Buscar

Anatomia Palpatoria AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade de AVI da disciplina Anatomia Palpatória
 1 - Durante treino de musculação, em exercício conhecido como supino reto, J.S.R., 25 anos, sentiu forte dor em região de tórax, não conseguindo suportar a barra que chocou-se contra seu tórax, apresentando intenso edema, e limitação nos movimentos de, flexão, adução e rotação medial de membro superior. Após avaliação por ultrassonografia foi diagnosticada ruptura total de um determinado músculo.
Qual o músculo mencionado no caso clínico? Peitoral Maior
Cite origem e inserção do músculo? Origem : Metade medial da clavícula, Esterno e seis primeiras cartilagens costais e aponeurose do m. Oblíquo externo do abdome. Inserção: As fibras convergem em um tendão que se fixa na crista do tubérculo maior do úmero.
Como realizar a palpação do mesmo? Paciente sentado ou em DD, com o braço fletido a aproximadamente 90°. Examinador - de pé, de f rente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de flexão horizontal.
2 – Criança, 4 anos, sexo feminino, deu entrada na emergência com queixa de dor na região da clavícula esquerda após queda de escada. A inspeção, notou-se edema na região. A palpação, sentiu-se deformidade e dor local, sendo solicitada radiografia e diagnosticada fratura de clavícula. (PEZZI, 2011).
Descreva a clavícula e seus acidentes ósseos.A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula. Tem duas extremidades (ESTERNAL e ACROMIAL), duas faces (SUPERIOR - convexa e INFERIOR - plana) e duas bordas (ANTERIOR e POSTERIOR).
Descreva como palpar esses acidentes. Extremidade esternal: Examinador de frente para o paciente. Tendo como referência a incisura jugular, o examinador irá deslizar o seu dedo indicador lateralmente até perceber uma saliência antes da esternal da clavicula. Extremidade Acromial: Examinador de frente para o paciente, com indicador, o examinador deverá seguir pela diáfise da clavicula até a extremidade lateral, onde haverá uma pequena eminência antes de chegar ao acrômio
3 – Paciente J.H.L., 65 anos, nadador de maratonas aquáticas, relata queixa álgica em região anterior de ombro D ao realizar abdução, ao realizar a avaliação cinético funcional, fisioterapeuta identifica tendinite em um dos músculos do manguito rotador, responsável pelo auxílio em movimento de abdução do ombro, que tem como ponto fixo a fossa supra-espinhal na escápula e ponto móvel o tubérculo maior do úmero.
Qual o músculo lesionado? Supraespinhal
Como posso realizar a palpação de tal músculo? Paciente em posição ortoestática ou sentado. Com uma das mãos na altura do cotovelo do paciente o examinador resiste ao movimento de abdução do braço até 20°. O examinador palpa o musculo na fossa supraespinal, e com seus dedos voltados para o acrômio. A cabeça do paciente deverá ser inclinada para o mesmo lado do exame para anular a ação muscular do trapézio.
4 – Após queda de própria altura, L.K.L. relata queixa em cotovelo E, com limitação de ADM importante, em radiografia simples foi identificada uma fratura em importante acidente anatômico de rádio proximal, que se articula com o capítulo do úmero.
Qual o acidente anatômico acometido pela fratura? Cabeça do Radio
Descreva a palpação da estrutura. Paciente sentado com antebraço pronado e apoiado na maca. Palpar em forma de pinça com a polpa do polegar e do indicador, a cabeça do rádio, aproximadamente a um dedo transverso distalmente ao epicôndilo lateral. Para testar se realmente sua mão está repousando sobre a cabeça do rádio pede-se ao paciente que realize uma prono-supinação
 5 – Escolha uma estrutura anatômica já estudada, crie um caso clínico, e descreva como se realiza a palpação da estrutura.
Paciente com doeça pulmonar obstrutiva crônica procura o serviço de fisioterapia queixando dor infralateral à clavícula. À palpação, o paciente relata uma dor na região do processo coracóide que se estende até a terceira, quarta e quinta costelas e que piora com inspirações breves e repetidas. 
 Qual o músculo mencionado no caso clínico? Peitoral Maior
Como posso realizar a palpação de tal músculo? Paciente sentado ou em DD, com o braço fletido a aproximadamente 90°. Examinador - de pé, de frente e ao lado do paciente, com uma das mãos sustentando o braço e impõe resistência ao movimento de flexão horizontal.

Outros materiais