Buscar

Avaliação Ed. Especial Per.II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 16:53:54
	
	 1a Questão (Ref.: 201401507478)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A partir da década de 70 se constata uma resposta mais abrangente da nossa sociedade na área da educação especial. Antes havia o pressuposto de que a segregação escolar permitiria melhor atender às necessidades educacionais diferenciadas desses alunos, após esse período houve uma mudança. Hoje temos uma política educacional voltado para um processo educacional inclusivo. Atualmente, de acordo com a legislação educacional, como deve acontecer a matrícula escolar do aluno com deficiência ? Onde devem acontecer as ações educacionais complementares
		
	
Resposta: Todo aluno deverá ser matriculado na rede de ensino público. As ações educacionais complementares deverão acontecer em um ambiente especializado, no horário oposto ao do ensino regular.
	
Gabarito: A matrícula escolar do aluno com deficiência deve ser semelhante a de qualquer outro aluno: na escola regular e as ações educacionais complementares deverão acontecer no centro educacional especializado ou em sala de recursos multifuncionais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401307903)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque (V) informações verdadeiras e (F) para informações falsas no que se refere às estratégias educativas para a pessoa cega.
( ) Para iniciar o cálculo matemático utilizamos o sorobã.
( ) A matemática deve ser aprendida de maneira abstrata através da oralidade.
( ) Os cálculos matemáticos que podem ser feitos pelo sorobã são: operações fundamentais, potenciação e radiação.
A sequência correta é:
		
	 
	V F V
	
	V V F
	
	F F V
	
	V V V
	
	F V F
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401328550)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ana é uma aluna cadeirante que foi matriculada numa escola cuja biblioteca se localiza no segundo andar. Para o acesso a este pavimento existe apenas uma escada e isso, impossibilita Ana de se movimentar independentemente na escola. Por ser adolescente, Ana está se sentindo constrangida todos os dias quando quer usar a biblioteca e precisa da ajuda de terceiros para chegar até lá. A família pediu uma reunião com a direção e expôs a situação de constrangimento que é vivida por Ana, mas a escola não se mostrou solícita a mudar a biblioteca para o pavimento térreo e nem para construir uma rampa que facilitasse o acesso da aluna. O argumento usado pela direção foi: "Quando matriculamos Ana, sabíamos que ela teria dificuldades cognitivas provocadas pela condição da deficiência física. Lamentamos, mas não podemos mudar toda uma estrutura predial só pela sua filha. Vamos continuar dando apoio a ela todas as vezes que desejar usar a biblioteca, pois os inspetores foram treinados a manejarem a cadeira de rodas com respeito e cuidado". Mudar uma biblioteca e suas centenas de livros não é uma tarefa fácil, da mesma forma que também não é tão fácil construir uma rampa de acesso ao segundo pavimento. Entretanto, a fala da direção apresenta um erro no que se refere ao rendimento acadêmico de Ana. Qual foi esse equívoco? Justifique a sua resposta.
		
	
Resposta: A diretora mencionou que Ana teria dificuldades cognitivas, quando na verdade essa dificuldade não é relacionada aos cadeirantes.
	
Gabarito: A diretora errou ao mencionar que Ana teria prejuízo ou dificuldades cognitivas por ser deficiente física. Não existe neste caso qualquer elemento que indique deficiência, atraso ou dificuldade cognitiva na aprendizagem de Ana. O problema é apenas de acessibilidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401498919)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		
	 
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
	Possui  como orientação um  modelo inclusivo, onde toda  criança com deficiência  deverá ser matriculada em escolas especiais.
	
	Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
	
	Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência.    
	
	Tem uma proposta de integração,  visando  garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades   inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401842391)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao longo da história da Educação Especial no Brasil, observamos que algumas instituições foram pioneiras em relação ao trabalho voltado para pessoas com deficiência. Nesse contexto, podemos afirmar que a fundação do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro foi:
		
	
	 um fato importante porque fundou a primeira instituição de educação inclusiva no Brasil, na área de educação da pessoa surda.
	
	 um fato que provocou reação negativa da sociedade porque excluía os alunos com deficiência da escola regular.
	 
	um fato importante porque fundou a primeira instituição especializada no Brasil, na área de educação da pessoa surda.
	
	 um fato que provocou reação negativa porque não atendia às necessidades da pessoa surda na época.
	
	um fato que provocou reação negativa do governo porque a instituição foi fundada por iniciativa privada.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401536556)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Redigida em 1994, por cerca de cem países reunidos em conferência internacional apoiada pela UNESCO, realizada na Espanha, como um importante marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas e pela participação social efetiva da pessoa com deficiência como cidadão.
 Este relato refere-se a:
		
	
	O Conselho Nacional de Educação Especial ¿ CENESP
	 
	Declaração de Salamanca
	
	Lei de Diretrizes e Bases LDB (Lei nº 4.024/61)
	
	Lei de Diretrizes e Bases LDB nº 5.692/71
	
	Constituição Federal de 1988
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401308388)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ana é professora da escola particular Santo Antônio e neste ano, recebeu em sua turma Michel, um menino de 6 anos de idade, portador de Paralisia Cerebral pois teve uma forte convulsão aos 5 dias de vida. Michel tem comprometimento apenas nas áreas da motricidade e seu desenvolvimento intelectual é compatível com os meninos de sua idade. Ao explicar para os alunos - colegas de Michel - sobre o quadro que eles irão ver no colega, a professora poderia ter usado todas as assertivas, EXCETO uma, por conter um equívoco na concepção da Paralisia cerebral, Marque qual das respostas está errada no que se refere à Paralisia Cerebral.
		
	
	Vocês receberão Michel, um colega de 6 anos de idade que vai precisar da ajuda de todos, pois tem dificuldade para se locomover e precisa encontrar na escola um ambiente acolhedor para que possa estudar, tal como vocês.
	
	Michel será um novo amigo e vocês perceberão que ele é especial por apresentar uma dificuldade para locomoção e para a escrita. Algumas vezes, ele precisará da nossa ajuda mas nós estamos aqui para ajudá-lo também a aprender a ter independência no seu dia-a-dia.
	
	Michel é um menino de 6 anos de idade e tem uma vida parecida com a de vocês: gosta das mesmas coisas, assiste aos mesmos filmes, mas não consegue se locomover sozinho por ter sofrido uma convulsão quando era ainda muito pequeno.
	
	Michel é um novo colega de 6 anos de idade. Ele virá estudar conosco e nós precisaremos organizar a nossa sala de aula de modo que ele consiga de locomover com sua cadeira e fazer as atividades que foram planejadas para toda a turma.
	 
	Na próxima semana, vocês conhecerão Michel- um colega que teve paralisia cerebral quando era pequeno e por isso, o seu cérebro não funciona para a aprendizagem das habilidades motoras. Ele consegue aprender tudo normalmente, menos as condutas motoras, por isso, vamos ajudá-lo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401307918)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Joana é professora de uma turma regular com alunos surdos incluídos. Ela possui fluência em LIBRAS. Logo:
		
	
	A criança surda que deverá interpretar o que a professora está falando em Libras para os colegas de turma.
	 
	Ela tem direito e precisa da presença de um intérprete em sua sala de aula.
	
	Joana não poderá ter alunos surdos incluídos em sua sala de aula.
	
	Não precisará de um intérprete na sala de aula, já que possui domínio da LIBRAS.
	
	Caberá a direção da escola avaliar a necessidade da presença ou não de um intérprete na sala de aula de Joana.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401316329)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com as orientações atuais do MEC, a proposta inclusiva de educação é reconhecida como a melhor alternativa para a escolarização do aluno com surdez. Podemos justificar essa afirmativa desenvolvendo os seguintes argumentos:
1- a valorização das diferenças no convívio social e o reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver na interação com a diversidade humana.
2- a valorização das diferenças e a necessidade de segregação social da pessoa surda.
3- o não reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver em ambientes heterogêneos de aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	Apenas a afirmativa 1 está correta
	
	As afirmativas 2 e 3 estão corretas
	
	Apenas a afirmativa 3 está correta
	
	As afirmativas 1 e 2 estão corretas
	
	Apenas a afirmativa 2 está correta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401511896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É correto afirmarmos que, quando o aluno com altas habilidades é inserido no contexto da escola regular, a adaptação curricular realizada pela escola e equipe pedagógica deverá levar em consideração que sua superdotação:
		
	
	é sempre generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.
	
	será sempre uma habilidade relacionada ao campo da lógica e matemática.
	
	não pode existir somente numa área da aprendizagem acadêmica.
	
	é uma habilidade que não pode ser identificada em uma área específica e exige trabalho generalizado.
	 
	pode existir somente em uma área da aprendizagem acadêmica ou pode ainda ser generalizada em habilidades que se manifestam através de todo o currículo escolar.

Outros materiais