Buscar

RELATORIO SOBRE SOLO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE CAMPO GRANDE – MS
CURSO DE ENGENHARIA
 
De acordo com o filme, quais as principais funções do solo?
Segundo o filme as principais funções do solo é a utilização para tingir tecidos, curar doenças como eczema através de suas propriedades, construir casas, agricultura, habitat para insetos e microorganismos efabricar vasos de barro, dar formas a alguma coisa e a propriedade essencial da terra.
Quais as funções das folhas caídas no chão?
Geralmente no outono, as folhas das arvores caem e formam uma camada, essa ação protege da neve e da chuva, além de prevenir que o solo desapareça, e após a decomposição das folhas, as raízes das arvores absorvem as energias das folhas nutrindo todo o sistema.
Como os microorganismos se auto regulam?
Se regulam através desses fatores que regulam o crescimento microbiano:
•	Associações
•	Efeitos das condições ambientais
•	Propriedade física do alimento
•	Propriedade química do alimento
•	Disponibilidade de oxigênio
•	Temperatura
Explique a relação das raízes e microorganismos e quais os benefícios para ambas?
Com as plantas a relação com os microorganismos não é diferente. Por serem autótrofos estes organismos necessitam captar nutrientes do seu meio. Os microorganismos contidos no solo e na água assim como em associação com as raízes das plantas são capazes de reciclar e disponibilizar muitos nutrientes necessários para a sobrevivência dos vegetais. Um nutriente vital para os seres vivos é o nitrogênio, o qual as plantas utilizam em forma de nitrato (NO3-) e amônia (NH3), e, mesmo sendo o elemento mais abundante na atmosfera, este se encontra na forma de nitrogênio gasoso (N2) que é uma molécula inerte. Certas bactérias do solo são capazes de reduzir o N2 em NH3, processo chamado de fixação do nitrogênio, fornecendo ao meio uma forma assimilável deste nutriente. Porém, existe uma relação simbiótica entre algumas bactérias, sendo as principais dos gêneros Rhizobium e Bradyrhizobium, as quais invadem as raízes de plantas da família das leguminosas (soja, feijão, alfafa) e assim suprem a planta com nitrogênio em forma de que estas possam sintetizar suas proteínas, por outro lado, a planta fornece energia para que o processo possa ser realizado por estes microorganismos. Outra associação vantajosa, denominada micorriza, ocorre entre alguns fungos que circundam ou mesmo penetram nas raízes da maioria das plantas, favorecendo a absorção de nutrientes como zinco, manganês e cobre, mas principalmente de fósforo. Estes processos evidenciam a ação dos microorganismos na reciclagem de material, mesmo inorgânico, na natureza.

Outros materiais