Buscar

Prointer parcial

Prévia do material em texto

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Thalia de Barros Sant'Ana RA: 8798002236
Profº-tutor EAD Diego Vaz
Disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III).
Polo Presencial Barueri
Barueri 
2018
Introdução
O objetivo desse projeto é a elaboração de um projeto de Implantação do Setor de Recursos Humanos em uma empresa de seguimento privado, mostrando a sua aplicabilidade. 
Foi realizado uma Pesquisa de Clima Organizacional, para assim obter uma melhor compreensão da situação da empresa, possibilitando assim o levantamento de ações para combater o que estava visto como ruim pelos colaboradores. 
Assim a implantação do Departamento de Recursos Humanos é fundamental para o crescimento da empresa, pois com isso é possível entender e compreender o que precisa ser melhorado e o que apenas pode-se manter como já está, apenas mantendo o processo, para assim os colaboradores terem uma boa imagem da empresa. 
1- Necessidades Primárias para a Implantação da Área de Recursos Humanos
A empresa 
A empresa que será tratada é a BSBA Compressores, a mesma é do seguimento de metalurgia, trabalhando com a implantação, manutenção e criação de compressores de ar para outras empresas. A mesma reconhece que o capital humano é fundamental para a empresa, para o crescimento da mesma, mas há uma preocupação que afeta, que é a satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho que se encontram. 
A sua missão é poder crescer e ter um bom posicionamento no mercado, com a segurança que deseja para se manter no mesmo. Já a sua visão é, levar a empresa para um modelo de excelência e competência no serviço prestado. E o seu valor, é atuação ética e transparente. 
Desde modo, os diretores da empresa chegaram a conclusão de que a implantação do departamento de Recursos Humanos é uma parte essencial para a o seu crescimento, pois a mesma está capacitada a saber lidar com o capital intelectual. 
Pesquisa de Clima Organizacional 
Para dar inicio ao processo de implantação da área de Recursos Humanos, é necessário de este modo conhecer as reais demandas que existem, e com base nelas planejas as ações para minimizar ou chegar a anular o que está de errado. Por isso, foi realizada uma Pesquisa de Clima Organizacional com cada colaborar da empresa, assim é possível achar os principais focos dos problemas. 
A Pesquisa de Clima Organizacional, é uma valiosa ferramenta de gestão estratégica, que tem como base analisar o ambiente interno da organização, e o seu objetivo é otimizar a comunicação com os colaboradores, podendo assim identificar os aspectos e pontos positivos e negativos que refletem no ambiente de trabalho. 
O questionário utilizado na pesquisa, foi o seguinte: 
	Pesquisa de Clima Organizacional
	Ótimo
	Bom 
	Regular 
	Ruim 
	
	
	
	
	
	Salário 
	 
	 
	 
	 
	1. Forma de Pagamento 
	 
	 
	 
	 
	2. Clareza na folha de Pagamento
	 
	 
	 
	 
	Oportunidade de Carreira/Crescimento
	 
	 
	 
	 
	3. Valorização do Serviço 
	 
	 
	 
	 
	4. Incentivo 
	 
	 
	 
	 
	5. Treinamentos
	 
	 
	 
	 
	6. Possibilidade de Crescimento
	 
	 
	 
	 
	Comunicação 
	 
	 
	 
	 
	7. Informações sobre mudanças e melhorias
	 
	 
	 
	 
	
	 
	 
	 
	 
	Relacionamento no Trabalho
	 
	 
	 
	 
	8. Com os supervisores 
	 
	 
	 
	 
	9. Com os colegas de trabalho 
	 
	 
	 
	 
	Ambiente de Trabalho 
	 
	 
	 
	 
	12. Limpeza, Ventilação e iluminação 
	 
	 
	 
	 
	13. Condições de Segurança (EPI's)
	 
	 
	 
	 
	14. Maquinarios e equipamentos
	 
	 
	 
	 
	15. Recursos materiais 
	 
	 
	 
	 
	16. Organização na área do serviço
	 
	 
	 
	 
Após analisar as respostas obtidas pelos colaboradores, observou-se que em uma visão geral a insatisfação que mais tomou-se nota foi em questão do crescimento na empresa, pois em determinados casos o pessoal que é mais novo, tem mais privilégios a alguns determinados cargos, notou-se também em questão de falta de treinamento, salário um pouco defasados, e a falta de incentivo. Mas, já em relação ao ambiente de trabalho e o relacionamentos com os superiores, não demonstraram problema. 
2- Plano de ação para implantação 
Primeiramente, será elaborado um regulamento interno a onde será estabelecido as normas para o recrutamento, salários, promoção, recompensas e os treinamentos. Podendo assim aumentar a confiança dos seus colaboradores.
 
2.1 Recrutamento 
O recrutamento tem como objetivo obter os melhores talentos para uma determinada função, pessoas que tenham bom conhecimento, habilidade e atitudes que contribuam para o crescimento da empresa. O recursos humanos, realiza o processo de recrutamento chegando a formar grupos para compor a seleção. 
Visando a estruturação do recrutamento na organização, realiza o levantamento do perfil profissional que seja adequado ao cargo existente, como a experiência no cargo, qualificação técnica e até as características pessoais, que as mesmas deveram ser compatíveis com a cultura da empresa, o que facilita a formação de uma equipe comprometida com o trabalho, com os valores e objetivos da empresa. 
Os funcionários da empresa, passaram por uma entrevista, e foi aplicado um questionário de avaliação de desempenho, permitindo assim montar o banco de dados e separar o perfil de cada candidato, podendo assim ser utilizado pela organização para uma possível promoção na empresa. Esse questionário tem como informações básicas dos funcionários e as informações que sejam relevantes para a empresa. 
Após o recrutamento será feito uma analise de cada candidato e cada perfil, podendo assim prosseguir com o processo seletivo que se iniciou na empresa. Os que forem selecionados passaram por outra entrevista com o gestor do setor que se tem a vaga, assim o gestor irá analisar e averiguar o conhecimento e habilidades de cada candidato à vaga. 
Os candidatos que não forem selecionados, também será feito um banco de dados com os mesmos, o que servirá para futuras necessidades de recrutamento, gerando assim uma redução nos custos com esse processo. 
Aos candidatos que forem aprovados, os mesmos será feita uma solicitação para que tenham a documentação necessária para a contratação, para que assim o processo seja finalizado. 
2.2 Salário 
O salario já será feita uma analise, de vaga por vaga, para que assim possa ser feita uma analise de qual área que se esta havendo a reclamação, para que a mesma seja analisada e seja feita ajuste caso seja necessário para obter uma boa satisfação dos funcionários daquela área em questão. 
2.3 Recompensa
As pessoas quando motivadas tendem a obter uma boa qualidade no seu trabalho, e tendem a fazer um bom serviço em questão. 
As recompensas são: 
- Oferecer plano de saúde, com descontos; 
- Oferecer desconto em uma instituição de ensino, para assim obter uma boa qualificação, ou melhoria da mesma; 
2.4 Treinamento
O recursos humanos irá levantar a necessidade de treinamento em casa setor da empresa, e irá elaborar um plano de treinamento conforme a necessidade e especialidade de cada um. 
Os funcionários passaram por treinamentos semestrais, para obter uma qualificação e um aperfeiçoamento. Com esse programa de treinamento, irá contribuir para o desenvolvimento dos funcionários, e até contribui para o seu crescimento na dentro da empresa. 
Já com os novos funcionários que sejam recém contratados, o treinamento já será diferente, será um treinamento mais complexo, para que assim o novo colaborador possa entender sobre a gestão da empresa. 
Considerações Finais
Na elaboração do Prointer Parcial, o mesmo proporcionou compreender os aspectos relacionados na gestão de pessoas, como a implantação é essencial para o crescimento de uma organização, pois é aárea que esta capacitada para lidar com o capital intelectual. 
A pesquisa do clima organizacional, é essencial para identificação dos problemas da empresa, com base nisso podendo trabalhar em cima do motivo dos problemas para poder soluciona-los. As empresas a cada dia, estão mais interessadas em fazer parte dos padrões modernos, de modo a manter-se no mercado de trabalho com uma boa colocação e com bons serviços. 
Referências Bibliográficas
Manual para Elaboração d e Trabalhos Acadêmicos – Apresentação ABNT. 
Disponível em: 
<http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html >. Acesso abr 2018. 
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos 
humanos nas organizações. 4. ed. São Paulo: Manole, 2014.
OLIVEIRA, ARISTEU DE. Cálculos Trabalhistas. 26. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Outros materiais