja facilitada.
Associe corretamente a coluna da esquerda com as respectivas condições apontadas:
	Intenção
Autonomia
Flutuação e caos criativo
Redundância
Variedade de requisitos
	(   ) Para os dois autores, a variedade é promovida se os membros internos possuem acesso rápido e o mais direto possível a uma gama de informações.
(   ) Os indivíduos devem ter liberdade para agir de forma autônoma, sendo limitados apenas por circustâncias de fato necessárias. Ainda, é essencial motivação própria para gerar e adquirir conhecimento.
(   ) A desordem aparente do ambiente externo à empresa pode ser um estímulo poderoso para que os membros internos busquem aprender e se renovar. Da mesma forma, pode-se imprimir intencionalmente uma sensação de crise, provocando respostas inusitadas diante de um contexto desafiador.
(   ) No nível organizacional, é necessário haver vontade para se atingirem metas bem definidas e visão clara sobre o conhecimento que se quer desenvolver.
(   ) Deve-se haver sobreposição e excesso de informações e responsabilidades. Para que o conhecimento seja criado, conceitos e informações de utilidade não imediata devem estar à disposição dos indivíduos. Outra prática importante é a rotação de pessoal por diversas áreas, promovendo a aquisição de múltiplas perspectivas.
 
 
		
	
	1, 2, 4, 3, 5
	
	1, 5, 4, 2, 3
	 
	5, 2, 3, 1, 4
	
	3, 2, 1, 5, 4
	
	2, 1, 5, 3, 4

Outros materiais