Buscar

Avaliação Filosofia Per.II

Prévia do material em texto

Avaliação:  FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	OTILIANA FARIAS MARTINS
	Turma: 
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 19/11/2014 15:58:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201401515790)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Se pararmos para pensar e observar o comportamento humano em nosso cotidiano, não teremos dificuldades para identificar um conjunto de ideias, normas, valores, princípios e etc., que expressam compreensões contraditórias em nosso cotidiano no que se refere à natureza humana" (aula 2).
Escolha a alternativa CORRETA para compreender a chamada natureza humana.
		
	
	Como a classe animal, o homem é um feixe de instintos, predominando o patrimônio hereditário
	
	É algo naturalmente dado ao ser humano
	
	Tem um caráter universal
	 
	É um produto histórico, social e cultural da humanidade
	
	A natureza humana dita corretamente os princípios do etnocentrismo
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401360407)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Educação e a Sociedade andam sempre em constante compasso. O professor de Filosofia tem de estar atento a esta realidade. A sociedade vem mudando nos últimos anos e desejando outro tipo de pessoa, tanto no nível de relações com o conhecimento quanto no de relações afetivas, éticas e político-sociais. Neste contexto, a Filosofia:
		
	 
	pode ajudar nesse sentido, pois atua no aprimoramento do pensar e oferece oportunidades de aprender a aprender.
	
	não dialoga com as necessidades exigidas do pensar, comunicar-se, agir e sentir.
	
	se torna incapaz de responder às inquietações da sociedade, por trabalhar com utilidades imediatas.
	
	é completamente dispensável, já que a sociedade contemporânea prioriza o conhecimento tecnicista.
	
	não encontra espaço no currículo escolar, por ser um conhecimento dispensável no atual projeto pedagógico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401515800)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Podemos distinguir os homens dos animais, afirma Marx, pela consciência, pela religião, por tudo aquilo que se quiser; mas os homens começaram a distinguir-se dos animais quando começaram a produzir os seus meios de subsistência, um progresso que foi condicionado pela sua organização física. Produzindo os seus meios de subsistência, os homens produzem indiretamente a sua própria vida material" (Ideologia alemã, trad. ital., p. 17). Estamos diante de qual fenômeno?
		
	
	Relativismo
	 
	Cultura
	
	Neoliberalismo
	 
	Civilização
	
	Etnocentrismo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401515839)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nos três aspectos apontados por Maria Lúcia Arruda Aranha sobre a prática educativa tradicional, um deles é a "organização escolar [que] pode exercer um papel ideológico em que a hierarquia exige o exercício do autoritarismo e da disciplina estéril, que educam para a passividade e a obediência. A excessiva burocratização desenvolve o "ritual de domesticação", que vai desde o controle da presença em sala de aula, as provas, até a obtenção do diploma". Qual são os outros dois aspectos mencionados?
		
	 
	objetivos e métodos
	 
	material didático e currículo
	
	avaliação e contéudo
	
	alienação e ideologia
	
	desafio teórico e político
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401292596)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"Resulta da atividade intelectual de pesquisadores nas mais diferentes áreas do conhecimento em nossa sociedade. Sua produção resulta em mudanças ou rupturas significativas na forma de pensar e agir de uma determinada época se constituindo como obras clássicas". Tal definição refere-se à:
		
	 
	Cultura popular individualizada
	
	Cultura espontaneísta
	 
	Cultura Erudita
	
	Cultura Popular
	
	Cultura de Massa
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401449371)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Capítulo I, "As teorias da Educação e o problema da marginalidade", do livro Escola e democracia (2006: p. 05-14), Dermeval Saviani caracteriza as teorias liberais em educação afirmando que: (Mem)
I. A escola surge como um antídoto à ignorância e seu papel é difundir a instrução, para tanto, deve-se transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e acumulados historicamente pela humanidade.
II. Desloca o eixo da questão pedagógica do intelecto para o sentimento; do aspecto lógico para o psicológico; dos conteúdos cognitivos para os métodos ou processos pedagógicos; do professor para o aluno; do esforço para o interesse; da disciplina para a espontaneidade; da quantidade para a qualidade.
III. Baseia-se na neutralidade científica e inspira-se nos princípios da racionalidade, eficiência e produtividade. Tem nas técnicas o centro do processo de ensino-aprendizagem e valoriza o saber fazer como possibilidade de inclusão social.
A seqüência apresentada corresponde a:
		
	
	3. Pedagogia Histórico-Crítico Social dos Conteúdos / Pedagogia Tradicional / Pedagogia Tecnicista
	 
	4. Pedagogia Tradicional / Pedagogia Nova / Pedagogia Tecnicista
	
	2. Pedagogia Tradicional / Pedagogia Tecnicista / Pedagogia Nova
	
	5. Pedagogia Nova / Pedagogia Tradicional / Pedagogia Tecnicista
	
	1.  Pedagogia Tecnicista / Pedagogia Tradicional / Pedagogia Nova
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401448088)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os processos revolucionários burgueses nos séculos XVII, XVIII e XIX tiveram participação efetiva dos trabalhadores (servos, vassalos e camponeses) nos frontes de guerra, principalmente na Revolução Francesa que tinha como lema: liberdade, igualdade e fraternidade. Embora os ideais burgueses criticassem severamente os privilégios do clero e da nobreza e pregavam que os benefícios da sociedade capitalista deveriam ser estender a todos, eles acabaram restringindo tais privilégios somente à burguesia capitalista. Diante de tal fato, o proletariado começa a se organizar e a reivindicar seus direitos.
A partir dessa afirmação é CORRETO afirmar que é neste contexto (fragmento acima) que vai nascer na Europa do século XVIII e XIX o pensamento do:
		
	
	4. Nazismo
	 
	1. Socialismo Utópico
	
	5. Existencialismo
	 
	2. Positivismo
	
	3. Iluminismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401839277)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Gramsci ao se propor compreender a formação histórica dos intelectuais faz a distinção entre dois tipos de intelectuais. São eles: os intelectuais tradicionais (o literato, o filósofo, o artista) que, sem razões, se consideram uma classe distinta da sociedade e; os intelectuais orgânicos, que não descrevem a vida social simplesmente por regras científicas, mas exprimem as experiências e sentimentos que as massas por si mesmas não conseguem exprimir. Atento ao pensamento do autor, marque a alternativa que confirma suas ideias.
		
	
	Graamsci propõe que o currículo escolar apontasse em uma direção única que privilegiasse as matérias escolares clássicas (língua nacional, matemática, ciências, história, geografia e etc.) pois eram as únicas que possuíam importância no mundo moderno.
	
	Gramsci não estava preocupado em romper com os modelos de escolas vigentes em sua época, pois acreditava na proposta destas instituições.
	
	Para Gramsci, uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem as paixões das massas trabalhadoras é desnecessário e impossível.
	 
	Gramsci aponta para a necessidade de se criar uma cultura própria dos trabalhadores. Para tanto, é fundamental uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem as paixões das massas trabalhadoras.
	
	Gramsci condena a ideia vigente na época de se criar uma cultura própria dos trabalhadores, por entender que isso os discriminaria.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401452351)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Num primeiro momento na disciplina de Filosofia da Educação Brasileira,procuramos compreender os diferentes tipos de conhecimento produzidos historicamente pela humanidade, e para tanto, partimos de uma compreensão da relação do homem com a natureza, ou seja, entendemos como a natureza humana foi produzida. O homem ao transformar intencionalmente a natureza através do trabalho, se transforma, ou seja, ocorre o fenômeno da naturalização do homem. Em outras palavras, a natureza que era algo desconhecida passa a ser conhecida de diferentes formas. Portanto, o homem produziu os seguintes conhecimentos: O Conhecimento Mítico, o Senso Comum, o Conhecimento Científico, o Conhecimento Artístico e o Conhecimento Filosófico.
Sendo assim, explique as diferenças entre o Conhecimento Mítico e o Senso Comum.
		
	
Resposta: O conhecimento mítico era pautado nos mitos da época, nas originalidade e histórias dos deuses gregos. O conhecimento de senso comum é definido pelas experiências e vivencias de um determinado grupo e passado de geração a geração.
	
Gabarito:
O Conhecimento Mítico: É um tipo de conhecimento intuitivo da realidade que dispensa argumentos e fundamentações. Decorre da tradição cultural de um povo, não é datado, não tem autoria, não se justifica e não se fundamenta, ou seja, é um tipo de conhecimento espontâneo que não se coloca ao questionamento. Portanto, pressupõe a adesão e a aceitação por parte do indivíduo.
O Senso Comum: Considerado como a primeira forma de compreensão do mundo resultante da herança cultural de um povo ou de uma civilização. Descreve as crenças e proposições de forma natural sem que haja uma investigação rigorosa para as mesmas. Em outras palavras é o conhecimento espontâneo do cotidiano sem o crivo da análise crítica, ou seja, de uma investigação rigorosa. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401310179)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	"Os teóricos da Escola Nova estavam convencidos de que a verdadeira democracia seria instaurada pelaescolareden→ra',naqual→dospoderiamgarantirum lugar ao sol' a partir de seu talento e esforço" (ARANHA, 2006, p. 229).
Pergunta-se: Por que, contraditoriamente o ideário da Escola Nova contribuiu para uma maior elitização do ensino, sobretudo no Brasil?
		
	
Resposta: Teve o capitalismo como principal responsável pela elitização do ensino.
	
Gabarito:
Por que ao dar ênfase à qualidade e à exigência de escolas aparelhadas e professores altamente qualificados, colocou a escola pública em posição inferiorizada, incapaz de introduzir as novidades didáticas.
Continuou-se valorizando domínio das ciências, cognitivo, foco no individualismo e não na coletividade, na democracia. Quem tivesse privilégios sócio-econômicos, continuaria progredindo. O espírito do professor não era formar, formar, formar, independente do aluno e sim esperar do aluno a responsabilidade por seu sucesso ou fracasso na vida e na escola.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes