Buscar

EXERCÍCIOS MOMENTO LINEAR 2S2015

Prévia do material em texto

1) Dois patinadores, um de 65 kg e outro de 40 kg, seguram as pontas de uma corda de 10 m de comprimento e massa desprezível. Os patinadores usam a corda como apoio para deslizarem um em direção ao outro até que se encontrem. Qual a distância percorrida pelo patinador de 40 kg?
2) Um carro de 2400 kg de massa está viajando em uma estrada a 80 km/h. Ele é seguido por outro carro com massa de 1600 kg viajando a 60 km/h. Qual a velocidade do centro de massa dos dois carros?
3) Duas partículas P e Q estão inicialmente em repouso a 1 m uma da outra. P tem massa de 0,1 kg e Q de 0,3 kg. P e Q se atraem com uma força constante de 1 x 10-2 N. Nenhuma força externa age sobre o sistema. (a) Descreva o movimento do centro de massa. (b) A que distância da posição original de P as partículas se chocam?
4) Um homem de 100 kg, de pé em uma superfície de atrito desprezível, dá um chute em uma pedra de 0,7 kg, fazendo com que ela adquira uma velocidade de 3,9 m/s. Qual a velocidade do homem depois do chute?
5) Uma caldeira explode, partindo-se em três pedaços. Dois pedaços de massa iguais são arremessados em trajetórias perpendiculares entre si com a mesma velocidade de 30m/s. O terceiro pedaço tem massa três vezes maior do que a dos outros pedaços. Qual o módulo, direção e sentido de sua velocidade logo após a explosaão?
6) Um núcleo radioativo, inicialmente em repouso, se desintegra emitindo um elétron e um neutrino, que se afastam do núcleo em trajetórias perpenciculares entre si. O momento linear do elétron é de 1,2 x 10-22 kg m/s e o do neutrino é 6,4 x 10-23 kg m/s. (a) Determine o módulo, direção e sentido do momento linear do núcleo depois que ele se desintegra. (b) A massa do núcleo residual é de 5,8 x 10-26 kg. Qual a sua energia cinética logo após a desintegração?
7) Um trenó de massa igual a 2900 kg viaja sobre trilhos a 250 m/s. Uma caçamba do trné mergulha em uma vala com água localizada entre os trilhos e transporta água para um tanque, inicialkmente vazio, localizado no trenó. Aplicando o princípio da conservação do momento linear, determine a velocidade do trenó depois que 920 kg de água foram recolhidos. Despreze o atrito entre a caçamba e a água que está na vala.
8) Uma granada, de massa igual a 1 kg, é lançada verticalmente para cima e explode no ponto mais alto, fragmentando-se em três pedaços. Imediatamente após a colisão, o primeiro pedaço, cuja massa é 0,2 kg, move-se verticalmente para cima com velocidade de 100 m/s. O segundo fragmento, cuja massa é 0,70 kg, move-se verticalmente para baixo com velocidade de 10 m/s. Qual o módulo, direção e sentido da velocidade do terceiro pedaço?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes