Buscar

cap 3 v

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte II
Primeiro Contato com o Cliente
e Avaliação Inicial
Capitulo 3
Preparativos
(O planejamento prévio de sua estratégia inicial com o supervisor, se possível, se constitui num expediente valioso para conduzir uma entrevista efetiva, e também para aprender a ser um terapeuta. Os terapeutas iniciantes têm dificuldade especial para “pensar na frente”; tendem a se distrair ou a se confundir com o inesperado. Os estudantes poderão aumentar sua efetividade inicial, bem como o seu rapport com o cliente, antecipando as possíveis sensibilidades específicas da pessoa que estão entrevistando, e as áreas a respeito das quais elas têm dificuldade de falar. Uma preparação refletida destas questões pode fazer a diferença entre uma entrevista inicial que lança as bases para um tratamento bem-sucedido, e aquela que termina com o cliente incerto sobre se deverá ou não retornar.)
Logo de inicio nos como estudante vai haver sim uma dificuldade em conseguir ter um total acesso as memórias do paciente, e saber interpretar de uma forma saudável que ajudara o paciente a abrir novos caminhos de conquista para saber como lidar com o que esta passando no decorrer da sua vida, tentando descobrir o que esta a incomodando logo de inicio. Sempre vai haver pacientes que não sabe o objetivo que a fez levar a uma terapia, e vai tentar buscar saber mais sobre o que esta fazendo, com que fique estressado no dia a dia, vão a terapia para saber entender o que esta acontecendo, o motivo que esta deixando dessa forma.
(Sua tarefa enquanto terapeuta é levantar hipóteses sobre o comportamento, sentimentos e possíveis áreas problemáticas de seu cliente, e não fazer pré-julgamento sobre alguém antes de colher todas as informações. Através destas hipóteses, você poderá desenvolver uma estratégia de entrevista que terá como objetivo maximizar a satisfação do cliente e sua própria eficiência como terapeuta na coleta de informações. Entretanto, suas hipóteses deverão ser flexíveis e provisórias, bem como abertas à confirmação ou rejeição, tomando-se por base a experiência posterior com o cliente.)
Em nem um momento devemos fazer um julgamento sobre a forma de que o paciente está vestido, ou algo do tipo deveu respeita raça ou ate mesmo se estiver fazendo um alto julgamento dele mesmo devemos tentar avaliar o porquê ele se julgar, e tentar entender a forma que ele pensa, e o real motivo que tanto o faz ter essa visão criticam. Devemos tentar obter informações deixando ele totalmente aberto a qualquer tipo de assunto seja ele da forma que for, temos que ficar atento a forma de como ele a expressa, e estando atento a mínimos detalhes possíveis que podem aparecer, isso pode esta relacionado a outra coisa totalmente diferente do que ele relata, pode ser uma pista de algo que esta tentando disser de uma forma totalmente diferente, por isso devemos sempre esta disposto a ouvir atentamente, para que tenhamos uma visão diferente, e sabermos lidar com o que pode vir átona.
(As respostas de um cliente a perguntas sobre seu estado civil, família e situação vital poderio alertá-lo para outros problemas. Estas informações também fornecem um certo quadro básico da vida da pessoa, dentro do qual será possível ajustar e avaliar informações adicionais que você obtiver, O conhecimento sobre a situação de vida do cliente poderá fornecer informações úteis a respeito de fontes de apoio ou de falta de apoio, que poderão, por sua vez, influir na abordagem de tratamento escolhida por você. Ainda que a situação de vida de uma pessoa não seja a fonte primária do conflito, ê sempre útil para o terapeuta proceder a uma avaliação da situação de vida atual do cliente e do seu possível impacto sobre este.)
Dependendo de como é a família do paciente, ou seja, de como ele e tratado ou visto por sua família isto afeta de alguma forma, dependendo do ele e pressionado ou esta passando por algum conflito entre os pais ou alguém da família isto faz com que ele fique estressado ou passe por um processo emocional que pode afetar psicologicamente tudo em sua vida, como por exemplo, no trabalho ou em algum relacionamento, isso faz com que ele se sinta mal, e nada bem, isso vai fazer com que ele se desestruture no seu desenvolvimento com pessoas do seu convívio, fazendo com que adoece mentalmente, de desconte possa esta fazendo com que pessoas próximas também adoecem .

Outros materiais