Buscar

aula 4 recrutamento e seleção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	As empresas devem investir em um bom Recrutamento de pessoas. Levando em conta o conceito de Recrutamento, assinale a única afirmativa falsa:
 
		
	
	É muito importante escolher bem os meios que serão utilizados para divulgar as vagas no Recrutamento, pois isso pode reduzir custo e tempo para a organização.
	
	O Recrutamento bem feito trará benefícios valiosos para a organização.
	
	Recrutamento e Seleção são etapas diferentes do processo seletivo.
	
	Recrutamento é o processo de atrair candidatos às vagas que existem em aberto em uma organização.
	 
	Recrutamento é consiste na escolha dos candidatos que estão na etapa final do processo seletivo.
	
	 
	Ref.: 201704059835
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(ENADE 2009) Considerando o desenvolvimento do processo de Recrutamento e Seleção por diversos atores "a área que solicita a contratação, a equipe de Recursos Humanos e consultorias especializadas", de quem é a responsabilidade da decisão de contratação?
		
	
	A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela pode trazer os melhores candidatos, ajustando a política de recrutamento e seleção para atrair talentos.
	
	A responsabilidade da decisão é das consultorias especializadas, pois elas têm as condições necessárias para definir as técnicas adequadas de acordo com o perfil solicitado.
	 
	A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois a chefia imediata conhece a função e pode adequar os requisitos do cargo à cultura organizacional.
	
	A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela tem condições de conhecer o perfil necessário para o cargo e a cultura organizacional.
	
	A responsabilidade da decisão é da área que solicita a contratação, pois o pessoal de Recursos Humanos pode não conseguir atender a todas as áreas com a rapidez necessária.
	
	 
	Ref.: 201704123785
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	 A respeito do início do processo de Recrutamento podemos afirmar que:
		
	 
	 Ele inicia na área que tem interesse em contratar o candidato, depois vai para o RH
	
	Ele inicia no RH com a autorização da Gerência de Recursos Humanos.
	
	O RH decide a vaga que será aberta para cada área da empresa.
 
	
	Ele tanto pode iniciar na área que deseja o candidato como no RH.
	
	Ele inicia no RH e depois irá para a área assinar e concordar com a vaga.
	
	 
	Ref.: 201703723427
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Selecionador deverá levantar outras informações no processo de recrutamento, objetivando desenvolver uma visão abrangente da necessidade identificada. Marque a alternativa incorreta referente a esta etapa:
		
	
	Entendimento das competências organizacionais e culturais - valores da empresa ¿ não podemos esquecer que a seleção é para a organização e não somente para uma determinada área.
	
	Entendimento do negócio do cliente ¿ entender as diversas nuances do segmento do cliente, projeções, tendências, através de leituras e levantamento de informações, ajudam a desenvolver a percepção do perfil de competências mais indicado.
	
	Atualmente, as organizações estimulam a rotatividade dos funcionários entre as áreas, gerando inúmeras movimentações internas e oportunidades de carreira.
	
	Levantamento de informações do perfil ¿ estar em contato com o requisitante (superior do candidato), entendendo e questionando o perfil de competências da vaga, permite não só a obtenção de dados objetivos (formação, experiência, conhecimentos).
	 
	Dados relacionados ao perfil da equipe e da liderança, não ajudarão no processo de identificação do candidato mais adequado.
	
	 
	Ref.: 201704152365
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A requisição de pessoal é a primeira etapa do processo seletivo; é onde tudo se inicia. Na requisição devem constar algumas informações relevantes. Das opções que seguem, assinale a única que não corresponde à requisição de pessoal:
		
	
	Solicitante "nome do requisitante", quem está contratando.
	
	Motivo da abertura da vaga: a abertura da vaga pode ocorrer por aumento de quadro (novos investimentos para expansão do negócio, por exemplo) ou substituição devido à saída do antigo ocupante.
	
	Diretoria/área - para onde iremos contratar; lugar da estrutura organizacional para o qual o profissional será contratado.
	
	Cargo de contratação "nome do cargo específico" a ser preenchido.
	 
	Horário e local de trabalho - não necessariamente deverá ser especificado neste momento.
	
	 
	Ref.: 201704123694
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A respeito do conceito de Recrutamento podemos afirmar que:
 
		
	
	 Recrutamento é a forma que a empresa tem de reter seus talentos.
	
	 No processo de Recrutamento & Seleção, o Recrutamento é a etapa que vem logo após a Seleção.
	
	Recrutamento é a etapa em que se aplicam técnicas para escolher os candidatos que antes foram selecionados para um cargo.
	 
	 Recrutamento é atrair, convocar talentos para a organização a fim de poder  preencher as vagas que estão em aberto.
	
	 Recrutamento e Seleção possuem o mesmo conceito, apenas diferem na aplicação de técnicas.
	
	 
	Ref.: 201703692913
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O grau de complexidade do processo seletivo está diretamente proporcional a diversos fatores. Um desses fatores pode ser identificado quando fazemos a correlação do número de vagas disponibilizadas pela empresa com o número de candidatos nelas interessados. Considerando esses fatores, assinale a opção correta.
		
	
	Os processos seletivos são mais competitivos quando temos pouca oferta de vagas e um pequeno número de profissionais interessados.
	
	Os processos seletivos são menos competitivos quando temos oferta de vagas menor que o número de profissionais interessados.
	
	Os processos seletivos são mais competitivos quando temos oferta de vagas em número idêntico ao número de profissionais interessados.
	 
	Os processos seletivos são mais competitivos quando temos oferta de vagas menor que o número de profissionais interessados.
	
	Os processos seletivos não são influenciados pela relação existente entre oferta de vagas e o número de profissionais interessados.
	
	 
	Ref.: 201704024721
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Recrutamento e Seleção, na prática de mercado, é considerado um processo único; são duas importantes etapas de um único processo e o profissional responsável por todo o processo é conhecido como selecionador.
Assim, tendo como referência esse importante subsistema de RH, assinale a única afirmativa correta:
		
	
	Temos de um lado o mercado de recursos humanos, composto por empregadores em potencial ávidos por encontrar os profissionais mais preparados para as suas necessidades; e de outro, o mercado de trabalho, composto de talentos que buscam oportunidades de carreira.
	 
	Entendemos por recrutamento a aplicação de técnicas e ferramentas que objetivam atrair potenciais candidatos com o perfil de competências requerido para as vagas disponíveis em determinada estrutura organizacional.
	
	Mercado de recursos humanos e mercado de trabalho é o que se entende por oferta e procura, em que o equilíbrio sempre parece coexistir, especialmente em tempos atuais, refletindo na relação de trabalho.
	
	O objetivo do recrutamento é atrair poucos candidatos que serão avaliados na etapa posterior de seleção.
	
	Quando temos uma oferta de vagas maior que o número de profissionais disponível, a exigência quanto ao perfil dos profissionais é menor, gerando maior flexibilidade e rapidez na contratação.

Outros materiais