Buscar

IMUNOGLOBULINAS TRABALHO HISTOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As imunoglobulinas são moléculas de glicoproteínas derivadas dos plasmócitos que atuam como anticorpos em resposta a um imunógeno. Dentre as funções gerais das imunoglobulinas destacam-se duas:
Ligação a antígeno: As imunoglobulinas podem se ligar a determinados antígenos proximamente relacionados ou específicos. Cada imunoglobulina se liga a um determinado antígeno específico.
A função primária dos anticorpos é a ligação a antígenos, podendo ocasionar em proteção do hospedeiro.
Funções Efetoras: A ligação de um anticorpo a um determinado antígeno geralmente não possui efeito biológico direto. Ao contrário disso, as funções efetoras secundárias de anticorpos possuem como consequência os efeitos biológicos significantes. São as imunoglobulinas que intervêm grande parte dessas funções efetoras.
Geralmente a capacidade de carrear uma função efetora específica requer a ligação do anticorpo a seu antígeno. Dentre as funções efetoras destacam-se: fixação ao complemento e ligação a vários tipos celulares. 
As imunoglobulinas podem ser classificadas em cinco tipos distintos, de acordo com as diferenças em sequências de aminoácidos na região constante das cadeias pesadas. São elas:
IgG (cadeias pesadas gama):
ESTRUTURA: São monômeros (imunoglobulina 7S), distinguindo-se entre si de acordo com o número de pontes de sulfeto e comprimento da região da dobradiça.
PROPRIEDADES: Devido sua capacidade de realizar todas as funções das moléculas de imunoglobulinas, é considerada a imunoglobulina mais versátil. É a principal Ig no soro (equivale a 75%); principal Ig em espaços extra vasculares; é a única classe que atravessa a placenta (apesar de nem todas as subclasses atravessarem com a mesma eficiência); fixação do complemento (apesar de nem todas as subclasses fixarem com a mesma eficiência); ligação a células (macrófagos, monócitos, PMN’s e alguns linfócitos possuem receptores para a região Fc da IgG).
IgM (cadeias pesadas mu):
ESTRUTURA: Pode existir como um pentâmero (imunoglobulina 19S) onde todas as cadeias tanto pesadas quanto às leves são idênticas; ou na forma de um monômero.
PROPRIEDADES: É classificada como a tereira Ig mais comum no soro; primeira Ig produzida pelo feto e a primeira a ser produzida por uma célula B virgem quando estimulada por um antígeno; devido sua estrutura pantamérica, é uma excelente fixadora do complemento, sendo assim, anticorpos IgM possuem grande eficiência em levar à lise de microorganismos; ainda referindo-se a sua estrutura, IgM é excelente aglutinadora (eficientes em agregar microorganismos para eliminação eventual para o exterior do corpo); possui a capacidade de se ligar a determinadas células por meio de receptores de Fc; existe ainda os IgM de superfície que funcionam como um receptor para antígeno ou células B.
IgA (cadeias pesadas alfa):
ESTRUTURA: A IgA do soro é um monômero, enquanto a IgA de secreções é um dímero e ao sair do dímero, uma cadeia J se associa a ela.
PROPRIEDADES: É a segunda Ig mais abundante no soro; principal classe de Ig em secreções (lágrima, saliva, colostro, muco) desempenhando importante papel na imunidade local (de mucosa); caso a IgA não esteja agregada, ela não é capaz de fixar complemento; pode se ligar a PMN’s e a determinados linfócitos.
IgD (cadeias pesadas delta):
ESTRUTURA: Existe apenas na forma de monômero.
PROPRIEDADES: Encontrada em baixos níveis no soro; funciona como um receptor para antígeno em superfícies de célula B, onde possuem aminoácidos extras na região C-terminal com a finalidade de ancoramento à membrana; IgD liga complemento.
IgE (cadeias pesadas épsilon):
ESTRUTURA: Existe como monômero e possui um domínio extra na região constante.
PROPRIEDADES: Considerada a Ig sérica menos comum devido ao fato de se ligar fortemente com receptores de Fc em basófilos e mastócitos antes mesmo da interação com o antígeno; está envolvida em reações alérgicas (a ligação do alergeno à IGe nas células culmina na liberação de mediadores farmacológicos resultando em sintomas alérgicos); IgE não fixa complemento.
Referências Bibliográficas:
Imunologia – Capítulo Quatro (Imunoglobulinas – Estrutura e Função). [Intenet]. Disponível em: < http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/patologia/HELIOJOSEMONTASSIER/ed-3-anticorpos-e-imunoglobulinas.pdf>. Acesso em: 22 de out 2017.
Antígeno e Anticorpo. [Internet]. Disponível em: <http://www.ufjf.br/imunologia/files/2012/03/Aula-Ant%C3%ADgeno-anticorpo-e-rearranjo-de-genes-270312.pdf>. Acesso em: 22 de out 2017.

Outros materiais