Buscar

CDE idoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CDE - módulo GERIATRIA - Estudo dirigido - 2017-2
Defina os seguintes conceitos:
Gerontologia: A Gerontologia é a ciência que estuda de maneira multi e interdisciplinar o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social. Busca compreender as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento. 
Geriatria: É a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos. Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas.
Senescência: A senescência abrange todas as alterações produzidas no organismo de um ser vivo e que são diretamente relacionadas a sua evolução no tempo, sem nenhum mecanismo de doença reconhecido. São, portanto, as alterações pelas quais o corpo passa e que são decorrentes de processos fisiológicos, que não caracterizam doenças e são comuns a todos os elementos da mesma espécie, com variações biológicas. São exemplos de senescência a queda ou o embranquecimento dos cabelos, a perda de flexibilidade da pele e o aparecimento de rugas.
Senilidade: Senilidade é o processo patológico de envelhecimento. Caracteriza-se por um declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas do corpo: cardiovascular, respiratório, genital, urinário, endócrino e imunológico, perda de capacidade de memorização, déficit de atenção, discursos incoerentes, desorientação, perda da capacidade de controle do esfíncter anal e incontinência urinária. Com o tempo, o indivíduo senil tem sua vida limitada ao leito.
 2- Cite e justifique três alterações fisiológicas relacionadas ao processo de envelhecimento para cada um dos seguintes sistemas: 
Cardiovascular: Aumento da rigidez arterial; aumento da espessura da parede arterial; aumento do número de fibras colágenos na parede arterial. Com aumento da pressão arterial devido a hipertrofia do ventrículo esquerdo, ocorre aumento da rigidez e da espessura.
Respiratório: Diminuição da capacidade máxima respiratória, diminuição do volume pulmonar expirado, diminuição progressiva da pressão parcial de 02. Os pulmões ficam mais volumosos e os alvéolos ficam mais flácidos. O aumento de ar nos ductos alveolares e diminuição do ar nos alvéolos com piora de ventilação e perfusão são consequência dessas alterações. 
Pele e anexos: Pele seca, devido a diminuição das glândulas sebácea; perda de resiliência e formação de rugas devido a perda de fibras elásticas e colágenas e pele espessa.
Digestivo: Diminuição de secreção de HCl e pepsina prejudicando a digestão; diminuição de absorção de substancias devido a diminuição de vilosidades no intestino delgado; anormalidade na modilidade esofagiana devido a redução da amplitude da contração muscular após a deglutição.
Genitourinário masculino: Redução do número de espermatozoides, redução na função das células da parede dos túbulos seminíferos, aumento de peso e tamanho da próstata. Essas alterações são devido a redução gradual na produção de testosterona.
Genitounrinário feminino: Atrofia do útero e ovários, enfraquecimento dos ligamentos de sustentação das mamas, atrofia da mucosa vaginal e menor secreção glandular. Essas alterações são devido a redução gradual na produção de estrogênio.
Cite e justifique 3 causas de queda em idosos:
Medicação: qualquer medicamento pode ser causa de instabilidade postural, tonturas ou até mesmo quedas em idosos; Um agravante entre os idosos é a utilização de muitas drogas ao mesmo tempo (polifarmácia), com o aumento da ocorrência de interações medicamentosas, podendo haver sinergismo ou antagonismo entre elas.
Alterações da marcha: Habitualmente as quedas são consequências dos distúrbios do equilíbrio e da marcha, algumas marchas são típicas de patologias específicas.
Déficit visual: O comprometimento visual é comum entre pessoas mais velhas e é associado às quedas e à redução da qualidade de vida. Problemas visuais em idosos muitas vezes não são relatados aos serviços de saúde. O rastreamento tem sido recomendado, pois a visão poderia ser beneficiada por meio do incentivo ao tratamento dos idosos com problemas visuais.

Outros materiais