Buscar

aula 6 macroeconomia ead estacio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A importância do comércio exterior para os países
Observe a seguinte afirmativa:
Os países não conseguem produzir todos os bens e serviços de que necessitam.
Qual a relação desta afirmativa com o comércio exterior?
Comércio internacional
O comércio internacional pode ser definido como o conjunto de operações entre países onde há intercâmbio de bens e serviços ou movimento de capitais.
Ele é regido por normas e regras resultantes de acordos negociados em instituições internacionais, como a OMC (Organização Mundial do Comércio) e a CCI (Câmara de Comércio Internacional).
Razões pelas quais os países comercializam entre si
Diante do que vimos até agora, podemos pensar:
Por que os países têm necessidade de comercializar entre si?
Para responder a essa pergunta, elencamos os seguintes fatores:
Os países possuem diferentes dotações de recursos naturais.
As condições climáticas favorecem ou dificultam a produção de produtos nos diferentes países.
O fator de produção terra influencia na produção, pois alguns países possuem extensão territorial maior que outros.
A assimetria entre os países influencia na produção, pois os atributos construídos são diferentes em cada país.
Anexo
Especialização nas atividades produtivas
Para produzir mais eficazmente determinados tipos de produtos, os países buscam se especializar nas atividades produtivas em que são mais competitivos. Os excedentes dessas produções são trocados por outros produtos necessários às suas populações. Assim, tornam-se mais competitivos, surgindo novos produtos para atender a novas demandas.
Definição de globalização
Nos últimos dez anos, o aumento dos fluxos mundiais de comércio se intensificou com a globalização. Podemos dizer, então, que o comércio exterior é fortemente influenciado por esse fator.
Como podemos definir o termo globalização?
Entendemos como globalização a maior intensidade dos fluxos interfronteiras dos países e o enfraquecimento do grau de territorialidade das atividades econômicas. 
Ou seja, as ações locais dos países têm sido cada vez mais substituídas por ações “globais localizadas” que resultam da integração de territórios, por acordos multilaterais entre governos ou pela atuação de empresas transnacionais.
Globalização
A globalização envolve o acirramento da concorrência entre grandes grupos multinacionais gerados, por exemplo, pelo crescimento significativo das tecnologias da informação (telecomunicações e microeletrônica) e a difusão de novas tecnologias. Para que a globalização seja efetivada, existem alguns pré-requisitos e, juntamente com esse processo, surgem algumas consequências ao comércio internacional. Vamos observá-los:
Pré-requisitos para a globalização
A consolidação dos processos de integração econômica e política entre as nações;
O crescimento das transações mundiais;
O avanço tecnológico em áreas chaves para a atuação global;
A desregulamentação e liberalização.
Consequências da globalização ao comércio internacional
A melhoria do padrão de vida em escala mundial;
O aumento do desemprego estrutural;
A desnacionalização do setor produtivo;
A necessidade do Estado de regulamentar e fiscalizar o mercado.
Anexo
Organizações Internacionais
Diante dos processos de globalização e de desenvolvimento do comércio exterior, houve a necessidade de se criar Organizações Internacionais para regular as relações estabelecidas entre os países. No período pós-guerra e até os anos recentes, foram criadas três instituições econômicas de destaque no cenário mundial. São elas:
O FMI foi fundado em 1944 e tem como meta promover a cooperação monetária entre as nações e ajudar a resolver seus problemas conjunturais de balanço de pagamentos.
Ele estimula a expansão e o desenvolvimento do comércio internacional, a estabilidade cambial e permite aos países membros a utilização de recursos do FMI — os Direitos Especiais de Saque.
Esses direitos são as quotas dos países filiados. Dessa forma, quando um país membro do FMI sofre um desequilíbrio no balanço de pagamentos, ele pode recorrer ao Fundo para obter crédito em Direito Especial de Saque ou moeda estrangeira, o que é feito mediante um acordo que pressupõe uma avaliação técnica precisa das contas do país.
Também conhecido como Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), foi criado em 1944. Ele é um organismo fornecedor e captador de crédito para investimentos produtivos em países subdesenvolvidos a ele filiados, sem visar lucros.
Para um país se filiar ao Banco Mundial, é necessário que ele seja membro do FMI e subscrever quotas de suas ações, em número estipulado de acordo com seus recursos econômicos, que constituirão o capital do banco expresso em Direitos Especiais de Saque.
O país interessado em receber recursos deve fazer um projeto avalizado pelo governo ou pelo Banco Central do país. A execução do projeto é fiscalizada pelo Banco Mundial.
Substituiu, em 1995, o Acordo Geral de Tarifas de Comércio (GATT), que tratava da redução das restrições ao comércio internacional e da liberação do comércio multilateral.
A OMC é responsável pela estruturação de um conjunto de regras e instituições que regulam o comércio internacional e encaminham a resolução de conflitos entre os países.
Tem como objetivos:
a redução de barreiras comerciais;
a não discriminação comercial entre os países;
a compensação aos países prejudicados por aumentos nas tarifas alfandegárias;
a arbitragem dos conflitos comerciais.
Práticas desleais de comércio exterior e defesa comercial
Algumas práticas são consideradas desleais no comércio exterior de mercadorias. Essas práticas são as que tenham por finalidade desestimular ou eliminar a indústria local dos países.
Em geral, essas práticas não são integradas num sistema normal de concorrência, e podem levar à extinção de determinados setores da indústria atingida.
Dentre os tipos de práticas desleais no comércio internacional, podemos citar basicamente as seguintes:
Dumping - Consiste em exportar uma mercadoria para outro país por um preço abaixo do “valor normal”, ou seja, por um preço inferior ao seu custo de produção ou inferior àquele praticado internamente no país exportador.
Subsídios - É a concessão de um benefício na hipótese de sustentação de renda ou de preços que contribua para aumentar exportações ou reduzir importações. Ou, ainda, quando há contribuição do governo do país no país exportador.
Dentre as formas mais usuais de medidas de subsídio às exportações, podemos citar:
Tarifas de transporte interno e fretes para exportação mais favoráveis;
Concessão de financiamentos governamentais;
Fornecimento pelo governo de produtos importados para uso, na produção de mercadorias exportadas;
Isenção ou redução de impostos e encargos sociais;
Concessão de prêmios às exportações.
Práticas desleais de comércio exterior e defesa comercial
As medidas de dumping e subsídios fazem com que os custos dos produtos exportados sejam reduzidos, favorecendo sua entrada nos países importadores, a preços mais competitivos que os dos produtores locais.
Os países importadores normalmente tentam se defender das práticas desleais de comércio, sobretaxando os produtos importados (“medidas antidumping”) ou restringindo temporariamente sua entrada no país (“salvaguarda”).
Principais teorias do comércio internacional
Tudo o que vimos sobre o comércio internacional foi construído baseado em teorias que tratam sobre as trocas internacionais. As principais teorias são:
Teoria mercantilista ou das vantagens unilaterais
Teorias clássicas ou dos benefícios recíprocos
A corrente estruturalista
Competitividade internacional entre países
Teorias baseadas em recursos e vantagens de recursos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais