Buscar

Cuidados com Crianças: Obstrução das Vias Aéreas, Diarreia, Recebimento do RN e Primeiros Cuidados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
		Em caso de obstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho em crianças maiores, devem-se adotar as seguintes condutas:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Manter a criança em pé, com as costa apoiadas na barriga do operador, comprir e descomprir com ambas as mãos, rapidamente, a região epigastrica conhecida como manobra de Heimlich.
	
	
	Tapotar com a palma da mão cinco vezes na altura do esterno, com a criança apoiada no antebraço, deixando-a com a cabeça mais baixa que o corpo.
	
	
	Colocar posição ventral apoiada no antebraço com a cabeça mais baixa que o resto do corpo; segurar firmemente a mandíbula da criança com a mão em que estiver apoiando-a e dar cinco palmadas no dorso, na região interescapular conhecida como manobra de Heimlich
	
	
	Remover o corpo estranho imediatamente através da introdução de dedos na boca ou narinas da vitima, mesmo que esse não seja visualizado
	
	
	Tapotar com palma da mão na região dorsal em seguida pendurar a criança pelos pés para facilitar a saída do corpo estranho
	
	
		2.
		Sabe-se que a diarreia é um dos grandes problemas na infância. Com relação às ações de enfermagem às crianças nesta situação, assinale a alternativa CORRETA
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar e observar cuidadosamente as fontanelas nas crianças em idade pré-escolar.
	
	
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar a criança, observar eliminações, manter cuidados com fluidoterapia se estiver prescrita.
	
	
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar a criança, observar eliminações, manter cuidados com sonda nasogástrica.
	
	
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar a criança, observar eliminações, observar sinais de solução da continuidade da pele pelo edema.
	
	
	Observar sinais de desidratação, manter cuidados com a pele na região perianal, estimular a ingesta de líquidos, em especial os reidratantes orais conforme perda, pesar a criança, observar eliminações, manter cuidados com oxigênioterapia e fluidoterapia se estiverem prescritas
	
	
		3.
		Em relação a recepção do RN, é correto afirmar:
		Quest.: 3
	
	
	
	        
	Realizar precaução padrão, como lavagem das mãos, avental, luvas, máscara e óculos de proteção.
	
	      
	As alternativas A, B e C estão corretas.
	
	      
	Realizar anamnese materna, disponibilizar e testar materiais e dispor de uma equipe capacitada.
	
	      
	Aplicar o boletim de APGAR, manter o RN aquecido, aspirar nariz e boca, secar e desprezar campos úmidos, promover contato precocemente com a mãe.
	
	      
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	
		4.
		Criança internada aos nossos cuidados apresenta uma alteração orgânica chamada nictúria que é definida como:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Diminuição da micção matutina.
	
	
	Diminuição da micção noturna
	
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	
	Aumento da micção noturna.
	
	
	Aumento da micção diurna.
	
	
		5.
		Os primeiros cuidados ao recém-nascido são prestados logo após o nascimento, na sala de partos, e começam assim que a cabeça do bebé é expulsa. Nos partos vaginais, não instrumentados, assim que a cabeça e os braços do bebé são expulsos, e caso a mãe o deseje e o estado do bebé o permita, pode pedir ao enfermeiro para ser a primeira a segurá-lo e a tirá-lo de dentro de si, deste modo poderá colocá-lo logo sobre o seu peito para que ele a oiça e sinta o seu calor e cheiro, a isto chama-se contacto pele a pele. Marque a opção incorreta.
		Quest.: 5
	
	
	
	        
	O pediatra apenas estará presente caso o enfermeiro ache necessário ou se o parto for instrumentado.
	
	      
	O bebé é avaliado pelo enfermeiro que o recebe, fazendo o despiste de malformações, aspiração de secreções em caso de necessidade, administração de uma injeção de vitamina K para prevenir hemorragias e, em alguns hospitais ainda se faz, prevenção de conjuntivites, mediante a aplicação de uma gota de colírio em cada olho.
	
	      
	Após o nascimento devemos receber o RN, secá-lo e colocar em campo estéril e aquecido sob o calor radiante; não levar o RN à mãe para que não ocorra perda da temperatura; identificar o RN com uma braçadeira, com o nome da mãe, no antebraço ou tornozelo;
	
	      
	Se o bebé estiver bem, e caso a mãe ou o acompanhante queiram, podem pedir para cortar o cordão umbilical e manter o contacto pele a pele, no entanto, é necessário secar bem o bebé e colocar-lhe um gorro, para evitar a perda de calor.
	
	      
	Em toda sala de parto deve estar presente pelo menos um profissional capacitado a reanimar de maneira rápida e efetiva, mesmo quando se espera um RN saudável.

Outros materiais