Buscar

GESTÃO DE PROCESSOS ENADE

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PROCESSOS
	
	Aluno(a): CARLA VALÉRIA DE MATTOS SANTOS
	Matrícula: 200901336109
	Acertos: 4,0 de 6,0
	Data: 13/11/2017 16:00:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200902510643)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Considere um cenário de venda de passagens aéreas cujo processo de negócio apresenta-se modelado no diagrama abaixo, usando-se BPMN (Business Process Modeling and Notation).
 
Para que essa companhia aérea obtenha mais retorno, será necessário
		
	
	modelar a tarefa "Enviar fatura" como tarefa de serviço (service task).
	
	retirar o evento intermediário de tempo colocado após a tarefa "Pedido de passagem".
	
	transformar o gateway "Crédito OK?" em um gateway inclusivo.
	 
	transformar a tarefa "Checar crédito" em um sub processo.
	 
	adicionar uma tarefa para oferecimento de outro voo na raia "Comercial".
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200902509906)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As empresas devem inovar para se diferenciar da concorrência; não basta oferecer excelentes produtos e serviços. Este é um grande desafio para permanecerem competitivas no mercado. Portanto, deve-se criar uma cultura de gestão baseada na visibilidade e no entendimento dos processos, promovendo a integração e redução de conflitos interdepartamentais.
Considerando uma gestão por processos, avalie as afirmações a seguir.
I. A informação deve ser compartilhada após a realização de filtro pela hierarquia.
II. Há necessidade de integração em toda a Cadeia de Suprimentos.
III. Os objetivos são definidos visando gerar valor aos clientes.
É correto o que se afirma em
		
	
	III, apenas.
	
	I, II e III.
	 
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200902482954)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma empresa, para controlar a qualidade, utiliza três ferramentas. A ferramenta X contém um conjunto de itens que podem aparecer em determinado processo e cuja ocorrência ou não ocorrência devem ser assinaladas, geralmente, em forma de tabelas. A ferramenta Y é um gráfico de barras que ordena as frequências de ocorrência. A ferramenta Z é um diagrama com o formato de espinha de peixe, que facilita a visualização das causas de determinado problema.
Considerando o que foi descrito, avalie as seguintes afirmações.
I. A ferramenta X é a Folha de Verificação, cujo uso facilita as ações de coletar, organizar e classificar dados, localizar defeitos e identificar a relação de causa e efeito.
II. A ferramenta Y é o Diagrama de Pareto, que mostra a informação e torna evidente a priorização dos problemas, além de separar as causas críticas das triviais.
III. A ferramenta Z é o Diagrama de Ishikawa, que apresenta a relação entre os resultados de um processo (efeito) e seus fatores (causas).
É correto o que se afirma em
		
	
	II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	
	I e III, apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200902482955)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Imagine que sua empresa venda quatro produtos diferentes - porcas, pinos, arruelas e parafusos - nas regiões leste, oeste e central. Se você perguntasse: "Quantas arruelas foram vendidas durante o último trimestre?", poderia facilmente achar a resposta consultando seu banco de dados de vendas. Mas, e se você quisesse saber quantas arruelas foram vendidas em cada região e também comparar os resultados reais com a projeção de vendas?
Para obter essa resposta, você precisaria do processamento analítico online (OLAP). O OLAP permite a análise multidimensional de dados, de forma que os usuários vejam os mesmos dados de diferentes maneiras, pois usa múltiplas dimensões. Cada aspecto da informação - produto, preço, custo, região ou período de tempo - representa uma dimensão diferente. Dessa forma, um gerente de produto poderia utilizar uma ferramenta de análise multidimensional de dados para saber quantas arruelas foram vendidas na região leste no mês de junho, comparar esses dados com os dados do mês anterior e(ou) com os dados de junho do ano anterior e, ainda, confrontá-los com a previsão de vendas. O OLAP permite que os usuários obtenham respostas online a questões específicas com boa velocidade, mesmo quando os dados estão armazenados em bancos de dados gigantescos, como números de vendas de vários anos.
LAUDON, K. C. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 (adaptado).
A partir do texto acima, conclui-se que as aplicações OLAP são utilizadas para
		
	
	controlar as vendas de itens para se ter controles por vendedor, produto, trimestre e por região.
	 
	fornecer métodos para acessar, integrar e analisar dados corporativos com alta flexibilidade e performance, o que facilita a tomada de decisão.
	
	analisar as movimentações financeiras da área comercial, por trimestre, para a tomada de decisão.
	
	controlar a entrada e saída dos itens de estoques, o que possibilita gerar relatórios de necessidades ou de disponibilidades de materiais.
	
	mostrar a lista dos vendedores que conseguiram atingir as metas do trimestre.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200902513057)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	   Uma forma simples de verificar o desempenho competitivo de um produto (bem ou serviço) é relacionar os atributos que o qualificam e atribuir notas ao seu desempenho em relação aos concorrentes e à relevância para os clientes.
   A Matriz Importância x Desempenho, representada a seguir, mostra o posicionamento de dois atributos de um aparelho eletrônico. O ponto A representa o processo de fabricação com baixa emissão de carbono, e o ponto B, a quantidade e a distribuição geográfica da rede de assistência técnica do fabricante. Sabe-se, ainda, que o produto apresenta baixo índice de defeitos de fabricação.
SLACK, N.; CHAM BERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2007 (adaptado).
 
Com base na análise do gráfico, avalie as afirmações a seguir, relativas ao desempenho competitivo do produto.
I. A rede de assistência técnica do aparelho eletrônico não supera a disponibilizada, em média, pelos concorrentes, mas isso não constitui fator negativo na imagem do produto no mercado.
II. A redução na percepção do mercado com relação à importância de uma produção com baixa emissão de carbono compromete a avaliação do produto.
III. O fabricante deve investir igualmente na ampliação da importância dos dois atributos para os clientes.
 
IV. A ação mais apropriada para o aumento do desempenho do produto é a ampliação da quantidade de assistências técnicas e a melhor distribuição geográfica delas.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	II e III.
	 
	I e II.
	 
	I e IV.
	
	IV.
	
	III.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200902511154)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Voltado cada vez mais para si mesmo, o modelo burocrático tradicional vem caminhando para o lado contrário dos anseios dos cidadãos. É a partir desse processo que o modelo gerencial começa a preencher um vácuo teórico e prático, captando as principais tendências presentes na opinião pública, entre as quais se destacam o controle dos gastos públicos e a demanda pela melhor qualidade dos serviços públicos. ABRUCIO, F. L. o impacto do modelo gerencial na administração pública: Um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Cadernos ENAP, n. 10, 1997 (adaptado). A partir do exposto, avalie as afirmações a seguir, em relação às características da administração pública burocrática e a administração pública gerencial. I. A administração pública gerencial é autorrecorrente e concentra-se no controle, passo a passo, dos procedimentos administrativos. II. Na transição da administração pública burocrática para a administração pública gerencial, o foco deixa de ser o controle das atividades de Estado e passa a direcionar-se para o atendimentodo cidadão. III. Na administração pública gerencial, o Estado é considerado uma grande empresa, que se foca na eficiência dos serviços prestados aos clientes (cidadãos), na avaliação de desempenho, no controle dos resultados e que flexibiliza as relações de trabalho. IV. A utilização de indicadores transparentes de desempenho bem como a definição de um sistema estruturado e universal de remuneração, carreiras, avaliação de desempenho realizada constantemente e treinamento sistemático são características da administração pública burocrática. V. A melhoria contínua dos processos, aberta ao controle social, a multifuncionalidade, a disciplina e a contenção no uso dos recursos são características da administração gerencial. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III, IV e V.
	
	I, II e IV.
	 
	II, III e V.
	
	I, II e III.
	
	I, IV e V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes