Buscar

RETOMADA 1 HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO (1)

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO 
AV1 
Profa. Dra. Karen Bortoloti 
karen.bortoloti@estacio.br
1
1) Os atritos entre jesuítas e colonos no período colonial podem ser explicados:
Os colonos eram protestantes e os jesuítas católicos;
Os jesuítas desejavam escravizar os negros e os colonos eram contra;
Os jesuítas eram contrários à exploração do pau-brasil;
Os colonos pretendiam escravizar os indígenas e os jesuítas eram contra, pois queriam aldeá-los em missões;
Todas as alternativas estão corretas.
2
Resposta: D
Resolução: Os jesuítas eram contrários à utilização da mão-de-obra indígena porque afirmavam que, como pagãos, os indígenas necessitavam primeiro receber a palavra de Cristo. 
3
2) As Câmaras Municipais, no período colonial brasileiro:
 
a) Constituíam o poder legislativo;
b) expressavam o poder da aristocracia rural;
c) representavam o poder da Coroa Portuguesa;
d) organizavam-se com base no sufrágio universal;
e) representavam o poder popular.
4
Resposta: B
Resolução: As Câmaras Municipais representavam o poder dos “homens bons”, ou seja, dos grandes proprietários de terras. As câmaras eram compostas por juízes e vereadores, geralmente eleitos entre os homens-bons (grandes proprietários influentes). O restante da população colônia, ou seja, os mestiços, os negros, os indígenas, os não católicos e aqueles homens livres que exerciam atividades manuais, convém ressaltar, era excluída, não podia votar. Tal exclusão política perdurou e seus reflexos são nítidos na sociedade atual, o que mantém, de certa forma vivo, o nosso passado colonial. As tensões entre o governo-geral e as câmaras municipais eram constantes, pois, essa última acabava por representar os interesses locais dos grandes proprietários e, em contrapartida, o governador representava a metrópole.
5
3) Nas primeiras décadas após a chegada dos portugueses ao Brasil houve um relativo desinteresse português pela nova terra. Isso se explica:
 
a) pela inexistência imediata de metais preciosos;
b) pelo caráter povoador da expansão colonial lusa;
c) pelas dificuldades econômicas do Reino;
d) pela forte resistência imediatamente oferecida o branco pelos indígenas;
e) nenhuma das alternativas.
6
Resposta: A
 
Resolução: Posteriormente a chegada da esquadra portuguesa, a nova localidade permaneceu em segundo plano, pois, como está claro na carta de Caminha, não havia indicações da existência de ouro e pedras preciosas. Além da ausência de “preciosidades”, a população aqui existente praticava atividades agrícolas de subsistência e não necessitava de produtos importados vendidos pelos portugueses. As florestas, os indígenas, os perigos apresentados pelo desconhecido e os gastos com as navegações pelo Atlântico, tornaram a exploração bastante restrita durante os primeiros anos que se seguiram ao “encontramento”
7
4) Foram características dominantes da colonização portuguesa na América:
a) pequenas unidades com produção diversificada;
b) grandes unidades produtivas de exportação, monopólio do comércio e escravidão;
c) exploração de minérios e trabalho livre;
d) latifúndio e trabalho assalariado indígena;
e) exportação de matérias-primas, minifúndio e servidão. 
8
Resposta: B
 
Resolução: A colonização portuguesa na América caracterizou-se especialmente pela grande propriedade agroexportadora que utilizava, predominantemente, a mão-de-obra escrava. Todavia, não podemos esquecer que existiram também no Brasil colonial pequenas propriedades que produziam gêneros necessários ao abastecimento interno. 
9
5) Referindo-se às primeiras décadas que seguiram a chegada da frota de Cabral à costa americana, Capistrano de Abreu considerou que, então, não se podia saber se o Brasil seria mair (francês) ou peró (português). Isto porque:
 
a) os tupinambás da costa achavam-se sublevados.
 b) Portugal e França lutavam pela hegemonia na Europa.
 c) a catequese ainda não começara.
 d) ainda não se consolidara a colonização portuguesa da nova terra.
 e) a posse portuguesa não fora garantida por instrumentos legais
10
Resposta: D
Resolução: Certo de que a propriedade das terras conquistadas não era aceita por nações adversárias, Portugal viu-se ante um impasse: ou colonizava de vez seus domínios na América ou logo os perderia. Inglaterra e França já mandavam expedições à nova terra e, além disso, declaradamente não reconheciam a divisão do mundo entre portugueses e espanhóis, inclusive o rei da França, contestando a bula do Papa Alexandre VI, argumentava ainda que não conhecia nenhuma cláusula do testamento de Adão que determinava tal divisão. Porém, ao perceber a necessidade de “povoar” o território, Portugal encontrava-se enfraquecido, a decadência do comércio com o Oriente devido à concorrência com outros países europeus, fez com que os portugueses, a partir de 1530, voltassem os olhos para o Brasil de forma a proteger o território, tornando viável a obtenção de lucro para a Coroa que neste momento possuía uma balança comercial deficitária.
11
6) No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes... .”
(Caio Prado Junior, História Econômica do Brasil, 1945) ENADE 2005
 
I. A antiga feitoria portuguesa na Índia, como a colonização dos trópicos, supunha práticas agrícolas e
comerciais.
II. A colonização do Brasil estava relacionada a um amplo sistema comercial internacional.
III. A colonização do Brasil foi o resultado das determinações francesas e inglesas relativas ao comércio
internacional.
IV. A produção açucareira no Nordeste Brasileiro fazia parte de uma empresa comercial com ligações internacionais.
 
São corretas as afirmações
12
a) I e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III e IV, apenas
d) I e III, apenas.
e) II e IV, apenas.
13
Resposta: E
 
Resolução: A colonização do Brasil estava relacionada a um amplo sistema comercial internacional, que ficou historicamente conhecido como expansão marítima. A produção açucareira no Nordeste Brasileiro fazia parte de uma empresa comercial com ligações internacionais, pois toda a produção era comercializada com os países europeus. 
14
7)Desde o século XVI, as Bandeiras marcaram o período colonial brasileiro. Partiam da Capitania de São Vicente, mais especialmente de Porto Feliz, às margens do rio Tietê, rumo ao interior desconhecido pelos portugueses. Além da prospecção de metais preciosos, as Bandeiras tinham como objetivo central. ENADE 2005
  
a) o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar pelas capitanias.
b) a organização da exploração da pecuária nos pampas.
c) a preação de indígenas para o trabalho compulsório.
d) a contenção do expansionismo espanhol na região platina.
e) o início da extração do látex na Amazônia.
15
Resposta: C
 
Resolução: O intuito dos bandeirantes era também “apressar” indígenas, pois a utilização da mão-de-obra escrava negra tardou a chegar a São Paulo, tida então como uma “região periférica”.
16
8) O contato estabelecido entre o índio, que cortava e transportava o pau-brasil e o europeu, que lhe oferecia pequenos e insignificantes presentes, é definido como forma de comércio do tipo:
 a) capitalista;
b) mercantilista;
c) de monopólio real;
d) de escambo;
e) indireto.
17
Resposta: D
Resolução: Escambo: cada navio que aportava no Brasil deixava uma leva de europeus. Sobreviviam os que “casavam” com as índias, aceitos pelos nativos segundo a praxe de oferecer ao visitante uma mulher da tribo. Numa época de guerras, era vantajosa a absorção dos estrangeiros, que se tornaram peças - chave em um esquema de escambo que abrangia, além do pau-brasil, o abastecimento das naus. Os europeus pagavam com facas e espelhos.Para os índios, os objetos de metal eram um enorme avanço e os espelhos, espantosos. Uns acreditavam levar tesouros e, para outros, as árvores não valiam tanto assim. 
18
9) Com relação às explorações do ouro nas Minas Gerais durante o período colonial, pode-se afirmar: 
  
a) O período de maior produção aurífera deu-se em meados do século XVII, em franca concorrência com o auge da produção de açúcar e fumo. 
b) A coroa portuguesa promoveu o incen­tivo fis­cal e o corte de impostos sobre a extração e comercialização de ouro em função do desenvolvimento das minas e a concentração populacional derivada de atividades relacionadas a elas. 
c) As minas propiciaram uma diversificação relativa dos serviços e ofícios, tais como comerciantes, artesãos, entre outros. 
d) O divertimento e a atividade social foram intensos e eminentemente profa­nos, embora as confrarias e as irmandades tenham sido associações que desempenharam certo papel na sociabilidade.
e) A rigidez hierárquica da sociedade não permitiu a mestiçagem étnica e rara­mente o negro e o mulato chegavam a praticar um ofício ou ocupar cargo administrativo. 
19
 Resposta: C
Resolução: A descoberta de ouro provocou transformações significativas na sociedade colonial brasileira, o século XVIII marcou definitivamente a consolidação da colonização portuguesa no Brasil. O ouro atraiu milhares de pessoas para o interior da colônia, favorecendo a conquista do sertão, o aumento populacional e a integração entre as regiões antes isoladas. Devemos notar ainda, que ocorreu nesse momento uma intensa urbanização da colônia, pois a “corrida do ouro” contribuiu significativamente para o surgimento de vilas e cidades como Vila Rica, Ribeirão do Carmo, São João Del Rei e Sabará. 	Em 1763, a capital foi transferida para o Rio de Janeiro, refletindo o deslocamento do centro econômico do nordeste açucareiro para a região mineradora do sudeste. A cidade do Rio de Janeiro permitia o transporte do ouro, facilitando a comunicação com a metrópole.
20
10) As rebeliões do período Regencial podem ser entendidas historicamente no Brasil como:
a) movimentos provocados pelo centralismo político-administrativo e a manutenção do quadro socioeconômico da Colônia;
b) tentativas de recolonização do país.
c) reações contra o absolutismo monárquico de D.Pedro I.
d) rebeliões de cunho conservador que defendiam o unitarismo.
e) movimentos que não contaram com a participação popular.
 
21
a) movimentos provocados pelo centralismo político-administrativo e a manutenção do quadro socioeconômico da Colônia;
22
11)A aprovação da Lei de Terras, de 1850, coincidindo com a abolição do tráfico negreiro, objetivava:
 
a) criar um mercado de terras para os escravos que, dentro em breve, seriam homens livres.
b) regularizar o acesso à propriedade da terra, mantendo alto o seu preço.
c) modernizar o país o mais rapidamente possível, equiparando-o à Inglaterra.
d) constituir o mercado da mão-de-obra assalariada e facilitar o acesso à propriedade privada da terra.
e) atender a exigências inglesas acerca dos sistemas ilegais de posse fundiária
23
b)regularizar o acesso à propriedade da terra, mantendo alto o seu preço.
24
12) O artigo 402 do Código penal Brasileiro de 1890 dizia: Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominação de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens. Pena: Prisão de dois a seis meses. (SOARES, C. E. L. A Negregada instituição: os capoeiras no Rio de Janeiro: 1850-1890. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1994 - adaptado). O artigo do primeiro Código Penal Republicano naturaliza medidas socialmente excludentes. Nesse contexto, tal regulamento expressava: (1,00)
A manutenção de parte da legislação do Império com vistas ao controle da criminalidade urbana.
A defesa do retorno do cativeiro e escravidão pelos primeiros governos do período republicano.
O caráter disciplinador de uma sociedade industrializada, desejosa de um equilíbrio entre progresso e civilização.
A criminalização de práticas culturais e a persistência de valores que vinculavam certos grupos ao passado de escravidão.
O poder do regime escravista, que mantinha os negros como categoria social inferior, discriminada e segregada.
25
d) A criminalização de práticas culturais e a persistência de valores que vinculavam certos grupos ao passado de escravidão.
26
13) Quais foram os dois objetivos principais da expansão marítima portuguesa?
14) “(...) O poder moderador (...) é a chave mestra da opressão da nação brasileira e o garrote (sufocamento) mais forte da liberdade dos povos (...)”. (Frei Caneca, Crítica da Constituição Outorgada, Recife, 1824). Caracterize a Constituição de 1824, considerando o direito de voto e a divisão de poderes 
27
15) Álvaro Velho, o cronista da primeira viagem de Vasco da Gama, conta que, assim que os portugueses desembarcaram em Calicute, Índia, seu comandante foi abordado por árabes que perguntaram: “Que diabo vieste procurar tão longe, na Índia?” Sem hesitar, Vasco da Gama respondeu: “Cristãos e especiarias”. Agora, responda: quais foram os dois objetivos principais da expansão marítima portuguesa? 
28
16) Há quem afirme que a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários foram concebidas de forma estratégicas para a manutenção da escravidão. Explique essa afirmação, fundamentando-se em dispositivos das próprias Leis. 
17) A estrutura mais utilizada por países de origem anglo-saxônica como Estados Unidos e Inglaterra. Uma simples diferença é que lá o Direito se baseia mais na Jurisprudência que no texto da lei. O trecho destacado acima demonstra qual dos tipos de sistema de Direito? Justifique a sua resposta.
29
18) Verdadeiro ou Falso? O Governo-Geral era um órgão centralizado para a administração da colônia brasileira. Justifique. 
19) Analise a seguinte afirmativa: Ainda que o imperador D. Pedro II entendesse que a questão da emancipação dos escravos no Brasil devesse ser tratada com a cautela necessária no que se referisse aos interesses da agricultura e do instituto da propriedade, a lei do Ventre Livre e a Lei Áurea propunham em seus textos a extinção definitiva e imediata do trabalho escravo, sem que se fizesse qualquer referência a possíveis indenizações que pudessem vir a ser concedidas aos proprietários de escravos pela emancipação dos mesmos. Esta afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique.
30

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes