Buscar

O que é Cárie de Estabelecimento Precoce

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que é Cárie de Estabelecimento Precoce (Early Childhood Caries)? Defina, cite a etiologia, característica clínica, prevalência e tratamento. 
É um tipo de cárie que afeta crianças e consiste na presença de uma ou mais lesões cariosas, perda dental ou superfícies dentais restauradas, em qualquer dente decíduo, em crianças com idade até 71 meses, crianças com 3 anos ou mais podem apresentar quadros de cárie precoce severa. Tem como principal microorganismo envolvido o streptococcus mutans, alimentos atrativos para cárie como carboidrato, sacarose etc. E a vulnerabilidade dos dentes e das crianças, como alimentação à noite, baixo fluxo de saliva.
Clinicamente manifestam – se na sua forma inicial como lesões de mancha branca no esmalte, e quando não tratada pode evoluir até a total destruição da coroa dentária.
É uma doença que acomete crianças de baixa idade e pode se desenvolver assim que os dentes irrupcionam. A informação sobre a cárie precoce deve ser passada corretamente e sempre, para que os responsáveis possam tomar medidas preventivas, promoção da saúde oral, controle de placa bacteriana, retirar hábito de mamar durante o sono. Se houver presença de lesões de cárie, deve – se efetuar a sua paralisação ou tratamento adequado, uso de creme dental com flúor e proservação das manchas brancas.
Em relação ao exame clínico na dentição decídua explique: a) Classificação de Baume: Arco Tipo I e Arco Tipo II; b) Relação Molar: Degrau Mesial, Degrau Distal e Reto; c) Espaço Primata e d) Curva de Spee e Wilson. *
Arco tipo I: com diastemas, apresentam além dos espaços primatas, espaços generalizados entre os incisivos superiores e inferiores.
Arco tipo II: sem diastemas, apresentam apenas espaços primatas, sem espaços generalizados entre os incisivos, podendo ocorrer ausência dos espaços primatas.
Degrau mesial: ocorre a partir de relação terminal decídua em plano, ou em degrau mesial para a mandíbula. A cúspide mesiovestibular do primeiro molar superior em oclusão exatamente ao centro do sulco central do primeiro molar inferior.
Degrau distal: ocorre a partir de relação terminal decídua com degrau distal para a mandíbula, sendo observada a oclusão da cúspide mesiovestibular do primeiro molar superior sobre a cúspide mesiovestibular do primeiro molar inferior ou em posição mais posterior.
São espaços encontrados na arcada superior entre os caninos e incisivos laterais e na arcada inferior entre os caninos e primeiros molares decíduos. 
A Curva de Spee é uma linha curva no sentido ântero-posterior que tangencia as pontas de cúspides vestibulares dos dentes posteriores e as bordas incisais dos incisivos.
Curva de Wilson: a erupção dos primeiros molares também determina a formação da curva de Wilson, pela inclinação dos longos eixos dos dentes inferiores para lingual e dos superiores para vestibular, em uma vista ântero-posterior.
O que é “adequação do meio bucal” e “tratamento restaurador atraumático”. 
Adequação do meio bucal: é a fase do tratamento onde, como o próprio nome diz, a condição de saúde oral do paciente é restabelecida – lesões de cárie identificadas e tratadas, educação em saúde, tratamento periodontal e diagnóstico de outro tipo de patologia.
Tratamento restaurador atraumático: é um tratamento alternativo para a cárie dentária. A dentina cariada desmineralizada e insensível é removida apenas com instrumentos manuais, sem a necessidade de eletricidade ou anestesia.
Após a remoção da substância dentária cariada com instrumentos manuais, a cavidade é preenchida com cimento de ionômero de vidro de auto-endurecimento convencional. A dor e ansiedade são significantemente reduzidas nas crianças e adultos que recebem a terapia TRA em comparação com a terapia convencional.

Outros materiais