Buscar

Influências no desenvolvimento no menino Victor (o menino selvagem)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO HUMANO I
As influências sobre o desenvolvimento humano no caso de Victor (o menino selvagem), considerando as influências da hereditariedade, do ambiente e da maturação, e como essas influências podem ter agido em seu desenvolvimento.
Victor Aveyron
O caso de Victor é muito peculiar, e trás questões sobre como se dá o desenvolvimento humano de uma pessoa que cresce completamente exclusa do paradigma da sociedade, e como essa pessoa consegue sobreviver, sem ter contato com outras pessoas ao longo de seu crescimento. Considerando o fator hereditariedade, que vem inato em Victor, o ambiente, no qual ele se desenvolveu, e a sua maturação, buscarei entender os motivos pelos quais sua capacidade cognitiva foi capaz de abranger algumas atividades e outras não. 
Iniciando do fator hereditariedade, suas características físicas foram adaptando-se de acordo com suas necessidades, como o fato de Victor ser insensível a altas temperaturas e a ‘lutar’ com outros animais para poder alimentar-se. Essas influências contribuíram para que ele não morresse logo em seus primeiros anos de vida. Victor, basicamente, “adaptou-se” ao ambiente para sobreviver. Quando foi encontrado, não sabia falar, andava curvado e não tinha um desenvolvimento cognitivo como o de outras crianças de sua idade, devido às influências passadas. A partir do momento em que ele passou a ser cuidado por ‘’outro’’, e ter a necessidade desse outro, Victor passou a aprender algumas habilidades, que antes não lhe era possível, pois vivia isolado de qualquer contato social. É nesse contexto que entra o fator AMBIENTE. Com a mudança de um ambiente selvagem para a civilização, Victor também precisou adaptar-se a seu novo modo de vida. Acredito que não teve um rendimento de cem por cento de aprendizagem, porque parte do que deveria ter aprendido enquanto criança tivera sido perdida, o que naquela fase era fundamental para o seu desenvolvimento, foi passado adiante, para uma fase na qual ele não estava preparado. Este afastamento de sua família e sociedade trouxe grandes prejuízos no desenvolvimento de Victor, mesmo que ele tenha conseguido aprender determinadas coisas. Assim fica provado então, o quanto a família e o ambiente são fundamentais para que o ser humano tenha seu desenvolvimento normal e suficiente para sua formação cognitiva e comportamental.

Outros materiais