Buscar

independencia das americas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO RECIFE
 Curso de Bacharelado em Relações Internacionais
EDUARDO MOURA, JULLYANA CAVALCANTI, SAMUEL FIGUEREDO, SOPHIA VON ARB, VLADIMIR ANDRADE E VIRGÍNIA GALINDO.
 
 
 AS INDEPENDÊNCIAS DAS AMÉRICAS
 
 RECIFE 
 2017 
 A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
 O principal surgimento foram os motivos e fatores, ex.: guerras, leis, tratados, liberdade etc. Século XVIII, a Inglaterra era que "dominava" o mundo, dona de várias colônias espalhadas pelo mundo, e, nas américas, tinham as Treze Colônias + outras (Canadá, por ex.). São essas treze colônias que vão se unir (com alguns aliados: os negros que buscavam a sua independência. - Vale lembrar que a luta dos negros era pelos seus direitos de liberdade, tal coisa resultou na independência do Haiti, o primeiro Estado negro a ser independente.) contra o império britânico para clamar a independência. (Fonte: PROST, Melissa. História da América Latina: da era pré-colombiana às independências)
 Guerra dos Sete Anos foi um marco importantíssimo para o que vai surgir a seguir, pois uma de suas consequências foram a Indepêndencia dos EUA: de um lado a França, Áustria, Rússia e Espanha vs. Inglaterra, Prússia e Portugal. Recapitulando, A Prússia disputava com a Áustria a unificação da Alemanha, e de outras terras, além de haver muitas batalhas entre essas fronteiras. No fim, foi reconhecido o Tratado de Hubertusbugo, que o principal termo era o de reconhecimento de certa parte da Áustria da soberania da Prússia sobre as regiões conquistadas. (Outras consequências: França perde o Canadá, cedem Mississipi a Espanha, e os espanhóis entregam a Florida aos Ingleses.) (Fonte: Podcast Jovem Nerd sobre Revolução Americana, PROST, Melissa. História da América Latina: da era pré-colombiana às independências e site Toda Matéria)
 O que iniciou o processo de Revolução foram as leis impostas pelos britânicos, elas eram: Lei do Selo, Lei da Moeda, Lei do Açúcar e Leis Townshend. A Lei do Selo foi a lei que mais enfureceu os colonos, pois cada produto, seja até um material impresso, esteve sujeito à selagem, esta foi a primeira forma de imposto entre as colônias e a Inglaterra, um tipo de mercantilismo. Segundo historiadores, foi esta lei que deu início à Revolução, pois tudo o que importava era o dinheiro para os britânicos. Com a vinda dos impostos, vários colonos começaram a questionar uma representatividade, queriam o seu espaço no parlamento, pois pagando impostos eles se sentiam ingleses. Foi daí que veio a ameaça e de uma das frases mais famosas da história, "no taxitation without represetation", traduzindo ficaria "sem representação, sem impostos". (Fonte: Podcast Jovem Nerd sobre Revolução Americana e PROST, Melissa. História da América Latina: da era pré-colombiana às independências)
 A vinda do Iluminismo da Europa e a influência de John Locke: como a independência das Treze Colônias foi considerada uma das revoluções burguesas do século XVIII, pois os movimentos deles foram apoiados por ideais liberais do Iluminismo. Começou a surgir ideias de existências de Leis naturais entre governantes e governados, o direito de revolta caso o Estado vá contra à sociedade, a autonomia e o poder do Estado sobre eles e a liberdade humana. (Fonte: Yahoo e Livro SAS).
 A primeira revolta pública foi em 1765: a população simplesmente não aceitava a cobranças de impostas que foi dita pela Lei do Selo. Nesta revolta, enforcaram bonecos em árvores, saquearam e invadiram escritórios oficiais dos britânicos. A notícia chegou até a Inglaterra, e o famoso Benjamin Franklin, o "embaixador" das Treze Colônias na Inglaterra viu a atrocidade dos britânicos contra os colonos, e tiveram que revogar a Lei do Selo. Em contrapartida, criaram o Ato Declaratório, que dizia que: o parlamento tinha o mesmo poder de legislação nas américas, isto é, tudo isso era para aumentar a autoridade (que já tinha), mas agora tudo escrito. (Fonte: Podcast Jovem Nerd sobre Revolução Americana e PROST, Melissa. História da América Latina: da era pré-colombiana às independências)
 Massacre de Boston: com todos os acontecimentos, a Inglaterra enviou tropas para supervisionar as colônias para apoiar oficiais da coroa, que em breve viria resultar em um desentendimento entre as pessoas que estavam no local, xingando e provocando os guardas, em contrapartida, os militantes dispararam contra àquelas pessoas, matando cerca de cinco pessoas e ferindo seis. Dado isso, começaram a elevar os impostos, excetos alguns produtos, e dentre eles, o que obteve mais destaque: o chá. Eles resolveram diminuir o preço dos produtos, mas o povo continuava a boicotar, o chá era importante, pois não pagavam imposto nenhum. Eles nem sequer deixavam os navios desembarcar, e voltava tudo para a Inglaterra. Para contrapor, o governador de Massachusetts mandou desembarcar e disseram que tinham em torno de dez dias, e vinte dias para pagar os impostos – se não perdiam tudo. Com isso, foi gerando uma multidão por perto para impedir o desembarque. E no último dia, se fantasiaram de índio e derrubaram o chá todo. O grupo tinha o nome de Sons of Liberty. O nome do acontecimento que ficou famoso foi chamado de Festa do Chá de Boston. (Fonte: Podcast Jovem Nerd sobre Revolução Americana e PROST, Melissa. História da América Latina: da era pré-colombiana às independências)
 A Inglaterra estava perdida, com consequência da Guerra dos Sete Anos, surgiram conflitos com a França (que se aliavam com a Espanha) após perder a Guerra. Enquanto isso, a Independência e a formação dos Treze Estados (13 colônias antigas) estava próxima. Surgimento das Leis Intoleráveis - uma das leis dizia que eles não podiam ampliar o seu território, mas os canadenses podiam. Primeiro Congresso Continental, com 56 delegados das colônias (líderes locais, legisladores, latifundiários, mercantes etc.) - foi daí que surgiu uma resolução de que todas as pessoas deveriam se armar para poder defender a sua terra da guerra. Queriam ganhar uma estabilidade política, e ganhar os direitos deles de volta. Porém foram respondidos da seguinte forma: "ou é do nosso jeito ou é guerra." E começaram a ir em busca dos inimigos da Inglaterra para ganhar força. (Fonte: Podcast Jovem Nerd sobre Revolução Americana e PROST, Melissa. História da América Latina: da era pré-colombiana às independências)
 Tratado de Paris e a Declaração da Independência (04/06/1776): deu fim a Guerra dos Sete Anos, teve o reconhecimento da Inglaterra na independência dos EUA, estabelecendo a paz entre os países. França e Espanha recuperavam alguns territórios; Inglaterra ficara com a Índia, Senegal e Canadá; Thomas Jefferson com a carta de Declaração da Independência, citou: "Consideramos essas verdades como auto evidentes que todos os homens são criados iguais. E são dotados pelo criador de certos direitos inalienáveis, que entre eles são a vida, a liberdade e a busca da felicidade." (Fonte: Podcast Jovem Nerd sobre Revolução Americana e Carta de Thomas Jefferson e PROST, Melissa. História da América Latina: da era pré-colombiana às independências).
 O CASO DO HAITI
 Após a Revolução Francesa no ano de 1789, diversos movimentos de independência se inspiraram no ideal de igualdade, liberdade e fraternidade proposto pelos iluministas. O continente americano passava por um processo de transformações políticas que iriam culminar na hegemonia dos Estados Unidos como nação soberana, além da independência de países outrora colonizados pela Europa.
 O Haiti foi o primeiro país latino-americano a se tornar independente da França, por meio da Revolução Haitiana. Denominada de colônia Saint Domingue, o país era o maior produtor de açúcar do mundo e o principal exportador de café (algodao e rum) paraa Europa.
 Sua população era constituída de cerca de 500 mil habitantes: por volta de 35 mil brancos, 30 mil mulatos livres e mais de 430 mil escravos negros oriundos da África Ocidental.
 Percebendo que estavam em maioria, os escravos negros formaram uma rebelião liderada por Toussaint L’Overture e pelo líder religioso Dutty Boukman para se livrar do domínio da França.
 No ano se 1791, L’Overture instigou os escravos a dizimarem a população mandatária branca, que cada vez mais restringia a liberdade de seus vassalos com políticas racistas. As tropas francesas continuaram resistindo por um bom tempo, mas logo foram derrotadas pelos escravos, que receberam apoio de exércitos ingleses e espanhóis.
 L’Overture chegou a assumir o governo de Saint Domingue em 1801, mas acabou sendo aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Morreu em péssimas condições dois anos depois, em Paris.
 Porém, os escravos continuaram demonstrando força e resistência perante os franceses. Em 1804, o ex-escravo Jean-Jacques Dessalines formou uma nova frente de negros escravos e assumiu o Império da ilha, que passou a se chamar Haiti – nome dado pelas primeiras populações indígenas de São Domingos, que significa “a terra das montanhas”.
 Apesar da longa batalha, as consequências da independência do Haiti foram muito negativas. Livres da França, os países que mantinham relações comerciais com a ilha ficaram com medo de que esse ato de rebelião se expandisse para as colônias americanas e acabaram fechando todos os pactos comerciais selados.
 Além de ter de pagar uma quantia grotesca de indenização para a França, o Haiti sofreu uma grave crise econômica, principalmente após a morte de Dessalines, em 1806.
 O país chegou a ser dividido em dois regimes, um monárquico e outro republicano. Somente em 1820 os territórios foram reunificados por Jean Boyer, que adotou o sistema republicano.
 Atualmente o  Presidente do Haiti é o chefe de Estado da República do Haiti, bem como o comandante-em-chefe das Forças armadas do Haiti. O atual presidente é Jovenel Moise, que foi eleito em 20 de novembro de 2016. (Fontes: https://www.google.com.br/amp/m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/amp/historia-america/revolucao-haitiana.htmhttps://pt.m.wikipedia.org/wiki/Revolução_Haitiana https://www.google.com.br/amp/www.infoescola.com/historia/independencia-do-haiti/amp/)
 
 AMÉRICA PORTUGUESA 
 No início de 1800, graças a Napoleão, a França era uma das grandes potências bélicas. Quando o Bloqueio Continental foi decretado, a Inglaterra foi a mais prejudicada devido ao fechamento dos portos dos outros países europeus para comércio com ela. A Espanha tentava resistir ao domínio francês, com isso, em 1807, a França assinou um tratado com a Espanha que dividiria Portugal entre os dois países. No entanto, em outubro de 1807, D. João e o rei da Inglaterra assinaram um decreto que transferia a sede da monarquia de Portugal para o Brasil. O objetivo de Portugal era garantir que a coroa portuguesa não fosse usurpada pelo imperador francês. Em 29 de novembro, a família real partiu para o Brasil. (Fontes: História Conexões- Moderna PLUS. Alves, Alexandre; Fagundes, Letícia).
 Com o passar dos anos, a família real permanecia no Brasil, e em 1817, um movimento estourou em Pernambuco, tal movimento ficou conhecido como a Revolução de Pernambuco, e se deu início, primeiramente porque Pernambuco não recebia nenhum privilégio pela estadia da corte no Brasil, já que não comercializava diretamente com o Rio de Janeiro (sede da monarquia). Mesmo pagado altos impostos ao Rio de Janeiro, Pernambuco não via retorno, a capitania também cedia homens para recrutamentos militares, ao mesmo tempo que atravessava um período de crise, com várias secas, crise de produção agrícola e de abastecimento. Em 1817, o governo foi derrubado por lideranças locais e uma república foi instaurada, governado por uma junta; a revolução tinha como objetivo cessar laços com a monarquia. (Fontes: História Conexões- Moderna PLUS. Alves, Alexandre; Fagundes, Letícia).
 Pouco tempo depois da Revolução em Pernambuco, um movimento de contrariação surgiu em Portugal. Em agosto de 1820, um grupo de profissionais de variadas áreas proclamou na cidade do Porto a criação de uma assembleia, que tinha como objetivo reunir deputados de todas as partes do Reino Unido para a elaboração de uma Constituição, a mesma seria válida para os portugueses de todas as partes do mundo, o que incluiria o Brasil.
 Quando que se reuniram, as Cortes de Lisboa reivindicaram o retorno da família real para Portugal. Em 1821, o rei voltou para Portugal, mas deixou aqui seu filho, o príncipe d. Pedro de Alcântara. As cortes também exigiram medidas que desagradaram os comerciantes portugueses que viviam no Brasil e tinham começado a lucrar com a presença da corte. Com isso, os mesmos começaram a depor em d. Pedro suas esperanças de manterem a posição de destaque do Brasil dentro do Reino Unido e continuarem lucrando. A partir daí, a ideia de independência do Brasil surgiu. As cortes começaram a cobrar o retorno de d. Pedro. No entanto, em 9 de janeiro, d. Pedro declarou o ilustre “Fico”, ou seja, sua decisão de desobedecer às Cortes e permanecer no Brasil. Poucos dias depois, organizou um governo próprio, com ministros, entre os quais se destacava José Bonifácio de Andrade e Silva. Em fevereiro, foi convocado um conselho de representantes de todas as províncias do Brasil para auxiliar o príncipe em suas decisões, e em junho d. Pedro convocou uma assembleia. (Fontes: História Conexões- Moderna PLUS. Alves, Alexandre; Fagundes, Letícia).
 Em 7 de setembro de 1822, em passagem por São Paulo, d. Pedro declarou independência. Em 12 de outubro foi aclamado publicamente “imperador do Brasil”. (Fontes: História Conexões- Moderna PLUS. Alves, Alexandre; Fagundes, Letícia).
 
 
 
 
-

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes