Buscar

EXERCÍCIOS CENTRO DE MASSA 2S2015

Prévia do material em texto

1) (a) A que distância o centro de massa do sistema Terra-Lua se encontra co centro da Terra? (b) Expresse a resposta do item (a) como uma fração do raio da Terra.
2) A distância entre os centros dos átomos de carbono e oxigênio em uma molécula de monóxido de carbono (CO) é 1,131 x 10-10 m. Determine a posição do centro de massa da molécula de CO em relação ao átomo de carbono.
3) Quais são as coordenadas do centro de massa das partículas representadas abaixo?
4) Três barras finas de comprimento L são dispostas como mostra a figura abaixo. As duas barras laterias de massa M e a barra central tem massa 3M. Qual a localização co centro de massa do conjunto?
5) Uma placa homogênea de 6 m de lado tem um recorte quadrado com 2 m de lado. O cento desse recorte fica em x = 2m e y = 0. O centro da placa quadrada fica em x = y = 0. Calcule as coordenadas do centro da placa recortada.
6) A figura abaixo mostra as dimensões de uma placa composta. Metade é feita de alumínio (ρ = 2,7 g/cm3) e a outra metade de ferro (ρ = 7,85 g/cm3) . Qual a localização do centro de massa da placa?
7) Quatro hastes finas, cada uma com comprimento L estão dispostas como mostra a figura. A haste horizontal tem massa igual a 3 M e as verticais, M. Localize o centro de massa do sistema em relação ao canto inferior esquerdo.

Continue navegando