Buscar

AP METODOLOGIA CIENTÍFICA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201607973398)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia, atentamente, as citações destacadas no quadro abaixo e, em seguida, analise as alternativas e marque a única que considerar correta: ¿A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e impotentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem.¿ ¿Iniciar uma investigação científica é reconhecer a crise de um conhecimento já existente e tentar modificá-lo, ampliá-lo ou substituí-lo, criando um novo que responda à pergunta existente.¿ (LAKATOS e MARCONI, 1991, p.30).
		
	
	As duas citações são verdadeiras, embora a primeira não afirme que os conhecimentos científicos são insuficientes e impotentes para explicar os problemas existentes no mundo, enquanto que a segunda assegura, justamente, o contrário.
	 
	As duas citações são verdadeiras, sendo que a segunda é complementar à primeira;
	
	A primeira citação é incorreta, já que nenhuma investigação científica questiona os conhecimentos já existentes; por outro lado a segunda citação é correta, já que um novo conhecimento só pode surgir a partir da crise de um conhecimento antigo.
	
	As duas citações são verdadeiras, sendo que ambas afirmam que, embora a investigação científica só tenha início quando os conhecimentos existentes são suficientes para explicar as dúvidas e problemas do mundo, sua finalidade é única, a de modificar, ampliar e ou substituir o conhecimento antigo por um novo.
	
	As duas asserções são verdadeiras, sendo que a primeira é a explicação do que nega a segunda;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201607300132)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando que: I - Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. II - Método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar determinado fim. E metodologia (do grego methodos + logia) significa o "estudo do método". Podemos afirmar que:
		
	
	apenas a II é verdadeira
	
	todas as alternativas são falsas
	
	apenas a I é falsa
	 
	todas as alternativas são verdadeiras
	
	apenas a I é verdadeira
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607074124)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma teoria científica NÃO pode ser entendida como
		
	
	uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se decide estudar.
	 
	um sistema baseado em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas e sistematizadas pela exigência de coerência social, de forma a traduzir a verdade sobre a realidade existente.
	
	conhecimento que resulta de um trabalho racional.
	
	um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.
	
	um sistema ordenado e coerente de proposições baseadas em um pequeno número de princípios, cuja finalidade é descrever, explicar e prever do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608066196)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ciência, conforme Cervo (2002) é uma realidade que uma geração deixa para outra como legado. Isso significa que os homens de cada geração herdam os resultados científicos das gerações anteriores e buscam ampliar as pesquisas com vistas a adquirir novos conhecimentos acerca da realidade. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa que apresenta DUAS afirmações corretas em relação à elaboração do conhecimento pelo ser humano.
		
	
	1- O conhecimento intelectual situa-se na ordem dos conceitos, definições, princípios, leis e teorias. 2- Nesse sentido, todos os seres vivos são dotados de conhecimento intelectual, pois conseguem sistematizar seu conhecimento e transmiti-los às gerações futuras.
	 
	1- Conhecer é uma relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto a ser conhecido. 2- O sujeito cognoscente se apropria do objeto a ser conhecido.
	
	1 - Pelo conhecimento o ser humano penetra as várias áreas da realidade para compreendê-la e tomar posse dela. 2- O homem nasce conhecendo o mundo a sua volta (como uma habilidade natural) com toda a sua complexidade e necessita apenas testar os conhecimentos frente à realidade.
	
	1- Historicamente o conhecimento foi se tornando científico quando foi se apropriando do espírito científico, metódico, perspicaz, rigoroso e objetivo. 2- Nesse sentido todas as formas de conhecimento são consideradas científicas como o senso comum, o mito, a arte, a filosofia, a teologia etc.
	
	1- Pelo conhecimento o homem busca penetrar diversas áreas da realidade. 2) Para compreender a realidade o ser humano não precisa compreender o significado e a função dos fatos nem o sentido aparente e profundo da realidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201607075557)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Popper, o critério da falseabilidade representa
		
	 
	A capacidade que toda teoria científica deve ter de poder ser testada e contestada.
	
	Um impedimento para a comprovação da veracidade de teorias científicas.
	
	Um ato criminoso de falsificação de resultados científicos
	
	A impossibilidade de provar que uma teoria científica é falsa.
	
	A característica que permite a uma teoria ser mal interpretada em seus resultados.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608076047)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um clínico resolveu estudar a evolução do comportamento de uma criança autista ao se adaptar a uma nova escola. Durante um período de 6 meses ele estudou o desenvolvimento de seu comportamento verbal e não-verbal e das suas relações com as demais pessoas, em sala de aula. Ele pôde assim descrever as mudanças de comportamento da criança no decorrer do período estudado e levantar hipóteses. Qual é o tipo de pesquisa citado acima?
		
	
	Pesquisa experimental
	
	Pesquisa teórica
	
	Pesquisa laboratorial
	
	Pesquisa bibliográfica
	 
	Pesquisa descritiva
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201607629653)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentro do campo científico, a técnica de resumo pode ser:
		
	 
	Parte de um trabalho científico e um trabalho acadêmico
	
	Uma monografia
	
	Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
	
	Uma dissertação
	
	Uma tese
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201607631648)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Muita gente fala em prazer da leitura, mas às vezes essa noção fica um pouco confusa. Claro, existe um elemento divertido, de entretenimento, em acompanhar uma história engraçada, emocionante ou cheia de peripécias. É uma das alegrias que um livro pode proporcionar ― mas essa é apenas a satisfação mais simples, evidente e superficial. Há muito mais do que isso. Muito mesmo, como sabe qualquer leitor. (MACHADO, 2002, p. 16-24) Texto extraído da obra Como e porque ler os clássicos universais desde cedo, em que Ana Maria Machado apresenta a importância da Leitura. Conclui-se que:
		
	
	bons leitores também são bons oradores e bons profissionais
	 
	Como já dizia Carlos Drummond de Andrade, conforme apresentado na aula4, ¿a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede¿.
	
	todos os universitários deveriam ler 10 livros por ano
	
	os livros na biblioteca deveriam ser bilíngues
	
	ler é sinônimo de boas notas na faculdade
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201608090606)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um conhecimento necessita ser reavaliado pelos cientistas (pelos pares) para ser admitido como científico. Para isso, é necessário fazer um levantamento do que já foi pesquisado e escrito sobre tema de pesquisa, de preferência com as informações mais recentes, pois nelas são apresentados os estudos de interpretações atualizados, que confirmam ou eliminam argumentos até então admitidos. Escolha entre as opções abaixo a que denomina esse tipo de levantamento.
		
	
	Pesquisa quantitativa.
	
	Pesquisa de campo.
	
	Conhecimento Religioso.
	
	Pesquisa-ação.
	 
	Revisão bibliográfica.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201607076666)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A pesquisa é uma atividade voltada para a investigação de problemas teóricos ou práticos por meio do emprego de processos científicos. Ela parte, pois, de uma dúvida ou problema e, com o uso de método científico, busca uma resposta ou solução (CERVO, 2006).
Assinale o trabalho acadêmico que atenda a esse conceito:
		
	
	Leitura de um texto histórico.
	
	Redação empresarial
	 
	Artigo científico
	
	Aula externa
	
	Resumo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes