Buscar

ESTUDO DE CASO FACULDADE FASE C II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O principio de tudo é que a professora tem que ter o amor pela leitura, habito de ler , para que posteriormente consiga transmitir isso para o aluno. Como futura pedagoga, na conversa solicitaria para que a professora trabalhasse a leitura de varias formas, pois são as diversas formas que ganharão a diversidade dos alunos, cada aluno se encantara se interessa não necessariamente pelo mesmo método. Então a professora pode trabalhar a leitura através de teatro de bonecos ou com os alunos em cena mesmo, dividindo os mesmos em grupos deixando -os escolherem a leitura, julgo de grande importância a escolha do aluno ,e após os alunos encenarão em forma de teatro a leitura literária escolhida . Outra forma é claro indispensável a roda da leitura, ler para os alunos pausadamente com entonação na leitura e usando expressões faciais para assim chamar atenção dos alunos, mais uma forma que acho bem interessante é pedir para que os alunos leiam o conto, após com uso dos mesmos personagens , criem sua própria historia . 
 RESPONDER GABRIELE
MARCIA DE JESUS DE TOLEDO
05/11/2017 17:12
Sendo eu a pessoa de Pedagoga desta referida escola teria uma conversa aberta com a professora dizendo-le que o papel de Professor é de suma importancia no papel de mediação,gostaria que se tornasse efetiva ,pois necessita e precisa estar em contínua busca de informações sobre a realidade dos alunos,exercer seu conhecimento na seleção dos livros e previsão de atividades,estratégias e encaminhamentos pedagógicos.Pois a leitura promove a formação pessoal e cultural nas crianças e não quero que elas tenham um receio quanto prática da leitura em sala de aula,e sim ,desejo que elas se sintam curiosas e seguras nas aulas que seguem sobre leitura e outras atividades da nossa escola ,que sua atitude em relação as mudanças no seu quadro pedagógico estimulem muito as crianças pra seu desenvolvimento também aqui com a gente vai ser bom pra você pra nossa escola para nossos futuros leitores.O professor que desperta entusiasmo em seus alunos consegue algo que nenhuma soma de métodos sistematizados por mais corretos que sejam,pode obter queria dizer isso a você professora da minha escola ,conto com sua colaboração evolução e desenvolvimento.Obrigada Professora por me ouvir e acatar minhas sugestões.
 RESPONDER MARCIA
JAQUELINE DA COSTA GONÇALVES DE JESUS
17/11/2017 20:48
Como Pedagoga eu juntamente com essa Professora , faria com que se juntasse a turma em outro espaço sei ser a sala de aula. Faria perguntas para cada um deles de livros que já leram em sua casa , e também perguntaria sua preferências de leitura. E nesse caso , sabendo de cada um escolheria um livro mesclado com a preferência de todos para que essa leitura seja prazerosa para todos e o interesse pela leitura aumente a cada livro.
 RESPONDER JAQUELINE
ROSELY APARECIDA TOMANIN ALVES MONTEIRO
06/11/2017 14:48
concordo, acredito que a criatividade da professora nessa hora para prender a atenção dos alunos.
 RESPONDER ROSELY
MARLISE ARAUJO DE SOUZA SALVADOR
27/11/2017 12:18
A a pedagoga ou professora não estão erradas a ler com os alunos , Porem deve deixar que as crianças pouco a pouco despertem o interesse pela leitura . Com esse método deixar os alunos praticarem a leitura.uma dica um livro de história que l relata aventuras e magia após a leitura do livro a pedagoga fazer teatro sobre a história que relatava o livro ,ou uma cantiga fazendo os alunos terem mais interesse na leitura.
 RESPONDER MARLISE
HEMANUELLE CAROLINA OLIVEIRA MELO
27/11/2017 18:14
Eu como pedagoga mostraria para a professora o quanto leitura ,funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização...”Então, se pudermos enumerar algumas maneiras de se trabalhar a literatura no espaço escolar, na sala de aula, de maneira lúdica, teremos: Não dar ao livro infantil e juvenil a função didático-moralizante. Como bem diz Franz Kafka: “Lemos para fazer perguntas.” O texto literário, sendo destinado à criança ou não, contém uma pluralidade de interpretações, em que cada leitor também é um autor, dialogando e participando da obra. Transpor a leitura para a dimensão espacial, deixando a criatividade livre para atuar, sugerindo que os leitores desenhem sobre a parte do livro que mais gostaram, construam dobraduras, personagens com sucatas, cenários, e que suas criações possam ser expostas num espaço criado pela escola para esse fim.Montar peças teatrais ou até mesmo pequenos filmes com as histórias, fazendo com que os leitores percebam que o texto escrito pode assumir diferentes roupagens dependendo da adequação nas diversas expressões artísticas.Oferecer livros de qualidade, sem estereótipos, preconceitos e artificialismos, que estejam comprometidos com a arte e o imaginário do leitor.
 RESPONDER HEMANUELLE
GISELE DALSASSO COLPO
06/11/2017 02:04
Como futura pedagoga eu explicaria para a professora que ela deve ter interesse pela leitura e acima de tudo buscar novos caminhos para estimular seus alunos a praticar é gostar da leitura.Cabe ao professor despertar a turma trazendo novidades para sala de aula.Como teatro, jogos, e a hora do conto, praticar a oralidade entre eles buscando sempre compartilhar as ideias e a cultura de cada aluno.
 RESPONDER GISELE
CLAUDIA MARA VALUS
06/11/2017 14:16
Falaria a professora sobre a necessidade de incentivar os alunos a se interessarem por ler um livro. Já que ler sempre, faz com que o aluno saiba como se escreve as palavras, para que eles tenham um vocabulário maior e melhor, sem contar que os ajudaria e muito na hora de elaborar um texto uma redação ou até mesmo um trabalho escolar.
 RESPONDER CLAUDIA
FRANCIELI BOJANO
06/11/2017 20:50
Boa noite. Atualmente, a educação de qualidade esta sendo relacionada a prática da literatura nas escolas, pois é através dela que adquirimos um vasto conhecimento de palavras e seus contextos. Por meio da leitura o aluno consegue trabalhar seu imaginário, pois a sua mente vai recriando a história, o lugar onde se passa, os personagens e suas características. Desenvolve, também, seu vocabulário com o conhecimento de novas palavras e suas colocações numa frase ou no texto em si, bem como seus significados. Portanto, a literatura é de fundamental importância nas escolas, devemos investir no aprimoramento desta prática com os alunos, pois podemos aquirir grandes ensinamentos através de um bom texto.
 RESPONDER FRANCIELI
ANA HELENA PARTALA
07/11/2017 20:59
O Principio de tudo é que a professora tem que ter amor pela leitura, habito de ler, para que posteriormente consiga transmitir isso ao aluno. E concordo e acredito que a criatividade da professora nessa hora para prender a atenção dos alunos e falaria a professora sobre a necessidade de incentivar os alunos a se interessarem por ler um livro. Já que ler sempre, faz com que o aluno saiba como se escreve as palavras, para que eles saibam e tenham um vocabulário maior e melhor, sem contar que os ajudaria e muito na de elaborar um texto uma redação ou até mesmo um trabalho escolar.
 RESPONDER ANA
GRAZIELE ARIADNI ARAUJO DA SILVA
07/11/2017 21:25
A orientação da pedagoga deve esclarecer que os alunos costumam ter a sensação de que a leitura é chata e a professora precisará desconstruir isso, tirar essa estranheza dos alunos com os livros, através de atitudes como deixar livros a mostra na sala, para que os alunos ao menos abram por curiosidade, mostrar livros que a própria professora lê e demonstrar amor pela leitura não apenas hábito, porque é isso que irá atiçar a vontade de ler dos alunos. Então, ela poderá começar a entrar no universo dos alunos e descobrir quais os gêneros que gostam para que possa tornar a leitura mais atraente, mostrando a importância da leitura independente do estilo, interpretá-la, aprender a gramática, desenvolver a escrita, a oralidade e absorver o conteúdo que um livro possuí, será sempre de grande valor. Por fim, mostrar a professora que ela terá uma grande diversidade de
opções e atividades para trabalhar com esses alunos, desde rodas de leitura em voz alta a jogos de leitura, como por exemplo a leitura dramatizada onde um grupo prepara a narração de algum capítulo para contar aos outros , podendo vestir-se conforme o estilo da época e pode-se encenar alguns personagens. Ou ainda a leitura musical, onde cada grupo fica responsável por um capítulo e escolhe uma música que combine com o trecho a ser lido. Durante a leitura podem ser feitas pausas para ouvir a música, que ficará de fundo para os narradores, assim os alunos sentiram prazer em ler. O link abaixo é da página onde encontrei essas informações para formar o raciocínio, achei muito válido, talvez ajude mais alguém. https://www.lendo.org/despertar-gosto-leitura-literatura-dicas-para-professores/ 
 RESPONDER GRAZIELE
EDUARDA DOLORES PEDROSO
09/11/2017 09:31
Nesse caso a pedagoga e a professora não estão erradas a ler oralmente com os alunos , mas devem deixar que os mesmos pouco a pouco comecem a se interessar pela leitura individual . Com esse método deixar os alunos se aventurarem com a leitura assim "entrando" dentro do livro e da história que lá se relata . Mas também após a leitura do livro a pedagoga fazer teatro sobre a história que relatava o livro , entusiasmando assim os alunos mais e mais com a leitura.
 ANEXOS(1) RESPONDER EDUARDA
MARIA DA GLÓRIA DA ROCHA MACIEL
18/11/2017 22:14
Parabéns Eduarda pelo seu raciocínio. Concordo plenamente com você, seria interessante mesmo se cada aluno lesse um livro, e contasse a história para os colegas na sala de aula. Assim todos alunos participavam e se interessariam mais pela leitura.
 RESPONDER MARIA
GABRIELE DAMACENA WEIAND
09/11/2017 10:57
Sendo eu a pedagoga dessa escola proponho ideias novas para a professora, para que pedisse pros alunos que escolhessem um livro de sua preferência e em cima disso fazia uma leitura diferente com eles, quem sabe eles se interessam pela leitura, e também pedir para eles lerem o que entederam do livro que levaram para casa. Dessa forma pediria para fazerem um pequeno texto para que eles trabalham a escrita e melhoram a leitura, também levaria livros de outros gêneros, não somente os de leitura, mas outros livros que os alunos poderiam se enteressar. A professora também poderia comprar um caderno para cada aluno, para que eles escrevescem a sua vida, para que ela ficasse sabendo o que cada um passa, com isso ela fizesse um trabalho diferenciado com eles, e quem sabe se interessavam pela aula dela. E com isso a aula dela seria mais produtiva. Ouvir história desperta nas crianças o interesse pela leitura, os objetivos propostos foram de verificar estratégias de leitura literária, sendo otimizados pelos professores. Pois ela contribuiu para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Porém as histórias e os contos de fadas trazem a rotina escolar uma atividade insubstituível repleta de expressão, fantasias e anseios, ajundando a criança a lidar com determinadas questões mentais inquietantes a seu ponto de vista, também são fontes de aprendizagem e desenvolvimento.
 RESPONDER GABRIELE
MILENA GABRIELA SEVERINO PIRES
09/11/2017 18:45
A leitura para muitos alunos é considerado algo chato, maçante. Como pedagoga orientaria a professora a incentivar mais a leitura pelos próprios alunos , em forma que todos interajam , como alguma atividade em que cada aluno lessem trechos do texto e falacem o que haviam intendido do pequeno trecho a fim de incentivar a leitura e a compreensão do texto, causando também um debate com a turma afim prender a atenção de todos. Orientaria sempre a buscar formas inovadoras de se aplicar uma atividade de leitura, pois os alunos de hoje não tendem mais a focar no formato antigo de se aplicar a leitura , eles buscam dinâmica, algo que deixe a aula divertida e assim tornar o habito de ler mais fácil de se adquirir.
 RESPONDER MILENA
HELLYDA IVASCO SILVA
10/11/2017 09:43
Inicialmente, a professora necessitaria de uma orientação pedagógica. Seria necessário retomar alguns princípios do ensino da aprendizagem, lembrando-a de que , o ensino mecânico da língua, e somente o estudo do vocabulário, não despertaria a curiosidade dos leitores, mesmo porque, muitas vezes os alunos nem sabem que são leitores, devido a ausência de instrução de seus familiares ou por não terem sido efetivamente alfabetizados e letrados. Deve ser lembrada também, que trazer a realidade dos alunos para a sala de aula, facilitaria o apreço pela leitura. Dessa forma, seria primordial uma visita à biblioteca da escola, mostrando aos alunos que os livros escondidos naquelas estantes, trazem um mundo rico de conhecimento e aprendizado, e daí então, faria a ligação entre a leitura e o uso do vocabulário para o enriquecimento cultural e literário da turma. Instigaria os alunos ao hábito da leitura, promovendo uma roda de leitura, em que poderiam levar livros para casa, e assim por meio de sorteio, contar a história lida para os demais alunos. Acredito, que nesse caso, o objetivo da pedagoga não seria tão somente apontar a problemática, mas também guiar a professora para a resolução da questão, trazendo motivação à professora e aos alunos.
 RESPONDER HELLYDA
MARIA ANGELITA NASCIMENTO GUIMARÃES
11/11/2017 00:51
A pedagoga deve orientar a professora que ela terá uma grande diversidade de opções e atividades para trabalhar com seus alunos. Os alunos sempre têm a sensação de que leitura é chato. Ela deve incentivar os alunos para que abram o livro ao menos por curiosidade. Buscar sempre novos caminhos para estimular os alunos a gostar da leitura. O princípio de tudo é que a professora tem que ter amor pela leitura, hábito de ler para que posteriormente consiga transmitir isso ao aluno. O papel da escola é proporcionar diversos conhecimentos e aprendizagens visando propiciar um ensino de qualidade a todos, respeitando os conhecimentos que cada um traz consigo e ampliando esses conhecimentos.
 RESPONDER MARIA
MICHELI PAULA KINGERSKI
12/11/2017 17:13
A professora com orientações da pedagoga direcionará o incentivo à leitura para com seus alunos. A idéia é organizar a sala de aula ou outro ambiente da escola para contação de histórias, proporcionando um momento agradável. O contador de histórias deve ser dinâmico, podem ser organizados semicírculo ou rodinhas, para que cada aluno conte uma história, mostre as imagens do livro escolhido por ele. Pode-se trabalhar a contação de histórias de forma lúdica, através de dramatização, por meio de fantoches, em slides, com efeito de sombra, são maneiras de interação com o que está sendo lido. Esses recursos serão fundamentais para que a turma desenvolva o interesse pela leitura. Assim fica a critério da professora qual desses métodos caberá trabalhar com seus alunos.
 RESPONDER MICHELI
TELISMARI VIEIRA
14/11/2017 10:54
A pedagoga deve orientar a professora a primeiramente, conhecer a realidade do dia a dia dos alunos, seus costumes, gostos, o lugar onde vivem e problemas com os quais se deparam diariamente e através deste conhecimento prévio, pesquisar e conhecer livros com histórias que se referem ao contexto ao qual estão envolvidos. Trazendo assim leituras que despertem o seu interesse, mostrando primeiro o que está ao redor deles para depois, mais tarde, lhes mostrar o resto do mundo, a partir dos livros.
 RESPONDER TELISMARI
CRISTIANE CUTRIM DE SOUZA MELO FRANCO
14/11/2017 12:23
A pedagoga poderia sugerir que a professora sai dessa rotina monótona ,levando todos à biblioteca e orienta- los a pegarem o livro que quiserem , claro com foco no que será estudado. Essa oportunidade do próprio aluno folhear e ler os vários títulos de livros nunca visto por ele vai com certeza despertar uma curiosidade pelo saber, e claro não é algo imposto com certeza essa aluno se dedicará a cada minuto na leitura de um livro que ele pode escolher. O RELACIONAMENTO aluno e leitura será outro abre se uma porta diferente na imaginação e nos conhecimentos adquiridos , e ele ainda
pode aguçar a curiosidade dos colegas ao comentar numa roda de conversas sobre o livro que escolheu.
 RESPONDER CRISTIANE
LAÍLA ALENCAR LUZ MAGALHÃES
14/11/2017 23:14
Diante das respostas ja colocadas, do contexto e de uma experiencia profissional, primeiramente conversaria com a professora, se tratando de um publico infantil, necessita-se de atividades dinamicas para que os mesmos despertem o prazer pela leitura e reproduzam esse valor por toda a vida. Como filha de pedagoda e futura pedagoga, compartilho que a minha paixão pelos livros começou em casa, com atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, a minha mãe estabelecia desafios para que eu e meu irmão lessemos e interpretassemos histórias, aquele que se desse melhor, era parabenizado, mas ambos recebiam o mesmo prêmio, com essa estrategia ela identificava em que cada um se saía melhor, percebeu que eu era melhor em interpretar as historias por escrito, enquanto ele preferia encenar o que tinha lido, a partir daí ela alternava as estrategias, fazia desafios escritos, usava fantoches, organizava pecinhas com nossas colegas de rua, enfim, foram estrategias de grande importancia em nosso gosto e desenvolvimento pela leitura que podem ser aplicados em sala de aula, juntamente com o uso da tecnologia que temos hoje, varias atividades didáticas podem ser desenvolvidas.
 RESPONDER LAÍLA
LUCIANE BORGES
15/11/2017 17:48
A resposta da pedagoga, na minha opinião, sem discordar das colegas que já deram seu parecer, seria uma conversa construtivista, onde seria pedido a professora que levasse os alunos à Biblioteca e deixassem eles escolherem o livro que chamou mais a atenção de cada um, e pediria a leitura do mesmo, para depois, em um bate papo, cada aluno falaria a respeito do livro escolhido. Assim o aluno teria a oportunidade de fazer a escolha de acordo com seu interesse, o que seria mais motivante.
 RESPONDER LUCIANE
JAQUELINE DA COSTA GONÇALVES DE JESUS
17/11/2017 20:57
Concordo com a Luciane , verdade deixar as crianças escolherem seus livros na biblioteca também e favorável, porque quando se esta no começo se relacionando com livros se tem suas preferências didáticas , e nesse ponto que se tem interesse pela leitura.
 RESPONDER JAQUELINE
IRANETE SUELI SILVA DOS SANTOS BORGES
25/11/2017 17:26
Sim Luciane, penso como você. Percebo que houve todo um esforço da pedagoga, em trazer toda importância da leitura para seus alunos, porém deixar que eles façam uma escolha pelo livro de seu interesse despertaria mais curiosidade. A leitura é muito mais prazerosa quando se escolhe sobre um tema que lhe desperta curiosidade. Muitas vezes a capa de determinado livro nos leva a folheá-lo. Esse contato para quem está começando a ler é muito importante. É preciso ter visitas a biblioteca, deixar os livros sobre as mesas para que eles vejam, escolham, e assim posteriormente, a professora poderá sugerir aos alunos alguma atividade , em que eles possam falar de suas escolhas , fazer algum questionamento ou critica. A pedagoga terá uma turma muito mais motivada, interessada e curiosa com a leitura, que será sem dúvida muito mais prazerosa e mágica.
 RESPONDER IRANETE
LUCIMEIRE JESUS DA SILVA SANTOS
15/11/2017 22:43
Eu como estudante da pedagogia , acredito que a professora deveria estimular os alunos a importância da leitura,que só através. da leitura que os alunos poderá adquiria conhecimento.
 RESPONDER LUCIMEIRE
LUCIA VERONES BACCHI
16/11/2017 10:08
Sendo eu a pedagoga, não diria que a professora está errada a ler oralmente com os alunos, mas deixar que os alunos ler individualmente , entusiasmando o hábito de ler dos alunos. 
 RESPONDER LUCIA
CLECIA APARECIDA JONAS PAGLIARANI
16/11/2017 14:13
A minha orientação seria que a professora trabalhasse outros métodos, porque a rotina faz com que a criança perca o interesse, sendo assim ela deveria pedir opiniões sobre livros que os alunos gostariam de ler, também trabalhar com teatro, fantoches, músicas, paródias. Dentro deste contexto, fazer com que o próprio aluno leia e escreva no papel suas dúvidas, fazendo depois debates entre eles para ver se as dúvidas são iguais e se algum aluno quiser responder ao colega, melhor. A leitura deve ser algo prazeroso para o aluno, fazer com que ele saiba que existe um mundo de possibilidades através de um livro, de uma história, compartilhar experiências vividas ao ler um livro pode ser muito bom para o aprendizado.
 RESPONDER CLECIA
DEIZI FRANCIELI FURST
16/11/2017 15:42
Acredito que a professora não está errada, pois criou várias possibilidades de aprendizagem através dos livros que leva para sala de aula. Porém, ela tem um método "engessado", onde ela escolhe os livros que julga ser aptos para seus alunos. Como estudante de pedagogia... daria a sugestão para a professora levar seus alunos na biblioteca, deixar eles escolher o livro que lhe agrade, pois cada criança tem uma personalidade, um gosto diferente. Quando você permite que a criança faça essa escolha ela automaticamente vai ler o livro com interesse. 
 RESPONDER DEIZI
LAÍLA ALENCAR LUZ MAGALHÃES
16/11/2017 18:30
com relação a aula do aluno com problema na comunicação, confesso que ainda me sinto despreparada para lidar com esse tipo de problema, portanto recorreria a um profissional especializado, mas gostaria de saber o posicionamento dos colegas.
 RESPONDER LAÍLA
DEBORA APARECIDA LOURENCO RODRIGUES
16/11/2017 21:43
Eu, como futura pedagoga pediria a professora a estimular o aluno através de jogos brincadeiras para eles irem além da imaginação. Não cobrando conteúdos, até eles pegarem o gosto de da leitura. 
 RESPONDER DEBORA
DEBORA APARECIDA LOURENCO RODRIGUES
16/11/2017 21:48
Estimular, o aluno a brincadeiras e jogos, fazer ele ir além da imaginação, e não é cobrando de conteúdos, até pegarem o gosto de da leitura. 
 RESPONDER DEBORA
JAQUELINE DA COSTA GONÇALVES DE JESUS
17/11/2017 21:10
Concordo Débora , a criança gosta de brincadeiras e diversões , eu contaria historias com entonação de voz grave e roca para que as crianças entrasse em sintonia com a historia e assim todos participam do conto. E desse modo eu creio que nos formamos crianças que gostem de ler .
 RESPONDER JAQUELINE
SHIRLEY DA SILVA QUEIROZ
17/11/2017 12:09
Diversos estudiosos do desenvolvimento infantil, independentemente das diferenças epistemológicas, apontam a importância do brincar como fator de desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e físico. Pesquisas têm demonstrado, porém, que, a despeito desta importância, o brincar está sendo reduzido cada vez mais a mero artifício didático. Além de concebido pelas instituições de ensino como recurso para a recreação das crianças. Estes aspectos nos conduzem a indagar acerca do valor que tal atividade tem enquanto fator de desenvolvimento no contexto educacional infantil. 
 RESPONDER SHIRLEY
ALEX SANDER BARBOZA DA SILVEIRA
17/11/2017 15:36
Cara colega, na minha opinião você deveria leva-los até a biblioteca, chegando lá separe vários livros de acordo com o conteúdo que vocês estão estudando, e de acordo com a idade deles e deixe que olhem e folheiam todos, sugira para que eles escolham um para ser lido e trabalhado, após peça para que cada um conte uma parte da história, após peça para que façam um quadro resumo da história, utilizando os trechos contados pelos colegas e falando qual seria a moral da história na opinião de cada um, tornando assim a aula mais leve e didática despertando o interesse deles pela leitura e relacionando esse momento com algo divertido e prazeroso.
 RESPONDER ALEX
MARIA APARECIDA DE MATOS SANTOS
18/11/2017 07:50
Eu sugeria que a professora variasse a abordagem com os alunos, fazendo teatros e até mesmo criar um rítmo para a leitura ficar mais alegre e toda a sala participar daquele momento. Poderia fazer apresentações para outras salas de aula, incentivando a comunicação e perda da timidez, o que muitos apresentam nesta faze escolar. Também pode-se criar slides e fazer apresentação
com nome dos personagens, com sons de animais que estiverem na história. Precisa ser uma aula atrativa.
 RESPONDER MARIA
MARIELLE MARTINS TEIXEIRA PAVESI
18/11/2017 09:26
Como pedagoga eu faria a seguinte sugestao: Diria a professora para mudar a abordagem com os alunos em relaçao a leitura de livros. Trabalharia primeiro com o "despertar" do interesse dos alunos para com a leitura e a "atmofera" que pode significar esses momentos. Introduzindo em sala de aula os livros que mais se aproximam da realidade deles, todos deveriam ler individualmente as suas escolhas e na hora da dinamica ler em voz alta, produzir redaçao sobre o que foi lido e demais questoes como a interaçao entre eles, a mediaçao da professora nas correçoes ortográficas e de pronúncias, etc... 
 RESPONDER MARIELLE
JOSIANE APARECIDA DA CRUZ
18/11/2017 14:53
A pedagoga poderia sugerir que a professora sai da rotina, levando todos à biblioteca e orienta-los, deixar as crianças escolherem seus livros também e favorável, sempre com foco no que será estudado. Porque quando se esta no inicio do relacionamento com livros se têm suas preferências didáticas, e é nessa faze que se adquire interesse pela leitura.
 RESPONDER JOSIANE
MARIA RUTE ALBANO DE SOUZA
18/11/2017 18:11
A professora necessitaria de uma orientação pedagógica. Seria necessário retomar alguns princípios do ensino da aprendizagem, lembrando-a de que, o ensino mecânico da língua, e somente o estudo do vocabulário, não despertaria a curiosidade dos leitores, mesmo porque, muitas vezes os alunos nem sabem que são leitores, devido à ausência de instrução de seus familiares ou por não terem sido efetivamente alfabetizados e letrados. Deve ser lembrada também, que trazer a realidade dos alunos para a sala de aula, facilitaria o apreço pela leitura. Dessa forma, seria primordial uma visita à biblioteca da escola, mostrando aos alunos que os livros escondidos naquelas estantes, trazem um mundo rico de conhecimento e aprendizado, e daí então, faria a ligação entre a leitura e o uso do vocabulário para o enriquecimento cultural e literário da turma. Instigaria os alunos ao hábito da leitura, promovendo uma roda de leitura, em que poderiam levar livros para casa, e assim por meio de sorteio, contar a história lida para os demais alunos. Acredito, que nesse caso, o objetivo da pedagoga não seria tão somente apontar a problemática, mas também guiar a professora para a resolução da questão, trazendo motivação à professora e aos alunos. A professora com orientações da pedagoga também poderá direcionará o incentivo à leitura para com seus alunos. A ideia é organizar a sala de aula ou outro ambiente da escola para contação de histórias, proporcionando um momento agradável. O contador de histórias deve ser dinâmico, podem ser organizados semicírculo ou rodinhas, para que cada aluno conte uma história, mostre as imagens do livro escolhido por ele. Pode-se trabalhar a contação de histórias de forma lúdica, através de dramatização, por meio de fantoches, em slides, com efeito de sombra, são maneiras de interação com o que está sendo lido. Esses recursos serão fundamentais para que a turma desenvolva o interesse pela leitura. Assim fica a critério da professora qual desses métodos caberá trabalhar com seus alunos.
 RESPONDER MARIA
ANA CAROLINA SOUZA AMARAL
18/11/2017 18:48
O hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças. O ato de ler deve ser um hábito cultivado desde a infância. Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler. Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura. Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. Dessa forma, a apreciação de uma obra literária é uma aliada na hora de elaborar uma redação.
 RESPONDER ANA
SOFIA SEVERO MORELLE
19/11/2017 03:39
O princípio de tudo é a professora ter o hábito de ler e saber a importância que a leitura trará para o desenvolvimento de seus alunos. A leitura é de suma importância para a formação dos alunos enriquecendo a sua imaginação e ampliando os seus conhecimentos e também a sua fala e escrita. A professora em questão poderia fazer uma pesquisa sobre qual assunto chama mais atenção de seus alunos e apresentar em forma de leitura depois ela pode fazer atividades relacionadas com o assunto do livro trabalhado com seus alunos assim tirando o máximo de aprendizado da leitura.Assim eles levarão esse aprendizdo para toda a vida e saberão o valor do hábito da leitura.
 RESPONDER SOFIA
REGINA MARIA ANDRADE
19/11/2017 10:18
19/11/2017 10:13 Orientar a professora que abre um leque para trabalhar com projetos com possibilidades de explorar diversas maneiras no mundo literário, pois um bom planejamento é a ferramenta indispensável, o mais proveitoso para quem quer formar leitores é organizar rodas para compartilhamento de opiniões, propor trocas de livros entre os colegas e incentiva-los a seguir um autor ou um tema que gostem. É muito importante trabalhar gêneros variados e a lista deve incluir obras clássicas e contemporâneas, pois nessa fase os aprendizados começam a consolidar as preferencias pessoais. E tem que ser respeitado e a aproveitado para que o aprendizado leem de maneira prazerosa. 
 RESPONDER REGINA
PATRICIA TANGERINO FIGUEIREDO
19/11/2017 15:34
Para formar bons leitores é necessário que nós professores ou gestores tenhamos o "gosto" pela leitura,hábito esse que é essencial para se transmitir ao outro o prazer da leitura.Portanto,como pedagoga dessa professora conversaria inicialmente com ela questionando:O que é a leitura pra ela?O que significa em seu dia a dia?Lê diariamente?Por obrigação ou prazer? Transmite as leituras que gosta?Pq?Como espera transmitir aos alunos essa prática diária como função social ? Embasada em suas respostas auxiliaria a professora a inicialmente verificar o "gosto" dos alunos ao ler um livro,pq lemos com prazer inicialmente aquilo que nos interessa e temos curiosidade,mapeando os estilos de livro preferidos do grupo,em seguida montando um canto de leitura na sala de aula com bom acervo partindo das preferências desse grupo,deixando momentos livres ou direcionados para a leitura individual ou em grupo.Tornando a leitura diária e como conteúdo bem planejada e não apenas em momentos "se der tempo",garantindo ambientes propícios para isso. Realizar Sessões simultâneas de leitura envolvendo o grupo e momentos de indicações para ocorrer a troca entre os mesmos com a escrita da resenha coletiva ou individual tornando a leitura algo agradável e prazeroso.Enfim,há vários recursos que possa orientar essa professora e assim tornar a leitura não um "fardo" mas algo que usamos para aprender,conhecer ,transmitir... uns aos outros,portanto uma cultura rica e essencial nos dias atuais ,pois é uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem,oportuniza ao aluno o conhecimento de mundo e desenvolve a capacidade crítica e reflexiva ... como diz Rubens Alves: "livro é um brinquedo feito de letras,ler é brincar."
 RESPONDER PATRICIA
ANA CAROLINE SZYMKOWIAK
19/11/2017 18:35
A pedagoga deve conversar com a professora relatando a importância da leitura. Instigando a curiosidades dos alunos. Então a professora deve trabalhar de forma lúdica, onde os alunos sintam-se interessados ao conteúdo das aulas. Aprimorando a leitura. Realizando a leitura de história, adaptando uma maleta
viajante para realização das histórias contadas. Bem quanto estimulando o gosto de leitura.
 RESPONDER ANA
GIOVANA GERONIMO DE ANDRADE DIAS
20/11/2017 14:22
Olá, penso que o método usado é bom, mas poderia melhorar algumas táticas. Em vez de ler para eles tente fazer com que eles leiam para você, portanto os mesmos podendo escolher um livro que não fuja do tema onde se aplica a literatura, assim fazendo com que eles se sintam a vontade para poder despertar a paixão pela leitura, podendo pedir inúmeras atividades. Com isto não deixando de cumprir seu papel e nem deixando a leitura como algo obrigatório para os alunos. 
 RESPONDER GIOVANA
MARIANA LAURINDO MACEDO
20/11/2017 17:15
Primeiramente ,deve-se ter amor pela leitura, e demostrar seu amor pela leitura aos alunos. Eu sendo pedagoga no diálogo com a professora abordaria que trabalhasse com as crianças de maneiras diferentes ,elaborando vídeos que contém histórias com músicas ,outra forma seria realizar uma atividade em que as crianças criassem um livro de criando alguma história fictícia . Acredito que trabalhando de diversas maneiras com os alunos iria despertar neles o interesse de aprendizagem .
 RESPONDER MARIANA
CLAUDIO ROBERTO RODRIGUES JUNIOR
20/11/2017 17:39
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirmou Paulo Freire na obra intitulada A Importância do Ato de Ler (1988). Com essa afirmação, Freire revela que o mundo que se movimenta para o sujeito em seu contexto pode ser diferente do mundo da escolarização. Fundamental na formação do indivíduo, o hábito da leitura na infância ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado.A família e os professores têm papel substancial para auxiliar a criança a desenvolver o gosto pela literatura. Por esse motivo a professora deve valorizar o ato de ler com finalidade de leitura por prazer! Para que isso aconteça, a professora poderia ler trechos de livros no início de cada aula, proporcionando aos aulos o primeiro contato com a leitura e em pontos primordiais para aguçar o interesse dos alunos na história!!!
 RESPONDER CLAUDIO
JAQUELINE DA COSTA GONÇALVES DE JESUS
20/11/2017 20:49
Todas as Professoras estimulam o ato de ler , necessário e que os pais também sempre mostrar esse interesse para seus filhos . Muitas crianças que não tem essa aproximação com os livros , quando pequenas e muitas delas não tem interesse, vale lembra que essas crianças só se chega aos livros em escolas e conhece a alegria de uma biblioteca , quando entra numa e ver quantos livros elas podem explorar. Ler e entrar num mundo de sonhos que somente aquele que gosta de se aventura poder explorar.
 RESPONDER JAQUELINE
IRANETE SUELI SILVA DOS SANTOS BORGES
25/11/2017 17:37
Isso mesmo Claudio, gostei muito de sua colocação. 
 RESPONDER IRANETE
CAROL POLIANA DE MACEDO
20/11/2017 20:43
Ao analisar o caso, tanto a professora esta parcialmente certa,pois trabalhar a oralidade com os alunos e muito importante. Porem a pedagoga deveria orientar a professora sugerindo formas diferenciadas para trabalhar a oralidade da leitura, a pedagoga deveria sugerir outras atividades que tentassem despertar o interesse dos alunos. Como por exemplo: um teatro, um aluno fazer a leitura, a turma fazer um debate aberto, ou ate mesmo uma leitura a ir livre no patio da escola, debaixo de uma arvore. Porem também acho que o dialogo entre a professora e os demais membros da escola,como direção,secretaria e importante para a sugestão e troca de ideias sobre as aulas de literatura.
 RESPONDER CAROL
BEATRIS ARAUJO DOS SANTOS
21/11/2017 00:54
Se eu fosse a pedagoga da escola eu conversaria com a professora sobre fazer com que a literatura ser um exercicio de prazer .Que ao ler encontrariamos respostas para nossas indagaçoes.Poderia usar livros como recursos pedagogicos para trabalho em sala de aula no entanto a professora esquece muitas vezes de trazer a leitura como forma de prazer e lazer.muitos dos alunos nao tem acesso a livros e com isso as familias se beneficiariam atravez das crianças a ter gosto pela literatura.
 RESPONDER BEATRIS
JAILZA DA SILVA TRINDADE
21/11/2017 13:05
Com o avanço da tecnologia, os alunos vêm perdendo o interesse pela leitura e nós como pedagogos precisamos desconstruir a ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Existem várias atividades que podem ser aplicas em sala ou até mesmo fora dela para estimular a leitura, porém acredito que nós sejamos o maior exemplo, lendo e demonstrando sempre que possível a utilidade do livro e o prazer que a leitura traz, tornando esse hábito prazeroso e não obrigatório.
 RESPONDER JAILZA
MAIARA SCHNEIDER
21/11/2017 13:46
Na condição de pedagoga da escola, sugiro à professora que mantenha a metodologia já utilizada, adicionando opções de exploração da obra, como debates e jogos de perguntas e respostas sobre a obra em si, a história do autor (nome, escolarização, ano e local de nascimento e falecimento e outras obras), o ano em que foi escrita, local, contexto socioeconômico e outros feitos importantes na época. É importante não exigir no primeiro momento que o aluno leia a obra toda, pode-se trabalhar um capítulo de cada vez, para que ele não se sinta sobrecarregado e tenha tempo para perceber o prazer da leitura. Cabe à professora, enquanto promotora do conhecimento, instigar os alunos a pratica da leitura, através de demonstrações claras sobre sua vivência e domínio sobre o tema. Ela pode falar sobre sua experiência com a literatura, como conheceu a obra que está sendo trabalhada naquele momento, até sobre como foram as suas aulas de literatura na escola, pois essa interação faz com que o aluno se sinta mais próximo e se interesse em construir sua própria história, sua identidade a partir dessa referência. 
 RESPONDER MAIARA
CLAUDIO ROBERTO RODRIGUES JUNIOR
21/11/2017 16:24
Compreender o que se lê é um processo que começa desde o nascimento, com as primeiras leituras realizadas pelos pais e cuidadores. Entretanto, esse processo não é automático: ele precisa ser ensinado desde cedo. Além da leitura e da conversa desde o berço, há estratégias que podem ser trabalhadas para ampliar a capacidade de compreensão de texto em crianças e também em alunos mais velhos. Ler, contar e ouvir histórias são atividades pelas quais a criança pode conhecer diferentes formas de falar, viver, pensar e agir, além de um universo de valores, costumes e comportamentos de sua e de outras culturas situadas em tempos e espaços diversos do seu. O professor deve valorizar esse processo de formação de aluno leitor. A Educação Infantil tem a responsabilidade de resgatar e organizar o repertório das histórias que as crianças ouvem em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez que essas histórias se constituem em rica fonte de informação sobre as diversas formas culturais de lidar com as emoções e com as questões éticas, contribuindo para a construção da subjetividade e da sensibilidade delas. Ter acesso à boa literatura é dispor de informação cultural que alimenta a imaginação e desperta o prazer pela leitura. Seria essa a conversa com o professor.
 RESPONDER CLAUDIO
MARIA ALVARINA DOS SANTOS
21/11/2017 16:24
seria certo reuniões , seria bom discutir sobre o assunto frequentemente para elaborar maneiras de serem tratadas estas questões para que todos os alunos tenham prazer na leitura ,talvez uma vez por semana visitar a biblioteca da escola e outras fora da escola ,ler deve ser um abito 
 RESPONDER MARIA
MARIA NEUZA RAMALHO DOS SANTOS
21/11/2017 19:19
Enquanto pedagoga eu orientaria a professora a trabalhar com seus alunos de uma maneira mais diversificada, primeiramente é preciso levar em conta que estamos trabalhando em uma sala de aula com alunos que certamente tem diferentes gostos e culturas, e levar em conta que muitos deles tem pouco contato com a leitura. Certamente é necessário fazer com que os alunos tenham suas próprias escolhas, então iria sugerir a professora que, ao invés de escolher o livro a ser
trabalhado ela levasse os alunos a fazerem essa escolha, uma dessas maneiras seria levando os alunos até a biblioteca para que eles pudessem manusear os livros e sugerir que cada um escolha um livro de sua preferencia. Após lerem os livros cada aluno poderá compartilhar com os demais colegas suas histórias lidas, esse trabalho também pode ser sugerido em grupo. Acredito que trazendo diversidade de histórias certamente despertaria a curiosidade nos alunos e o gosto pela leitura e provavelmente muitos deles passariam a visitar a biblioteca com mais frequência.
 ANEXOS(1) RESPONDER MARIA
ANA PAULA CUNHA BONES BUENO
22/11/2017 01:56
sendo eu a pedagoga orientaria a professora a misturar livros e brincadeiras, fazendo que os primeiros contatos com a leitura seja de forma prazerosa, despertando assim o interesse pela leitura.
 RESPONDER ANA
FRANCIELE APARECIDA PEREIRA KIRCHHOF KRE
22/11/2017 12:16
Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação.A aquisição do gosto pela leitura deve se constituir desde os anos iniciais da vida de uma criança. É necessário criar um espaço em sala de aula e/ou fora dela, acolhedor, lúdico, onde o aluno possa dialogar com a obra, emitir opinião, recontar, produzir outro texto, para ir se constituindo leitor. A literatura de qualidade é um instrumento poderoso.Há muitas maneiras dinâmicas de trabalhar leitura com os alunos. Podemos e devemos proporcionar e incentivar a leitura individual, pois é muito importante para a formação de um sujeito critico e reflexivo.
 RESPONDER FRANCIELE
IRANETE SUELI SILVA DOS SANTOS BORGES
25/11/2017 18:18
Concordo Franciele. A literatura é um instrumento poderoso, na formação de bons leitores critico e reflexivo. A criança desde os anos inicias deve ter gosto pela leitura, o incentivo deve acontecer de todas as formas dinâmicas possíveis.
 RESPONDER IRANETE
CREONICE APARECIDA DA SILVA
22/11/2017 14:21
A professora deve estimular a leitura individual, dar liberdade aos alunos de escolher seu próprio conto, assim aumentando o interesse da leitura. Deixá-los ler diante da turma para o entrosamento dos mesmos, depois da leitura cada aluno fazer um resumo do seu conto. Dedicar-se aos teatros, assim os alunos devem fazer a leitura e interpretar o conto. 
 RESPONDER CREONICE
ELIANE CARDOSO
22/11/2017 16:57
Em primeiro lugar cabe ao professor se auto avaliar de como esta sendo o seu prazer pela leitura, se realmente ele está buscando aprender mais com isso. Depois disso trazer para sala incentivos para os alunos, deixar que eles escolham seus próprios livros e relatem o que entenderam em forma de apresentação ou de texto.
 RESPONDER ELIANE
CAMILA SCHERER BENDER
22/11/2017 23:04
Para que a leitura seja prazerosa e para que os alunos se interessem pelo desconhecido, é necessário que a professora faça trabalhos lúdicos com os alunos sobre o que foi lido. Cada aluno deve escolher um livro e após ler trabalhar sobre aquilo que aprendeu, sendo a elaboração de teatros, ou a de bonecos dos principais personagens, ou de qualquer outra atividade que faça com que eles interagem nesse meio literário.
 RESPONDER CAMILA
EVANICE VERA HOFFMANN DRI
22/11/2017 23:28
A leitura é um poderoso instrumento para adquirirmos conhecimento e aprimorarmos o vocabulário. A aquisição do gosto pela leitura deve ser constituída desde os anos iniciais da vida de uma criança.Uma maneira de influenciarmos a leitura em sala de aula e/ou fora dela é deixando os livros ao alcance das crianças, para que os mesmos possam manusear e escolher o livro que mais gostaram. É importante ter um espaço em sala de aula e/ou fora dela acolhedor, lúdico, onde o aluno possa dialogar com a obra, emitir opinião, produzir outro texto, a fim se constituir leitor. A leitura individual deve ser incentivada para a formação de um sujeito critico e reflexivo.
 RESPONDER EVANICE
GRASIELE CORREA DA COSTA
23/11/2017 09:56
A pedagoga pode conversar com a professora e sugerir que ela peça aos seus alunos que cada um leia o seu livro , e apresente o livro na sala em forma de um pequeno teatro escolhendo um dos personagens favorito de seu livro , assim vai fazer com que as crianças se envolvam mais e tomem gosto pela leitura ao saber que ela abre portas do conhecimento e da imaginação e o leitor pode virar um personagem principal de uma historia . Assim que souberem isso , iram se apaixonar pela leitura .
 RESPONDER GRASIELE
GRASIELE CORREA DA COSTA
23/11/2017 09:59
A pedagoga pode conversar com a professora e sugerir que ela peça aos seus alunos que cada um leia o seu livro , e apresente o livro na sala em forma de um pequeno teatro escolhendo um dos personagens favorito de seu livro , assim vai fazer com que as crianças se envolvam mais e tomem gosto pela leitura ao saber que ela abre portas do conhecimento e da imaginação e o leitor pode virar um personagem principal de uma historia . Assim que souberem isso , iram se apaixonar pela leitura .
 RESPONDER GRASIELE
ADRIANA TARAS SOLAREVICZ
23/11/2017 17:31
Sendo assim a pedagoga tem de assim conversar com professora e dar os parabéns por ela ter essa iniciativa ,pois a leitura é ,e sempre será um dos grandes estudos que uma pessoa têm. Então falaria para continuar e ainda que assim dando a chance para os alunos lerem e incentivando a cada vez mais ler e gostarem mais ,fazendo assim que ajudem que tenham melhores vocabulário e melhor desempenho em escrever texto,redação ou até trabalho escolares.
 RESPONDER ADRIANA
DANIELA CARDOSO
23/11/2017 19:47
A professora primeiramente deve gostar de ler para passar essa hábito para os alunos.Como pedagoga iria sugerir pra professora que disponibilizasse , um espaço na sala de aula,com livros,para que os aluno livremente pudessem na hora livre,olhar os livros. Ela pode trabalhar com os livros,seja,contando uma historia,através de teatro de bonecas,teatro onde os próprios alunos,são os personagens.
 RESPONDER DANIELA
MARIA DE LOURDES D PEREIRA
23/11/2017 22:07
A professora deve juntos com os alunos fazer a leitura literària depois fazer um resumo do que foi lido e os alunos explicar o conteùdo do livro. A. leitura incentiva noa aprendizado do aluno. precisamos ler mais para que nossas crianças sejam bons leitores. 
 RESPONDER MARIA
ALESSANDRA NIKAELLY DA SILVA MOURA
23/11/2017 22:13
A pedagoga poderia debater com a professora que a leitura de clássicos da literatura e muito importante, mas que na educação infantil as crianças ainda estão em desenvolvimento é por isso uma leitura mas complicada e complexa para eles seriam mais difícil e menos proveitosa. pois nessa fase da infância e bem mais educativo e fácil de se trabalhar com elas uma leitura de algo que gostem. podendo desenvolver em sala de aula leitura de livros infantis, gibis, histórias em quadrinhos. rodas de leitura debate com os coleguinhas sobre algo que aprenderam. para que dessa forma o aprendizado ocorra de maneira natural e prazerosa.
 RESPONDER ALESSANDRA
ANA RITA ALVES GOMES SCHNEIDER
23/11/2017 23:08
Como pedagoga conversaria com a professora sugerindo que ela buscasse outras atividades, novas metodologias, que não desanimasse nunca se uma pratica não correspondesse sua expectativa e me colocaria a disposição para ajuda-la dentro das minhas possibilidades. Pois quem tem que incentivar futuros leitores é nós e temos que proporcionar que os familiares também participem desse compromisso. Ela poderia começar levando eles a biblioteca os deixando eles escolherem o livro que queiram ler, depois buscar outro ambiente para esse momento que iram ler e depois contar a história para os colegas e dar oportunidade de escolherem de que forma querem contar. Professora tem que deixar eles bem a vontade nas suas escolhas. E assim ir trocando de metodologias conforme a turma for necessitando de mais incentivo.
 RESPONDER ANA
SHEILA AZAMBUJA MACHADO MUNHOZ
24/11/2017 14:52
Boa tarde! Sabemos da suma
importância da leitura para o aprendizado. Criar o hábito de ler ajuda o aluno na construção de seu conhecimento. No papel de pedagoga, mediante ao problema apresentado pela professora regente da turma em questão, teríamos, a professora e eu, um momento para podermos traçar uma estratégia de estudos baseando-nos em um diagnóstico já concluído dos alunos , uma rotina direcionada à leitura. Para darmos início em nossas atividades literárias, seria proposto para turma uma visita à biblioteca da determinada escola. Nesta visita, os alunos teriam a liberdade de escolha dos livros que iriam ler e trabalhar, ou melhor, seria o primeiro contato literário partindo de suas próprias escolhas, consequentemente, com maior interesse. após esta visita, já em sala de aula, faríamos uma roda de conversa para que cada aluno pudesse expor o que mais gostou na visita à biblioteca e, o motivo pelo qual escolheu determinado livro para iniciar as atividades culturais. Juntos iríamos conversar, trocar ideias, sugestões e maneiras de trabalharmos com o mundo mágico da leitura de forma lúdica e prazerosa. Diversas atividades podem ser exploradas a partir da leitura, como por exemplo: Teatro de sombras com fantoches em palitos para churrasco, peças de teatros baseadas nas leituras realizadas em sala de aula, grupos de leitura, debates literários, contação de histórias realizadas pela professora ou pelos alunos, exposições e feiras culturais com visitação das demais turmas da escola, produção textual e muitas outras atividades que venham surgir em sala de aula e que possam proporcionar momentos agradáveis, prazerosos e com grande ganho cultural e de conhecimento. 
 RESPONDER SHEILA
JOYCE CRISTINA DE OLIVEIRA
24/11/2017 22:02
A orientadora junto com a professora considera que e` essencial garantir uma relaçao ludica, e afetiva do aluno com o texto literario,a fim de se construir um leitor critico e reflexivo, a escola com intuito de valorizar a singularidade da linguagem, literaria que os alunos pode sobretudo ler com prazer ,ou seja educaçao literaria,ou seja literatura em si por si,educa ensina.devido varias formas de conversas,atividades na escola ,ou seja a busca dos alunos a escola e o prazer pela leitura.
 RESPONDER JOYCE
SILVIANE MATEUS DE LIMA
25/11/2017 16:08
Eu como suposta pedagoga dessa escola, conversaria abertamente com a professora , perguntando-lhe primeiramente qual é a sua relação com a leitura,partindo daí, sugeria a ela que as escolhas dos livros trabalhados em sala de aula partisse dos alunos e claro com o auxilio do conhecimento dela como mediadora , pois cada aluno tem um gosto diferente por leitura. Depois de escolhidos os livros ela use de variadas formas lúdicas de trabalhar as leituras como: roda de leituras, teatro, e um final da historia escrita e contada por eles, etc. Trabalhar de forma que a imaginação deles navegue pelas paginas do livro, acredito que é de suma importância para despertar assim o gosto e o interesse deles pela leitura.
 RESPONDER SILVIANE
IVANILDA IZABEL VIEIRA RODRIGUES
26/11/2017 22:20
Nós como professores,temos condições de perceber quais os interreses de nossos alunos.parti disso podemos selecionar textos de acordo com seus gosto e apresentalos lê-los,interpretalos mostrar de varias formas.como disse minha colega silviane faço dela minhas palavras.
 RESPONDER IVANILDA
MADALENA KAROLINE KUBLIK GUSE
25/11/2017 16:48
Como pedagoga teria um diálogo aberto com a professora, falaria a respeito da importância do amor pela leitura, habito de ler , para que posteriormente consiga transmitir isso para o aluno. Falaria a professora que seria interessante trabalhar a leitura de varias formas, bem como, a diversificação dos diversos tipos literários. Então a professora pode trabalhar a leitura através de teatro de bonecos ou com os alunos em cena mesmo, dividindo os mesmos em grupos deixando -os escolherem a leitura, julgo de grande importância a escolha do aluno ,e após os alunos encenarão em forma de teatro a leitura literária escolhida . Outra forma é claro indispensável a roda da leitura, ler para os alunos pausadamente com entonação na leitura e usando expressões faciais para assim chamar atenção dos alunos, mais uma forma que acho bem interessante é pedir para que os alunos leiam o conto, após com uso dos mesmos personagens , criem sua própria historia . Enfim, falaria da grande importância que é a leitura para a construção do cidadão crítico, e inserido em uma sociedade letrada.
 RESPONDER MADALENA
IRANETE SUELI SILVA DOS SANTOS BORGES
25/11/2017 19:00
Percebo que houve todo um esforço da pedagoga, em trazer toda importância da leitura para seus alunos, porém deixar que eles façam uma escolha pelo livro de seu interesse despertaria mais curiosidade. A leitura é muito mais prazerosa quando se escolhe sobre um tema que lhe desperta curiosidade. Muitas vezes a capa de determinado livro nos leva a folheá-lo. Esse contato para quem está começando a ler é muito importante. É preciso ter visitas a biblioteca, deixar os livros sobre as mesas para que eles vejam, escolham, e assim posteriormente, a professora poderá sugerir aos alunos alguma atividade , em que eles possam falar de suas escolhas , fazer algum questionamento ou critica. A pedagoga terá uma turma muito mais motivada, interessada e curiosa com a leitura, que será sem dúvida muito mais prazerosa e mágica.
 RESPONDER IRANETE
EDINEIA APARECIDA ALVES KUYAVA
25/11/2017 19:06
A pedagoga para despertar o interesse dos alunos pela leitura, deveria deixar a biblioteca com livre escolha pelas crianças. Sendo assim escolheriam livros, conforme a curiosidade despertada por cada um deles trazendo a presença da leitura como hábito desvendando os mistérios dos livros referente a história com figuras e cores. Alunos lendo os livros com prazer, descobrindo ou vivendo uma imaginação literária conforme a idade de cada um deles. 
 RESPONDER EDINEIA
THAIZE DA ROSA
25/11/2017 19:35
Uma maneira prática de incentivar os alunos a buscarem conhecimento é o desenvolvimento da autonomia, que pode ser encarada ao mesmo tempo como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio a ser adotado pelos professores. É gerando ações e vivenciando-as com os alunos através de temas estimulantes e buscando sempre o sentido daquilo que se faz, criando atitudes, valores e normas, que o professor terá condições para uma situação geradora de autonomia e segurança, não só para os estudos, mas também para a vida.
 RESPONDER THAIZE
ANDREIA ZANELATO
25/11/2017 21:27
A pedagoga deve conversar e orientar a professora no incentivo a´leitura para seus alunos dando algumas idéias para colocar em praticas usando a criatividade pra chamar a atenção do aluno para a leitura.Orientar a professora fazer um momento de divisão para a leitura ,sendo que durante a aula metade do tempo seja dedicado a leitura prazeroso onde cada um lê oque é de seu interesse,e a outra parte a prática da leitura voltada para o desenvolvimento de conteúdos.Orientar a professora a fazer campanhas de incentivo a leitura ,estimulando os alunos a lerem.exemplo:gibis como forma de incentivo e de entretenimento
 RESPONDER ANDREIA
MARIA DE FÁTIMA DA COSTA CARDOSO
25/11/2017 23:37
Acho que o trabalho realizado em sala de aula pela professora com seus alunos não está de todo errado não, mas acredito que ela deveria fazer isso de uma forma que fizesse seus alunos interagirem mais com o que está sendo exposto. Um texto literário é recheado de acontecimentos e sentimentos que despertam nossas emoções e o aluno precisa descobrir isso por si só, através de leituras diárias passadas pela mesma como tarefa de casa, pedir que eles façam suas próprias reflexões acerca do que leram e as exponham em sala de aula, saber o que eles sentiram e o que lhes chamou mais atenção e o que fariam em determinadas situações, ou seja transformar essas aulas consideradas enfadonhas em um encontro de interação, de descobertas e principalmente de muita diversão.
 RESPONDER MARIA
ANA PAULA DOS SANTOS GAMBINI
26/11/2017 18:09
Nesse caso a pedagoga e a professora não estão erradas a ler oralmente com os alunos,mas devem deixar que os mesmos pouco a pouco comecem a se interessar pela leitura individual.Com esse método deixar os alunos aventurarem com a leitura. Mas também após a leitura do livro a pedagoga fazer teatro sobre a história que relatava o livro,entusiasmando assim os alunos mais e mais com a leitura,onde todos participem e se interessem cada vez mais pela leitura,respeitando os conhecimentos que cada um traz consigo e ampliando esses conhecimentos.
 RESPONDER ANA
FERNANDA BÖING MARQUES DE OLIVEIRA
26/11/2017 18:12
Em primeiro lugar, Falaria para a Professora elaborar uma atividade mensal com a literatura escolhida pelos alunos. Essa atividade mudaria todos os meses, e seria, por exemplo, mudar o final da história, o que o aluno faria em determinada situação, resumo do livro, etc. Mas, é claro que a professora teria que fazer uma lista com o nome do aluno e qual livro ele escolheu para ler no mês, e, também, teria que ter lido todos os livros, ou pelo menos, saber do que se trata os livros. Em segundo lugar, pediria para a professora ir com os alunos até a biblioteca e mostrá-los quais os livros para a faixa etária deles, e pediria que ela os deixassem escolher o livro que cada um gostaria de ler. Por último, montaria um projeto pedagógico na escola com as crianças do Ensino Infantil, onde as crianças levariam um livro toda a semana para a casa e os pais leriam este livro a elas. E dependendo da faixa etária das crianças, já inserir algumas atividades relacionadas com o livro, por exemplo: desenhar o personagem principal. Mesmo as crianças não sabendo ler, elas já irão se habituar com a leitura através dos pais. 
 RESPONDER FERNANDA
REGIANE RAQUEL INACIO NEVES
26/11/2017 22:06
Boa noite! Frente ao relato da professora e considerando seus ensinamentos aos alunos ( o que não está errado), mas enfatizar perante ela (professora) a importância da singularidade da linguagem literária. Pois, ao ler um livro (preferência) cada aluno tem a capacidade de fazer sua própria reflexão crítica do que foi lido, ou seja, há divergências dentre um aluno pra outro (de pessoa para pessoa). Ao ler um livro o leitor faz assimilações (deve-se respeitar o tempo de cada um), conseguindo uma melhor postura (resoluções) diante da realidade, o intelectual se torna mais disperso (atento). Enfim, os benefícios vão além de orais e escritos, pois, o aprendizado ultrapassa os muros da escola, contribuindo com a formação cidadã do aluno. Assim, mostrar-lhe que é papel fundamental de uma educadora o incentivo aos seus alunos quanto á leitura. Contribuindo com esses num despertar o interesse e o gosto pela leitura através de comentários sobre o tema, ilustração da parte que mais lhe agradou, pedir que peguem o livro que mais lhes agradem, fortalecendo suas autonomias, confiança em si mesmos, etc. 
 RESPONDER REGIANE
FLAVIANA APARECIDA PLACEDINO DA SILVA
26/11/2017 22:17
A pedagoga deve elaborar trabalhos voltados para a leitura,junto com os professores incentivar toda a escola que o ato de ler deve ser levado pra vida toda incentivando alunos pais e toda toda a população a lerem buscarem novos horizontes que só a leitura proporciona.
 RESPONDER FLAVIANA
RODRIGO COTA TORRES
27/11/2017 10:03
No caso da professora, eu como Pedagogo procuraria de uma forma mais suave e tranquila possível viabilizar a leitura de um modo que despertasse criatividade e principalmente interesse nas crianças, deixando-as tendo um bom gosto pela leitura. Através de jogos, brincadeira; enfim. Modos ou maneiras diferentes de fazer essas crianças atenderam ao objetivo proposto que é o da leitura.
 RESPONDER RODRIGO
MARIELI CRISTIANE DOS SANTOS FRAGA
27/11/2017 13:35
No caso a pedagoga e a professora não estão erradas a ler oralmente com os alunos , mas devem deixar que os mesmos pouco a pouco comecem a se interessar pela leitura individual .Também após a leitura do livro a pedagoga fazer teatro sobre a história que relatava o livro , entusiasmando assim os alunos mais e mais com a leitura.
 RESPONDER MARIELI
EVELYN GREICY GABRIEL
27/11/2017 13:40
PRIMEIRO CHAMARIA A PROFESSORA PARA UMA CONVERSA PARTICULAR E PERGUNTARIA QUAL A DIFICULDADE DELA DE INTRODUZIR DE FORMA EFICAZ A LITERATURA EM SALA DE AULA, APÓS ELA EXPLANAR SUA DIFICULDADES, ORIENTARIA ELA QUE TRABALHASSE LIVROS ATUAIS E QUE PERGUNTASSE AOS ALUNOS QUAL GENERO LITERÁRIO ELES GOSTARIAM QUE FOSSEM TRABALHADO EM SALA DE AULA, E UMA VEZ NA SEMANA PEDIRIA A PROFESSORA QUE OS LEVASSE A BIBLIOTECA E JUNTO COM SUA AJUDA PARA QUE OS ALUNOS ESCOLHESSEM UM LIRO PARA LEVAR PARA CASA E NA PRÓXIMA SEMANA DURANTE A AULA ELES CONTASSEM PARA OS COLEGAS A HISTORIA DO LIVRO ESCOLHIDO.
 RESPONDER EVELYN
JOELMA MACIEL PEREIRA
27/11/2017 14:10
Seria interessante a pedagoga fazer teatro sobre a leitura do dia. Usar a criatividade para estimular o interesse próprio de cada aluno. . Para eles terem a leitura como um prazer e não uma obrigação. E deixar que os alunos aos pouco tenham paixão pela leitura individual. Despertar a curiosidade em cada aluno. Deixar que cada dia um aluno faça a leitura.
 RESPONDER JOELMA
ERIONETE MENDES VALIATI
27/11/2017 14:22
Primeiramente fazer um bom trabalho em cima da leitura , temos também que mergulhar nesse mundo mágico da leitura e gostar de ler . Como pedagoga , iria orientar a professora a estudar as origens e costumes dos alunos , uma pesquisa , e dentro disso ler mais histórias contando os costumes e crenças , de cada origem , e dando sempre abertura para que os alunos escolhessem os temas , uma leitura em grupo , se possível ilustrativa . 
 RESPONDER ERIONETE
ADELAINE DE FATIMA DOS ANJOS BERRES GIAC
27/11/2017 17:20
A professora deverá mediar o processo de incentivo e conscientização acerca da importância do hábito da leitura ao seu alunado. Cabe também a cada docente dialogar e conhecer o gosto literário de cada educando, evitando a prática da leitura forçada e obrigatória. Referente a situação mencionada neste fórum como pedagoga, orientaria a professora a criar um pequeno acervo contendo textos ecléticos, ou seja, textos que abordem diferentes assuntos e temas, diversificando o estilo, disponibilizando jornais, parlendas, revistas, crônicas, adivinhas, gibis, livros, entre outros. Indicaria a docente que possibilita-se a leitura dos textos em ambientes diversificados da sala de aula, disponibilizando a biblioteca da escola, o jardim ou qualquer outro espaço tranquilo, arejado e bem iluminado. Solicitaria a professora da turma que ao encaminhar as pequenas ações sugeridas, como próximo passo, trabalhasse com projetos de leitura como “Clube da Leitura”, “Escritor na Escola”, entre outros, feitos que motivem e possibilitem o hábito de ler pelo prazer. Sobre atividades voltadas as leituras lidas, orientaria a educadora a possibilitar momentos dos quais os alunos teriam a oportunidade de expor suas ideias acerca do conteúdo identificado nas obras lidas, sendo expressos oralmente como por meio de figuras, cartazes, desenhos, pinturas, esculturas, charges ou qualquer outro trabalho similar, que atenda às necessidades ou anseios de cada aluno. Como já exposto acima, a leitura deve ser colocada ao aluno como algo motivador que desperte, prazer e vontade pelo ato de ler e não apenas ações impostas de cobrança de dever a ser cumprido. 
 RESPONDER ADELAINE
ANDREIA VIOLANTE
27/11/2017 17:49
Nos como futuros Educadores temos que ter a visão que alguns alunos já vem com hábitos de casa (meio em que vive) as vezes a leitura não esta presente no dia-a-dia, ler um livro se torna algo maçante. Outro ponto que devido aos avanços tecnológicos estão muito ligados em eletrônicos, acessando entretenimento onde as vezes não se aprofundam em algo. Cabe a nós professores entender o mundo onde estão, interagir, despertar o interesse pela leitura, se aprofundar em um texto, livros e artigos trazendo a historia para
seu cotidiano. Seja através de diversos meios, como teatros, sair da sala de aula visitas em lugres estratégicos, até mesmo os computadores, celulares e etc. Sabendo ponderar, para que haja um desenvolvimento, uma visão oligística do mundo e um novo habito, onde não será mais sacrifício ler e sim algo automático.
 RESPONDER ANDREIA
PRISCILA RITA GUGEL
27/11/2017 18:15
A Pedagoga deve conversar com a professora desta turma sobre como ela está explorando e, como ela pode explorar a linguagem literária com seus alunos. Para que os alunos sintam interesse, curiosidade em aprender e conhecer bons livros e sejam incentivados a ler, é fundamental que a professora explore diferentes maneiras de oferecê-los para estes alunos. Ela deve procurar conhecer seus alunos e também os seus gostos literários e assim poderá oferecer bons livros que sejam interessantes para eles. A professora deve incentivá-los a ler, podendo explorar os livros e as contações de histórias de diversas maneiras: -Fazendo uma contação de história em sequência, onde cada aluno lerá um parágrafo, ou uma página da história, fazendo assim, com que todos prestem atenção na sequência da história que cada colega irá contar; -Fazendo contações de histórias utilizando fantoches, avental com os personagens, varal, por meio de vídeos, cineminha, entre outros; -Fazendo a leitura destes livros em locais diferentes a cada semana, por exemplo, na biblioteca, no pátio, na praça, na sala de aula e também, posicionados em um grande círculo; -Fazendo a retirada de livros na biblioteca toda a semana e, em um dia da semana, a professora poderá pedir que um aluno leia seu livro para os demais colegas. -Depois de contar a história é fundamental explorar o título do livro, o tema gerador, os personagens, retomar oralmente a sequência da história (que é uma ótima maneira da professora perceber se seus alunos estão realmente interessados, prestando atenção na história e interpretando-a), pedir que os alunos escrevam um pequeno texto sobre a história, ou reescrevam a história sobre seu ponto de vista. A professora deve ter em mente que nenhuma pessoa deve ser limitada a ler somente aquilo que lhe é oferecido, porque cada um tem seu próprio gosto literário, seus próprios desejos e formas de pensar, agir e se expressar. Sendo assim, não deve pensar que os livros com uma história, um texto considerado mais complexo ou envolvendo assuntos "proibidos" para seus alunos, não são adequados para eles. Todos podem sim, explorar diferentes tipos de leitura literária, conhecer as diferenças de cada texto, pensar e refletir sobre aquela leitura. Só assim poderão conhecer o que é novo e avançar em seu processo de aprendizagem. 
 RESPONDER PRISCILA
KAWANNA LACERDA ZUCOLOTO DE LIMA
27/11/2017 20:55
Eu como uma futura pedagoga, iria conversar com a docente vê o que está acontecendo, porque a falta de interesse desses alunos. Fazer com que os alunos se dedique ainda mais nesses temas, na literatura que a docente mostre que é interessante ler, e entender o que está se passando naquele tema proposto do livro, e entendo o que está se lendo, porque muitos alunos lê sem interesse sem amor pelo livro, a docente tem que se dedicar ainda mais para esses alunos, e ás vezes deixar os alunos lê aquilo que eles gostam, e nesse instante, vê o interesse deles em ler, em entender o livro.
 RESPONDER KAWANNA
ANA KELLY DO NASCIMENTO KOJURA
27/11/2017 21:01
A professora tem o habito de ler e ela passa para seus alunos. A literatura é fundamental importância nas escolas para propiciar um ensino de qualidade. A professora quer trasmitir a linguagem literária para seus alunos através dos livros e todos interagem com ela.Quanto mais eles lerem mais adquirem conhecimento , a literatura atividade lúdica,brincadeiras,oficinas ajudam muito na aprendizagem . 
 RESPONDER ANA
JULIANA SOARES FERNANDES
27/11/2017 21:19
A pedagoga deveria conversar com a professora vendo as dificuldades dele em ser mais envolvente com o que faz e ao mesmo tempo orientar com relação a atividades pedagógicas que interessassem os alunos, talvez uma boa sugestão poderia ser cada semana estudar um livro, daí as crianças encenassem para outras turmas e cada uma delas ser algo do livro, outra forma seria de passearem para outros lugares talvez lugareces até conhecido pela professora, no qual os temos paisagens lembrassem o livro. E sim antes de tudo o amor para leitura, pois as mesmas crianças reparam quando isso não acontece, não que seja uma justificativa.
 RESPONDER JULIANA
ALINE FRANCIELE PEREIRA DE LIMA
27/11/2017 21:35
A partir da conversa com a professora, a pedagoga compreendeu que a mesma vem limitando a aprendizagem de seus alunos ao ensinar literatura sempre da mesma forma, objetivando-se apenas a memorização sem qualquer reflexão. A pedagoga notou também, que os alunos não são incentivados a escolher os livros que querem ler e com isto a leitura acaba se tornando uma obrigação e o prazer em ler é deixado de lado devido a falta de incentivo da docente. Desta forma, torna-se essencial uma conversa entre ambas as partes, para que assim a educadora compreenda que o prazer em ler surge a partir de uma estimulação correta. Se o aluno aprende literatura de forma divertida e lúdica, certamente ele terá o interesse em buscar ler novos livros. Porém quando esta aprendizagem ocorre de forma mecânica, não há desenvolvimento do pensamento crítico, e com isto o aluno não sente prazer com a leitura. Por fim, é interessante que a direção da escola, estimule seus professores à formação continuada, para que assim os mesmos consigam aperfeiçoar seus métodos de ensinar tanto literatura quanto as demais disciplinas. A práxis é um elemento essencial durante toda vida profissional do docente e com ela certamente o maior beneficiado com todo este empenho do professor, é o aluno. 
 RESPONDER ALINE
ANA PAULA SANTOS
27/11/2017 21:53
O professor direciona o aluno ao aprendizado e o método eficaz para alcançar bons resultados é despertar nos alunos o interesse pela leitura, convidando-os a irem a biblioteca e escolher um livro e após apresentarem um teatro em grupo.Essa autonomia irá despertar o interesse a leitura. Lembro da minha professora de português, toda semana nos dava um livro para ler em casa e fazer um resumo numa ficha de leitura, isso me ajudou e muito, ficou marcado em minha vida.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais