A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Av2 Análise Organizacional EAD

Pré-visualização | Página 1 de 2

Fechar
	Avaliação: CCE0627_AV2_ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:  - PAULO 
	Professor:
	ANTONIO VIANA MATIAS
	Turma
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 12/03/2013 
	
	 1a Questão (Cód.: 37303)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São, dentro das organizações, os órgãos responsáveis pela execução dos produtos e/ou atividades,recebendo a denominação de órgãos:
		
	
	C) Colegiados
	
	B) De assessoria
	
	E) Multivisionais
	
	D) Divisionais
	 
	A) De linha
	
	
	 2a Questão (Cód.: 46273)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em geral, as empresas que adotam este tipo de departamentalização foram, a princípio, organizadas funcionalmente. Com o crescimento da empresa, os gerentes de departamentos se defrontaram com problemas de tamanho, e a tarefa gerencial tornou-se extremamente complexa e a amplitude de controle limitou a sua capacidade de aumentar o número de gerentes subordinados diretamente. Suas principais vantagens são: facilita a coordenação interdepartamental; facilita a inovação; fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou linha de produto ou serviço; indicada para circunstâncias externas e mutáveis e permite flexibilidade. A departamentalização a qual nos referimos usa a seguinte base de especialização:
		
	
	Por Projetos.
	 
	Por Produtos e Serviços.
	
	Por Processos.
	
	Funcional.
	
	Por Clientes.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 29462)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A centralização refere-se à localização e distribuição da autoridade para tomar decisões. A centralização pode ser verificada através de:
		
	 
	pela dispersão do poder formal, do poder de tomar decisões
	 
	por meio do cargo e fluxo de trabalho
	
	pelo clima de motivação dos administradores médios
	
	pela departamentalização, assessoria e comissões
	
	pelo maior envolvimento das pessoas
	
	
	 4a Questão (Cód.: 27466)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O desenho departamental ou departamentalização apresenta uma variedade de tipos. Os principais tipos de departamentalização são: funcional, por produtos e serviços, por base territorial, por clientela, por processo, por projeto e matricial. Identifique a alternativa que corresponde a uma das vantagens da departamentalização funcional:
		
	
	ênfase na tecnologia torna-se o foco e o ponto de referencia para o agrupamento de unidades e posições
	
	encoraja os executivos a pensar em termos de sucesso do território, mais do que em termos de sucesso de um departamento especializado
	
	facilita a coordenação interdepartamental, pois a preocupação básica é o produto
	
	permite o foco no cliente, quando a satisfação do cliente é o aspecto mais critico da organização
	 
	permite forte economia de escala pela utilização integrada de pessoas, conhecimentos, habilidades e competências
	
	
	 5a Questão (Cód.: 84564)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma supervisão funcional cada operário passa a ter vários chefes funcionais, cada qual especializado em uma atividade,como produção, manutenção, abastecimento, qualidade e não mais um único chefe linear. São características deste tipo de supervisão: Assinale as assertivas a seguir acerca desta definição, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Autoridade funcional ou dividida é uma autoridade parcial, baseada na especialização e conhecimento. ( ) No aspecto piramidal a base é extensa, enquanto a cúpula é única. ( ) Ênfase na especialização cada órgão ou cargo contribui com sua especialidade para a organização. ( ) Linhas diretas de comunicação busca contato direto e a maior rapidez possível nas comunicações entre os níveis e áreas organizacionais. A seqüência CORRETA, é:
		
	
	V, F, V, F
	
	F, V, F, V
	 
	V, F, V, V
	
	F, F, V, V
	
	F, V, V, F.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 37299)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Desenho Organizacional constitui uma das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão disponibilizados e aplicados. O Desenho Organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para a organização, ou seja, procura atender a quatro requisitos básicos: mecanismos de decisão ,estrutura básica, mecanismo de operação, e mecanismos de coordenação. O mecanismo de operação é considerado:
		
	 
	c) Regras e regulamentos
	
	b) A divisão do trabalho e diferenciação
	
	d) Hierarquia de autoridade
	
	a) A integração
	
	e) nenhuma das respostas
	
	
	 7a Questão (Cód.: 27467)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A departamentalização por processo é quase sempre restrita a aplicações no nível operacional de empresas industriais e de serviços. A departamentalização por processo é aplicável na seguinte situação:
		
	
	quando todo o processo decisório da empresa fica dependente das decisões do cliente
	
	para ambientes estáveis e de pouca mudança
	
	quando o agrupamento por clientela é intensamente utilizado pelo comércio em geral
	
	para situações em que o empreendimento é grande e teoricamente complexo
	 
	quando a tecnologia intensiva é amplamente utilizada e é demasiadamente onerosa e complexa
	
	
	 8a Questão (Cód.: 27898)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais são as principais características e ferramentas de uma boa governança Corporativa ?
		
	
	Dedicação e reconhecimento
	
	Coragem , dinamismo e tranquilidade
	 
	Efetividade, eficiência,transparência , ética e responsabilidade
	
	Incentivo e motivação
	
	Prestação de conta
	
	
	 9a Questão (Cód.: 42699)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O desenho do cargo envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. O desenho de cargos é orientado pelos objetivos e estratégias da empresa. O processo de desenhar um cargo pode ser dividido em três partes, quais são elas:
		
	
Resposta: O desenho de cargos nasce do processo de tarefas, atribuições e funções. Os cargos são ocupados por profissionais treinados ou experientes e já é um dos passos para o desenho organizacional, cada cargo é feito para atingir as metas e objetivos nas estratégias da Organização. Saber o que fazer, quando fazer, a quem se reportar, a quem deve comandar também é uma das especificações que envolvem o cargo. Com o trabalho de vários cargos podemos formar grupos e equipes, sendo que grupos formam atividades de trabalho e equipes também a mesma atribuição porém com maior divisão e troca de conhecimentos e técnicas.
	
Gabarito: 1-Especificação do conteúdo de cada tarefa a ser executada; 2-Especificação do método para executar cada tarefa; 3-Combinação das tarefas individuais em cargos específicos. Cada cargo passa a ser um conjunto de tarefas específicas.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 69872)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Adhocracia é aplicável a qualquer organizaçao que rompa com as tradicionais normas burocráticas, geralmente dominantes em empresas a sua fase de maturidade. As principais características de uma organização adhocrática são:
		
	
Resposta: As empresas que adotam o Sistema de Adhocracias ou Temporárias são aquelas que buscam o resultado imediato das soluções e problemas, algumas caracteristas são sistemas que quando solucionam o problema tende a desaparecer, por serem temporárias o tempo de vida é curto, enfase em soluções imediatas, buscam resultados onde a limitação burocrática antes não permitia e etc...
	
Gabarito: Estrutura Organizacional orgânica; - Pouca formalização dos procedimentos e comportamentos; - Especialização do trabalho assente na formação; - Coordenação e controle efetuado pelas próprias equipes de trabalho; - Baixo grau de estandardização dos processos; - Elevado grau de descentralização; - Alguma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.